Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

STF pode adiar julgamento sobre suspeição de Moro nos processos da Lava Jato

Decisão só deve ser tomada no dia, e por todos os cinco ministros da 2ª turma

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O STF (Supremo Tribunal Federal) pode adiar o julgamento sobre a suspeição do ministro Sergio Moro nos processos da Lava Jato, marcado para a terça-feira (25).

Estátua da Justiça em frente ao prédio do STF, em Brasília
Estátua da Justiça em frente ao prédio do STF, em Brasília - Alan Marques/Folhapress

CONSENSO 

A pressão é grande no sentido de postergar a análise do caso. Mas a decisão só deve ser tomada no dia, e por todos os cinco ministros da 2ª turma, que julgará o pedido de habeas corpus apresentado pela defesa de Lula.

DE LONGE 

O habeas corpus foi apresentado ao STF antes do escândalo das mensagens de Moro com os procuradores da Lava Jato, revelado pelo site The Intercept Brasil.

PÉ NO GOVERNO 

Um dos pilares da argumentação da defesa é o fato de Moro ter conversado com emissários de Jair Bolsonaro para integrar o governo dele quando ainda era juiz.

IGUAIS 

O Governo do Estado de São Paulo vai lançar uma campanha para conscientizar a população sobre a importância no acolhimento de imigrantes e refugiados e o combate à xenofobia.

PARA TODOS 

A campanha vai chamar Imigrante, São Paulo te Acolhe e mostrará os canais de denúncia do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, da Secretaria da Justiça e Cidadania.

PARA TODOS 2 

De acordo com a Polícia Federal, 1,2 milhão de imigrantes vivem no Brasil. Em São Paulo, são mais de 538 mil, ou quase a metade do total.

TIME 

A força-tarefa da Operação Lava Jato no Ministério Público Federal de SP (MPF-SP) vai ser reforçada por dois novos membros. A equipe ficará com seis procuradores.

TIME 2 

Paloma Alves Ramos, que atua em Naviraí (MS), e Yuri Correa da Luz, que está lotado em Registro (SP), serão incorporados à equipe de procuradores da capital paulista no final de junho.

CORES 

O Theatro Municipal de São Paulo irá colocar quatro bandeiras com as cores do movimento LGBT nas laterais de seu prédio. A iniciativa, capitaneada pelo atual diretor artístico do teatro, Hugo Possolo, ocorre em celebração ao mês do orgulho LGBT


BOLA NA REDE

A apresentadora Xuxa Meneghel foi ao evento Futebol Solidário, realizado na casa do governador João Doria, na terça (18). A primeira-dama de SP, Bia Doria, o ex-jogador Ronaldo Fenômeno, o cantor Zezé di Camargo, a jornalista Graciele Lacerda e o ator Duda Nagle e a sua mãe, a jornalista Leda Nagle, compareceram, assim como o ator Marcos Frota.
 


INFORMAÇÕES 

O deputado federal e ex-ministro da Cultura Marcelo Calero (Cidadania-RJ) diz que vai encaminhar na próxima semana um requerimento de informações ao ministro Osmar Terra (Cidadania) para pedir esclarecimentos sobre as declarações do diretor de teatro Roberto Alvim

MÁQUINA 

Alvim, que será o novo diretor do Centro de Artes Cênicas da Funarte, convocou, em suas redes sociais, profissionais do teatro “que se alinham com os valores conservadores” para “criar uma máquina de guerra cultural”.

CAMINHO 

“Se a gente coloca a arte nessa perspectiva de direita e esquerda, nós começamos a enveredar por um caminho muito perigoso e que é próprio dos regimes totalitários”, afirma Calero. “A arte acaba sendo uma forma de você se expressar politicamente e isso é muito bom. Mas não pode ser um critério de adoções de políticas públicas como transpareceu na publicação do Alvim”, diz.


TRÊS EM UM

Os artistas Julio Villani, Carlos Zilio e Raúl Díaz Reyes abriram mostras na Galeria Raquel Arnaud, em São Paulo, no último sábado (15). O editor Alexandre Martins Fontes e o designer Hugo França passaram por lá.


CURTO-CIRCUITO

O grupo Art Popular interpreta “Os Bambas” em projeto inédito. De quinta (20) até o sábado (22), às 20h, no Itaú Cultural.

O Churrasco Voluntário para Refugiados em São Paulo ocorre na quinta (20). A partir das 12h, na Igreja Missão Paz, na Liberdade.

A exposição “O Jardim”, de Carlos Radriguez, abre na quinta (20). Às 19h, no Cartel 011.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI E VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.