Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Integrantes do PSL festejam possível afastamento de Eduardo Bolsonaro da vida partidária

Jair Bolsonaro decidiu indicar o filho para a embaixada do Brasil em Washignton

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma parte do PSL, o partido de Jair Bolsonaro, festejou a decisão do presidente de indicar o filho Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para a embaixada do Brasil em Washington. Razão: ele ficará distante da vida partidária.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) fala com jornalistas sobre sua indicação por parte de seu pai, o presidente Jair Bolsonaro, ao cargo de embaixador do Brasil nos Estados Unidos
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) fala com jornalistas sobre sua indicação por parte de seu pai, o presidente Jair Bolsonaro, ao cargo de embaixador do Brasil nos Estados Unidos - Pedro Ladeira/Folhapress

LIVRES

Um dos deputados do partido disse à coluna, em tom de piada, que enviar Eduardo Bolsonaro aos EUA será a coisa mais certa que o presidente terá feito em seis meses de governo. A indicação ainda não está definida.

TIRO, PORRADA E BOMBA

O filho do presidente já se desentendeu, entre outros, com a líder do governo no Congresso, Joice Hasselmann (PSL-SP), e com o deputado federal Alexandre Frota (PSL-SP).

CROCHÊ 

A partida de Eduardo Bolsonaro pode impactar a sucessão municipal em São Paulo. Ele trabalhava para que o PSL lançasse o apresentador José Luiz Datena como candidato a prefeito, contra o PSDB.

NOVO AMIGO

Alexandre Frota, por sua vez, apoia a candidatura de Joice Hasselmann, que é próxima do governador João Doria, do PSDB.

EM VOO

O prefeito Bruno Covas (PSDB-SP) viaja a Nova York neste sábado (13). Ele participa do Mayors Migration Council, que trata de temas como meio-ambiente, crise hídrica, migração e refúgio.

OUTRO PAPO 

Covas deve discursar na sede da ONU e defender o Acordo de Paris, num contraponto às políticas de Jair Bolsonaro para o meio-ambiente. “Diferentemente das declarações e posicionamento do governo federal, São Paulo está engajada com as agendas de sustentabilidade ambiental”, afirma.

TETO 

Segundo ele, a cidade trabalhará para limitar o aumento da temperatura em 1,5º C até 2050.

À ESQUERDA

O ex-prefeito Fernando Haddad (PT-SP) está no México, onde participa do evento “Un Nuevo Impulso Progresista”. Ele reúne, entre outros, Gustavo Urrego, da Colômbia, Daniel Martinez, do Uruguai, e Alberto Fernandez — candidato à presidência da Argentina que tem Cristina Kirchner como vice.


FLIP 2019

O apresentador Zeca Camargo, as atrizes Mariana Ximenes e Heloísa Périssé e o jornalista Edney Silvestre estiveram no coquetel de abertura da Casa Globo na Festa Literária de Paraty, na quinta (11)


PRAZER

Uma das convidadas da Casa Globo, na Flip, a atriz Heloisa Périssé afirmou à coluna que “humor é como sexo. Tem que ser bom para os dois. Toda vez que uma pessoa está exposta e as outras estão rindo dela, aí já não é bom”.

EM ALTA

A cantora Adriana Calcanhotto é a participante da Flip 2019 mais buscada no Google na última semana. Ela supera o escritor Amyr Klink e o ensaísta José Miguel Wisnik. O top 5 é completado pela escritora portuguesa Grada Kilomba e o diretor de teatro Zé Celso Martinez.

MESMO FILME

O veto à venda de cerveja nos estádios de São Paulo, na quinta (11), seguiu roteiro idêntico ao do Rio Grande do Sul no início deste ano.

SCRIPT

Deputados gaúchos também haviam aprovado a liberação das bebidas alcoólicas, mas foram frustrados pela negativa do governador Eduardo Leite (PSDB).

EXCEÇÃO

Dos estados com times na Série A do Brasileirão, SP e RS são os únicos que não permitem a comercialização.


Escritora Pilar del Río em Paraty
Escritora Pilar del Río em Paraty - Mathilde Missioneiro/Folhapress

Pilar invisível entre dois presidentes

A jornalista e escritora espanhola Pilar del Río, viúva de José Saramago, diz que viu Lula como “o líder que ele sempre foi e que era aplaudido por todos” em sua visita ao ex-presidente na quinta (11), na prisão em Curitiba. “Eu o vi forte e sereno”, completa. ​

Pilar, 69, foi acompanhada da ex-presidente Dilma Rousseff. Na Flip, em Paraty, ela contou à coluna, na sexta (12) que o encontro a remeteu a um sonho que teve há anos —e do qual nunca se esqueceu. Nele, a escritora tentava entrar em uma reunião com chefes de estado do mundo inteiro porque tinha uma grande notícia para contar: ela tinha descoberto que os seres humanos podiam voar. 

“Quando finalmente eu contei e eles não deram bola, fiquei muito indignada”, narra. No sonho, rebateu os líderes e os informou que a próxima descoberta seria a de que os seres humanos poderiam se tornar invisíveis. E alertava: “Vocês vão ter que tomar cuidado com o que conversam nessas reuniões porque elas poderão estar cheia de pessoas invisíveis. E nós vamos controlar tudo”.

E foi assim que ela diz que se sentiu na prisão com Lula e Dilma: como uma pessoa invisível que escuta a conversa entre dois ex-presidentes — algo que, em seus quase 70 anos, diz nunca ter “imaginado que poderia acontecer”.

Pilar conversou com a coluna na Pousada do Ouro. Essa não é a primeira participação da espanhola na feira literária de Paraty. Em 2017, ela chamou a atenção ao enviar um bilhetinho a Lázaro Ramos em que pedia o ator em casamento.

Neste ano, diz que, se encontrar alguém “tão amoroso como Lázaro”, pode repetir o feito. “Mas vou continuar pedindo ele em casamento”, afirma ela. “Até conseguir”, finaliza.


CURTO-CIRCUITO

Henrique MeirellesCiro Gomes palestram em evento da Brazilian Student Association. Neste sábado (13), das 7h30 às 21h, na FecomercioSP.

Roberto Menescal e Wanda Sá fazem show em homenagem a João Gilberto. Neste sábado (13), às 20h, no Blue Note.

Rafael Cortez debate na Casa Submarino, na Flip, em Paraty. No domingo (14), às 16h.

com BRUNA NARCIZOBRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO; colaborou GABRIEL RIGONI

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.