Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

STF vai julgar lei que proíbe fogos de artifício e artefatos que produzam estampido

TJ-SP decidiu a favor de prefeitura, mas Procuradoria-Geral de Justiça recorreu ao Supremo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O STF (Supremo Tribunal Federal) vai julgar se uma lei de Itapetininga, em São Paulo, que proíbe a soltura de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos que produzam estampido é constitucional.

A estátua da Justiça em frente ao prédio do STF, em Brasília
A estátua da Justiça em frente ao prédio do STF, em Brasília - Alan Marques/Folhapress

ÚLTIMO ANDAR

O Tribunal de Justiça de São Paulo já decidiu a favor da prefeitura. Mas a Procuradoria-Geral de Justiça do Estado decidiu recorrer ao Supremo.

PRATELEIRA

O excesso de processos que tramitam no Supremo, por sinal, foi tema de um almoço-reunião promovido pelo Iasp (Instituto dos Advogados de SP) com o ministro Alexandre de Moraes na sexta-feira (31).

PRATELEIRA 2

O magistrado revelou que, no ano passado, o tribunal julgou cerca de 126 mil processos. “Tem muita coisa que não deveria estar lá? Tem. Mas não fomos nós que pedimos para estarem lá”, afirmou o ministro.

PASSO A PASSO 

Moraes disse ainda que o poder Judiciário é mal compreendido e que os que o criticam se esquecem de como foi a sua evolução, que o transformou no poder moderador do país.

TELINHA

Segundo ele, antes da Constituição de 1988, nem estudantes de direito sabiam os nomes dos ministros do STF. Hoje, “não só sabem como xingam”.

TELA QUENTE

“Mas o papel do Judiciário não é agradar a população. Não é agradar a imprensa para ser convidado a dar entrevistas em telejornais. É cumprir a lei, interpretar a Constituição, garantir a segurança jurídica”, diz.

ÚLTIMA INSTÂNCIA

Ele ainda invocou o pensamento de que uma ditadura pode ser imposta por “uma minoria com força” ou uma maioria. “Se a maioria passa a desrespeitar, perseguir, discriminar, o que sobra à minoria? A Suprema Corte”, afirmou.

FICA AQUI

Um grupo de 142 deputados federais assinou um manifesto defendendo que a Fórmula 1 permaneça em São Paulo. O presidente Jair Bolsonaro anunciou que ela iria para o Rio de Janeiro. O governador João Doria e o prefeito Bruno Covas afirmaram que ela ficará no estado pelo menos até 2020.



COMIDA N​A MESA

O ministro do STF Alexandre de Moraes e o vice-presidente do TJ-SP, Artur Marques da Silva Filho, participaram de almoço promovido pelo Instituto dos Advogados de SP (Iasp), na sexta-feira (31), no hotel Intercontinental. O presidente do Iasp, Renato Silveira, o advogado Alberto Toron, o vice-presidente do Iasp, Vitorino Antunes, e o também advogado Antonio Claudio Mariz de Oliveira também compareceram.


TROCA-TROCA

O jornalista, apresentador e produtor Edilásio Barra será o novo secretário do Audiovisual do governo de Jair Bolsonaro. Ele vai entrar no lugar do diretor Pedro Henrique Peixoto, que assumirá o Centro Técnico do Audiovisual, vinculado à secretaria, a partir de julho.

NAS REDES

Em sua página do Facebook, Barra diz ter passado pela Rede Globo, Rede TV!, Bandeirantes, CNT e Record. Também lista que apresentou e dirigiu o Programa VIP, “mostrando o lado positivo da sociedade carioca, além dos bastidores do mundo artístico, político e empresarial do eixo Rio–São Paulo”.

REDES 2

Com 39 mil seguidores em seu perfil no Instagram, Barra, que é apelidado de “Tutuca”, compartilha publicações em apoio ao governo de Bolsonaro, cliques ao lado do presidente e ministros e mensagens de cunho religioso.


TROFÉU

O diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron, e o professor e crítico de arte Agnaldo Farias compareceram ao Prêmio Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) na terça (28), no Sesc Vila Mariana. A presidente da entidade, Maria Amelia Bulhões, também passaram por lá.


DE LÁ PRA CÁ

O centro cultural Japan House SP, em parceria com a revista Quatro Cinco Um, vai lançar seu clube de leitura. A iniciativa prevê oito encontros para debater obras de autores nipônicos. O primeiro será no dia 27 de junho com a obra “Memórias de um Urso-polar”, de Yoko Tawada.

PAPEL E CANETA

Os roteiristas Franz Keppler, Rafael Primot e Carol Rainatto estão escrevendo os episódios da série “Chuva Negra”, sobre relações familiares, que irá ao ar no Canal Brasil em 2020. 

Os professores Ney Soares de Araújo e José Luiz Cintra Junqueira
Os professores Ney Soares de Araújo e José Luiz Cintra Junqueira - Divulgação

FACE A FACE

Os professores Ney Soares de Araújo e José Luiz Cintra Junqueira lançaram na sexta-feira (31) o livro “Doenças Ósseas Maxilofaciais-Patologia e Imagem”. A obra, segundo eles, tem o objetivo de difundir os conhecimentos sobre doenças da especialidade a clínicos, radiologistas e patologistas.


PIPOCA

O DJ Zé Pedro, a apresentadora Caroline Ribeiro e a atriz Myra Ruiz foram à pré-estreia do filme “Rocketman”, realizada na segunda (24), no shopping Cidade Jardim, em São Paulo.


CURTO-CIRCUITO

A sétima edição do Festival Path ocorre neste sábado (1º) e no domingo (2).

O livro “Brincando Com a Vida” será lançado neste sábado (1º). Às 16h, no bar Riobaldo.

A exposição “O Alienista” encerra neste sábado (1º), na galeria Fortes D’Aloia & Gabriel.

A final da Uefa Champions League será transmitida neste sábado (1º). A partir das 14h, no ginásio do Pacaembu.

A peça “A Filha da Mãe” estreia neste sábado (1º). Às 21h, no Viga Espaço Cênico.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.