Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Câmara debaterá liberação de maconha medicinal em agosto

Instalação de debate deve se contrapor a ministro Osmar Terra, que defende fechamento da Anvisa caso plantio seja aprovado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Câmara dos Deputados deve instalar em agosto uma comissão especial para discutir o uso da cannabis sativa —a planta usada para produzir maconha— para fins medicinais.

Folha de maconha em plantação caseira de na zona norte do Rio
Folha de maconha em plantação caseira de na zona norte do Rio - Ricardo Borges/Folhapress

PRENDO E...  

A comissão deve se contrapor ao ministro Osmar Terra, da Cidadania. Ele chegou a defender nesta semana que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) seja fechada caso aprove o plantio para tratamento. O órgão abriu uma consulta pública para discutir o assunto. 

... ARREBENTO 

A posição do ministro não encontra eco, no entanto, nem mesmo em parlamentares da base de Bolsonaro na Câmara. 

VAMOS CONVERSAR? 

A deputada Carla Zambelli (PSL-SP), por exemplo, fará parte da comissão especial e acha que o assunto deve, sim, ser debatido.

NO MUNDO  

“O Osmar já falou para mim que é bem contra. Mas a gente tem que discutir. O mundo inteiro fez isso”, diz. “Se somarmos pacientes com doenças raras, autismo e câncer que poderiam ser tratados com a cannabis, calculo que cheguem a 20 milhões”, afirma.

NA TELA 

Zambelli divide a autoria de um projeto com o deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ). Ele é inspirado em uma lei de Israel que autoriza o plantio para fins medicinais. Os dois chegaram a gravar um vídeo juntos sobre o assunto.

NO BRASIL 

O relator da comissão especial deve ser o deputado Paulo Teixeira (PT-SP). “Os pacientes brasileiros não podem ser privados de um tratamento disponível em diversos outros países”, afirma ele.

TIJOLO 

A cadeia produtiva da construção civil no Brasil registrou em maio 16,6% menos pessoas empregadas com carteira assinada do que há cinco anos, segundo a Fiesp.

TIJOLO 2 

Neste ano, 5 milhões de trabalhadores estavam formalmente registrados —contra 6 milhões de maio de 2014.

CIMENTO SECO 

O número considera os segmentos de produção de máquinas, materiais, comércio e construção civil. Para o consultor Fernando Garcia, a queda se deve a cortes de créditos para empresas do setor imobiliário e pela queda de investimentos federais.


FINAL FELIZ

A cantora Rita Lee lançou o livro infantil “Amiga Ursa” na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em SP, na segunda (22). O músico Tom Zé, a apresentadora Sarah Oliveira e as cantoras Baby do Brasil, Ana Caetano e Vitória Falcão estiveram lá, assim como a atriz Marisa Orth 

 

 

PREGO

O governador da Bahia, Rui Costa, acusou nesta semana o presidente Jair Bolsonaro de se apossar da festa de inauguração do aeroporto de Vitória da Conquista sem “dar um prego na estopa”—os recursos para a obra foram todos liberados nos governos de Dilma Rousseff e Michel Temer.

PREGO 2 

O próprio Ministério da Infraestrutura de Bolsonaro reconhece que não houve repasse de dinheiro da União —mas diz que Bolsonaro contribuiu, sim. Liberou dois carros de combate a incêndio para o aeroporto. Cada um custou R$ 1,5 milhão.

HOLOFOTE 

Já o prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão (MDB), diz que “Bolsonaro veio porque o presidente é ele”, independentemente de ter ou não liberado recursos. “E ele roubou a cena [da festa de inauguração]”, afirma.

O QUÊ? 

Para Gusmão, a polêmica do vídeo no qual Bolsonaro cita governadores nordestinos como “de paraíba” é uma tentativa de “criar uma espécie de apartheid, mas que não prosperou”. “Ninguém aqui está falando nisso”, diz. 

PEDRA... 

A APTI (Associação de Produtores Teatrais Independentes) fez um levantamento com as consequências da paralisação das últimas duas edições do Programa de Fomento ao Teatro, da Secretaria Municipal de Cultura de SP.

... NO CAMINHO 

Segundo a APTI, cerca de 30 espetáculos não foram montados, 50 pesquisas foram interrompidas, 900 empregos não foram gerados e 80 mil pessoas deixaram de ser atendidas com ingressos gratuitos e a preços populares.

LINHA DO... 

Em maio, o Tribunal de Justiça de SP acolheu pedido de liminar que questionava o formato da comissão que julga as propostas inscritas e suspendeu a edição do primeiro semestre deste ano.

... TEMPO 

A secretaria diz que já se manifestou junto à Procuradoria Geral do Município e que o interesse da pasta é que “a execução do programa seja retomada o mais rápido possível”. 

PIPOCA 

Filmes como “ET - O Extraterrestre”, de Steven Spielberg, e “Rocketman”, baseado na vida de Elton John, serão exibidos no Shell Open Air. O evento ocorre de 11 a 29 de setembro, no Jockey Club de SP.

FOLIA 

A apresentadora Sabrina Sato será a madrinha da 20ª edição do Camarote Bar Brahma, no Carnaval de São Paulo no Anhembi.


JOGO DE CENA

O diretor de teatro Zé Celso Martinez e a atriz Debora Bloch foram à estreia do espetáculo “Macunaíma - Uma Rapsódia Musical”, dirigido por Bia Lessa, no Sesc Vila Mariana, na sexta-feira (19). 


CURTO-CIRCUITO

Começa hoje a venda de ingressos para a sessão extra da ópera “Rigoletto” que será realizada na próxima quarta-feira (31), no Theatro Municipal.

Patrícia Motta, líder do MCG da Mercer Brasil, palestra hoje no Professional Women’s Network. Às 8h, na r. Arquiteto Olavo Redig de Campos, 105, São Paulo. 

A embaixada do Brasil em Maputo, Moçambique, apresenta amanhã (25) homenagem a João Gilberto em concerto com participação do produtor cultural Expedito Araújo.

com BRUNA NARCIZOBRUNO B. SORAGGIGABRIEL RIGONI e VICTORIA AZEVED

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.