Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Bolsonaro diz que indicação de procurador-geral vai surpreender

Presidente afirma que pretende confirmar a escolha aos 48 minutos do segundo tempo; prazo termina em setembro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente Jair Bolsonaro afirmou a um grupo próximo de parlamentares que só indicará o novo procurador-geral da República nos 48 minutos do segundo tempo —ou seja, perto do fim do mandato de Raquel Dodge, que vai até setembro.

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge
A procuradora-geral da República, Raquel Dodge - Antonio Cruz/Agência Brasil

QUASE LÁ 

Ele disse ainda que já está 90% definido e que as pessoas terão uma surpresa com o nome que vai escolher para comandar a PGR (Procuradoria-Geral da República). Bolsonaro, no entanto, é considerado imprevisível e pode antecipar a indicação.

NA BALA 

Os candidatos ao cargo se movimentam para cair nas graças de Bolsonaro. O subprocurador-geral Augusto Aras, por exemplo, ganhou o apoio do ex-deputado federal Alberto Fraga, que liderava a bancada da bala no Congresso.

PLATAFORMA 

Aras já esteve com Bolsonaro, com os ministros Dias Toffoli e Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre.

AMIGO COMUM 

O subprocurador Paulo Gonet, católico e conservador, tem o apoio de Walton Alencar Rodrigues, ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) e amigo do presidente.

BIS 

Raquel Dodge tenta a recondução. Os subprocuradores Lauro Cardoso e José Bonifácio de Andrada também sonham com a indicação.

AGORA VAI 

Cerca de 40 entidades de indústria, comércio, varejo, distribuição, atacado, material de construção e turismo, entre outras, assinaram manifesto em apoio à criação do imposto único no Brasil.

AGENDA 

O documento vai ser divulgado nesta terça-feira (16), no lançamento do Instituto Brasil 200.

NA TORCIDA 

A equipe do ministro Paulo Guedes, da Economia, apoia o movimento —de forma discreta.

A PEDIDOS 

A cantora carioca Angela Ro Ro voltará a se apresentar em São Paulo. Ela agendou um show no Bar Brahma, no centro, para o próximo dia 24 de agosto.


GARFO E FACA

O presidente do Instituto Tomie Ohtake, Ricardo Ohtake, esteve em jantar oferecido pelo empresário e trineto de dom Pedro 2º, João Henrique de Orleans e Bragança, e sua mulher, a artista Claudia Melli, em sua casa, em Paraty, no sábado (13). O evento foi realizado em parceria com a Flip e a EDP, empresa portuguesa do setor de energia. O historiador José Murilo de Carvalho, a escritora Sheila Heti, o advogado Lucas Rebick, a fotógrafa Maureen Bisilliat e o diretor artístico da Flip, Mauro Munhoz, passaram por lá.


BRASÍLIA AMARELA 

O procurador Deltan Dallagnol pediu passagem e hospedagem no parque aquático Beach Park para ele, a mulher e os dois filhos como condição para dar palestra sobre combate à corrupção na Fiec (Federação das Indústrias do Ceará), em julho de 2017. E cobrou cachê.

TODOS NÓS 

Ele discutiu o assunto num diálogo com a mulher obtido pelo The Intercept Brasil e analisado pelo site e pela Folha. “Posso pegar [a data de] 20/7 e condicionar ao pagamento de hotel e de passagens pra todos nós”, disse Dallagnol a ela.

VALE A PENA 

Um mês depois, o procurador fez propaganda da Fiec para convencer o então juiz Sergio Moro a aceitar um convite da entidade. 

DELÍCIA 

“Eu pedi pra pagarem passagens pra mim e família e estadia no Beach Park. As crianças adoraram”, disse Dallagnol. “Além disso, eles pagaram um valor significativo, perto de uns 30k [R$ 30 mil]. Fica para você avaliar.”

SINAL VERDE 

Na conversa com Moro, Dallagnol festejou ainda o fato de não ter sofrido punição de órgãos de fiscalização por dar palestras.

SINAL VERDE 2 

“Não sei se você viu, mas as duas corregedorias —[do] MPF [Ministério Público Federal] e [do] CNMP [Conselho Nacional do Ministério Público]— arquivaram os questionamentos sobre minhas palestras dizendo que são plenamente regulares”, disse.

DE LÁ PRA CÁ 

O espetáculo “Mutação de Apoteose”, com atores do Teatro Oficina e direção de Camila Mota, que foi apresentado na Flip, será encenado em São Paulo ainda neste ano.

ESTRADA 

Um dos convidados da Casa Folha, na Flip, o cantor Ney Matogrosso afirmou à coluna que a “sociedade está muito careta” e com “mentalidade mais conservadora”. “Mas nada caminha só para a frente: você dá dois passos para a frente e um para trás. E vai andando”, disse.

DE PASSAGEM 

“Neste momento, um enorme retrocesso ocupa o espaço maior, né?”, seguiu o artista. “Mas o mundo não acabou. E essa situação vai passar. Tudo é transitório, não há nada estático nesse universo.”

ALÔ 

O diretor-geral da Fundação Theatro Municipal, Ricardo Fernandes Lopes, criou o canal de comunicação “Fale com o Diretor”. A ideia é que mães, alunos e usuários das escolas de música e dança façam contato direto com ele.


DOIS EM UM

A atriz Maria Ribeiro participou de debate organizado pela plataforma Hysteria e pelo projeto Você É o que Lê, na Flip, no sábado (13). A conversa foi seguida por show das cantoras Tiê e Josyara. 


CURTO-CIRCUITO

A DeSúbito Cia. estreia a peça “Coisas que Você Pode Dizer em Voz Alta”. Nesta terça (16), às 20h, no Centro Cultural São Paulo. 

A Boutique Filmes recebe inscrições para laboratório de desenvolvimento de séries.

O juiz peruano José Antonio Neyra Flores fala sobre Lava Jato em seu país. Na quarta (17), às 19h, no escritório Josmeyr Oliveira Advogados, em SP.

A produtora Kondzilla comemora nesta terça (16) os 50 milhões de inscritos no Youtube com festa na Casa Bisutti, em SP.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI, GABRIEL RIGONI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.