Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Ibama vai lançar edital para contratar satélite para monitorar desmatamento na Amazônia

Anúncio ocorrerá em meio a críticas que Jair Bolsonaro tem feito ao Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Ibama deve publicar até o fim desta semana o edital para contratar serviços de satélite para o monitoramento do desmatamento na Amazônia.

Área de pasto queimado às margens da BR-319, próximo a Humaitá (AM). A cidade do sul do Amazonas, está no entroncamento da BR-319 com a rodovia Transamazônica, que é a região com a maior taxa de desmatamento do estado
Área de pasto queimado às margens da BR-319, próximo a Humaitá (AM). A cidade do sul do Amazonas, está no entroncamento da BR-319 com a rodovia Transamazônica, que é a região com a maior taxa de desmatamento do estado - Lalo de Almeida/Folhapress

SUSTO

O anúncio de que o órgão pretendia lançar mão de serviços privados gerou polêmica e assustou especialistas. O próprio presidente Jair Bolsonaro tem feito críticas ao Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), órgão público que hoje faz o mapeamento.

CALMA, GENTE

A pasta garante, no entanto, que os serviços contratados serão complementares e que o Inpe seguirá atuando.

SOMA

“Diferentemente dos alertas gerados pelo sistema Deter/Inpe, que capta apenas imagens de pontos aleatórios e de no mínimo um hectare, o sistema do Ibama vai monitorar imagens diárias e sequenciais sobre áreas pré-determinadas, de focos de desmatamentos com resolução de três metros”, diz o ministério.

AO ENCONTRO

Glenn Greenwald apresentou ao consulado dos EUA no Rio um relatório médico que mostra que a mãe dele sofre de um câncer terminal. O jornalista pediu um visto de emergência para os dois filhos poderem viajar com ele a Miami para conhecer a avó.

EM MÃOS

Os documentos foram levados à representação americana na manhã de segunda (22) pelo deputado David Miranda (PSOL-RJ), marido de Glenn.

TUDO CERTO

O parlamentar diz que, no mesmo dia, recebeu um documento dizendo que o visto foi aprovado e que ele poderia voltar às 14 horas para buscar os passaportes.

NADA CERTO

Na hora combinada, surpresa: Miranda foi informado de que seriam necessárias informações adicionais para a aprovação do visto. E que não havia mais data para que eles fossem entregues.

DE CIMA

"Provavelmente houve uma ordem de cima para que isso ocorresse. É uma crueldade com as crianças e com a mãe do Glenn”, diz o parlamentar.

EM BRANCO

Uma das novas perguntas feitas pelo consulado foi: em que os garotos trabalharam nos últimos 15 anos. Detalhe: eles têm 12 e 8 anos.


A cantora Anitta
Anitta está na capa da Marie Claire de agosto - Vivi Bacco (Thinkers)

VAI, MALANDRA

“Não sou de me arrepender”, diz Anitta à edição de agosto da revista Marie Claire, que chega às bancas na quarta (31) 


ARSENAL

O Centro de Material Bélico da Polícia Militar de São Paulo vai comprar dois rifles sniper, mil fuzis de assalto calibre 7,25 x 51 mm, 300 fuzis calibre 5,56 x 45 mm e 40.000 pistolas semiautomáticas .40. Para isso, abriu licitação a empresas nacionais e estrangeiras.

RENOVADO

A PM diz que a aquisição é parte do projeto de renovação de seus equipamentos, iniciado em 2013. Só com a compra dos mil fuzis, a instituição estima que gastará R$ 15 milhões.

TIRA, PÕE

O apresentador Edilásio Barra, conhecido como Tutuca, foi nomeado para substituir o titular da Secretaria do Audiovisual do governo Bolsonaro durante seus afastamentos, impedimentos legais ou regulamentares. Atualmente, ele exerce o cargo de diretor do Departamento de Políticas Audiovisuais da pasta.

DEIXA FICAR

Em junho, Tutuca havia sido indicado para assumir a secretaria. Mas a nomeação foi revista pelo ministro Osmar Terra (Cidadania) depois de ele sofrer críticas de aliados e ser acusado de espalhar fake news.

MEU DIREITO

A Justiça do Trabalho condenou a Associação Congregação de Santa Catarina, entidade que gere hospitais e escolas, em R$ 120 mil por demitir um funcionário que obteve o direito à licença-maternidade e estabilidade depois de ter um filho por meio de barriga de aluguel.

MEU DIREITO 2

O médico Wagner Alexandre Scudeler, 41, que é solteiro e homossexual, contratou a barriga de aluguel nos EUA, onde o serviço é regulamentado, e foi reconhecido legalmente como o único guardião da criança. Ele diz que foi demitido minutos depois de informar à instituição que tiraria a licença para acompanhar o nascimento do filho.

COMO TODOS

Ao proferir a pena, a juíza Larissa Rabello Costa afirmou que “é inegável que o reclamante e o seu filho formam entidade familiar que merece a proteção especial do Estado e da sociedade”.


CORTINA DE FUMAÇA

Os diretores Fernando Meirelles e Quico Meirelles estiveram na pré-estreia da série “Pico da Neblina”, na quinta (25), no Cinemark Cidade Jardim. Os atores Augusto Madeira, Daniel Furlan, Leilah Monteiro e Sabrina Petraglia também compareceram, assim como o diretor Bruno Barreto e o rapper Dexter.


CURTO-CIRCUITO

A Faap promove o curso Lifestyle Brands Management, com o diretor da Mindway Business School, Francisco López Navarrete. Hoje, às 19h30.

O Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto abre hoje a mostra “Ketubás”.

com BRUNA NARCIZOBRUNO B. SORAGGIGABRIEL RIGONI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.