Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Governo abre diálogo com o setor audiovisual em meio a tensão com Ancine

Secretário de Comunicação jantou com alguns dos maiores produtores de cinema e séries do país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O governo federal e o setor do audiovisual abriram um canal de diálogo. Na quinta (25), o secretário de Comunicação do governo, Fabio Wajngarten, jantou em SP com alguns dos maiores produtores de cinema e séries do país

O secretário especial de Comunicação Social da Secretaria de Governo da Presidência, Fabio Wajngarten
O secretário especial de Comunicação Social da Secretaria de Governo da Presidência, Fabio Wajngarten - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

PIPOCA

No encontro estavam campeões de bilheteria como Pedro Buarque, da Conspiração, Beto Gaus, da Pródigo, Fabiano Gullane, da Gullane Entretenimento, e Rodrigo Teixeira, da RT Features, que mantém uma joint venture com o diretor americano Martin Scorsese.

SUSPENSE

O encontro ocorre num momento de tensão, em que Bolsonaro já afirmou que a Ancine, a agência que regula o setor, pode até ser fechada.

LIVRO ABERTO

“Queremos mostrar ao presidente Jair Bolsonaro como o setor funciona, em especial do ponto de vista econômico. É uma indústria que gera 340 mil empregos, paga impostos, faz filmes dos mais variados gêneros”, diz Teixeira.

LINHA FINA

A questão da aplicação transparente e cuidadosa dos recursos públicos fez parte da conversa. “Há um zelo grande pelo dinheiro público”, afirma Teixeira. E é possível, segue ele, discutir o aperfeiçoamento da estrutura e como ela “pode melhorar, através do diálogo produtivo”.

SOPRO

A iniciativa do ministro da Justiça, Sergio Moro, de avisar autoridades que elas tinham sido hackeadas deu novo impulso à ideia de se criar uma CPI no Congresso para investigar crimes cometidos por meio da internet.

COMO ASSIM?

O ministro mostrou que tinha informações sigilosas do inquérito que investiga os hackers, o que gerou forte reação, em especial entre parlamentares.

TUDO E TODOS

A CPI teria escopo amplo. Além de investigar fake news e hackers, avançaria também sobre o conteúdo das conversas de Moro com procuradores da Lava Jato.

POUPANÇA

Um grupo de parlamentares discute inclusive a possibilidade de, numa CPI, pedir a quebra de sigilo bancário do procurador Deltan Dallagnol para verificar quanto ele recebeu de palestras –e de quem.


A artista Dora Longo Bahia inaugurou a exposição “Ka’rãi” na quinta-feira (25), na galeria Vermelho, em São Paulo. Os artistas Jac Leirner, Mario Ramiro e Carmela Gross compareceram, assim como o galerista Jan Fjeld e o curador Ivo Mesquita.

PORTAS ABERTAS


É TETRA 

O narrador Galvão Bueno vai protagonizar a sua primeira ação publicitária realizada pela TV Globo em parceria com uma marca. O conteúdo pago pela Volkswagen, para promover o lançamento de um carro, irá ao ar em agosto nos programas e canais esportivos da emissora.

HAJA CORAÇÃO 

O material também será veiculado nas redes sociais dos programas e do próprio Galvão. Em maio, a coluna noticiou que a Globo liberou o narrador para fazer propagandas após reduzir o seu salário para R$ 1 milhão. 

FORA... 

O site Memória da Censura do Cinema Brasileiro, idealizado e coordenado pela pesquisadora Leonor Souza Pinto, saiu do ar nesta semana. O projeto disponibilizava gratuitamente cerca de 30 mil documentos sobre a censura no cinema durante o período da ditadura militar no Brasil.

... DO AR 

O motivo dele ter ficado indisponível para consulta é a falta de recursos para viabilizá-lo. “Nos 15 anos do projeto, somente em cinco eu tive patrocínios”, diz Leonor. Ela afirma que está atrás de instituições que possam assumir o comando do portal e “garantir a sua existência”.

NORDESTE 

A cidade de São Paulo passa a celebrar o Dia do Nordestino em 2 de agosto, não mais em 8 de outubro. A alteração visa unificar a homenagem à data já contemplada pelo calendário estadual paulista. 

PAULISTANO 

“Ademais, a data é simbólica pois é sabido que todo o Nordeste divulga e comemora o aniversário de morte de Luiz Gonzaga, maior sanfoneiro do Brasil e principal divulgador da cultura nordestina, no dia 2 de agosto”, diz a justificativa do projeto de lei que propôs a alteração.


É PIQUE, É PIQUE

A cantora Baby do Brasil comemorou o seu aniversário no Akbar, em São Paulo, na quarta (24). A também cantora Leiloca Neves, a atriz Luciana Vendramini e o cantor João Suplicy passaram por lá.


CURTO-CIRCUITO

O Santos Jazz Festival promove shows neste sábado (27) e no domingo (28).

A banda Black Mantra convida Gerson King Combo no 4º FAM Festival. Neste sábado (27), no Parque Burle Marx, em SP.

Ivan Miziara lança “O Beijo É um Símbolo Fatal”. Na Livraria do Comendador, rua Pamplona, 145. Neste sábado (27), às 13h.

O Capivara Club faz a noite Tropical Hemp. Neste sábado (27), às 23h.

Luedji Luna apresenta o EP Mundo, em NY.

com BRUNA NARCIZOBRUNO B. SORAGGIGABRIEL RIGONI e ​VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.