Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Investigação sobre vazamento de delação da Odebrecht na Venezuela expede dois ofícios em nove meses

Divulgação de informações foi ilegal e colocou em risco delatores e advogados na Venezuela

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Polícia Federal informou na semana passada ao ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), que apenas dois ofícios burocráticos foram expedidos até agora no inquérito aberto há nove meses para investigar o vazamento de informações da delação da Odebrecht na Venezuela. Não houve diligências nem oitiva de testemunhas.

O procurador Deltan Dallagnol e o então juiz Sergio Moro
O procurador Deltan Dallagnol e o então juiz Sergio Moro - Jorge Araújo/Folhapress)

RISCO

O vazamento foi ilegal e colocou em risco delatores e advogados naquele país. 

SIGILO TOTAL

No Brasil, as informações eram de conhecimento de poucas autoridades, como os procuradores da Lava Jato e o juiz Sergio Moro.

VEJA ISTO 

Em 2017, quando os dados sigilosos vieram a público, a Odebrecht apresentou notícia-crime a Fachin —que passou o caso à PGR (Procuradoria-Geral da República).

CADÊ? 

Nada andou e, em março deste ano, a Odebrecht voltou a provocar o Supremo.

RESPOSTA 

A procuradora-geral, Raquel Dodge, informou então a Fachin que um inquérito sigiloso foi aberto em 2018 para investigar o caso.

MUITA CALMA 

Já a PF, também questionada, disse a Fachin que, até agora, dois ofícios foram despachados —um ao STF e outro à PGR—para comunicar que a investigação havia começado. E nada mais.

VAZA JATO 

No domingo (7), a Folha, em parceria com o site The Intercept Brasil, revelou mensagens trocadas em 2017 entre Moro, o procurador Deltan Dallagnol e outros integrantes da Lava Jato em que eles discutem como tornar pública a delação da Odebrecht.

LADO A 

Nos diálogos, Dallagnol dizia que era preciso “contribuir com os venezuelanos”. E discorria sobre pagamentos feitos ao governo chavista de Nicolás Maduro.

LADO B

A oposição da Venezuela, no entanto, também acabou investigada por receber propina da Odebrecht.

LADO C

Moro e os procuradores afirmam não reconhecer a autenticidade das mensagens e dizem que elas podem ter sido adulteradas.


Fernando Tachlian, um dos proprietários do Edifício Santos Augusta, onde será inaugurado o Teatro Unimed - Marlene Bergamo/Folhapress

EM BREVE

O Teatro Unimed deve ser inaugurado no dia 22 de agosto com projeto de Isay Weinfeld; o empresário Fernando Tchalian (foto) é um dos donos do edifício onde o espaço cultural será instalado, na alameda Santos, em SP.


FUMAÇA

O TCU (Tribunal de Contas da União) desconfia que não há investigação formal sendo tocada contra o jornalista Glenn Greenwald. O órgão deu 24 horas para que o ministro Paulo Guedes, da Economia, responda se o Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) vasculhou as contas dele a pedido da Polícia Federal.

BALÃO

Na visão de alguns ministros, é real a possibilidade de tudo não passar de um balão de ensaio de autoridades policialescas que gostariam de investigar Greenwald.

TESTE

Guedes, nessa mesma análise, não teria responsabilidade sobre os fatos, pois não compraria uma briga que é, na verdade, do ministro Sergio Moro, da Justiça. Só foi notificado já que o Coaf é de sua pasta.

DE BEM

O ministro deve responder ao TCU –a relação dele com o tribunal é intensa, já que muitas políticas da pasta passam pelo órgão de controle. E tem sido positiva.

ACUSO 

Uma assessora do Conselho Superior do Ministério Público do Paraná fez uma denúncia de assédio sexual contra o coordenador geral do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) no estado, Leonir Batisti. 

B.O.

Ela afirmou na Delegacia da Mulher que foi assediada no trabalho e que Batisti “a beliscou na lateral do seu corpo”. 

PASSADO

O promotor foi o responsável pela primeira prisão do ex-governador do Paraná Beto Richa. Ele não comenta as acusações. O MP afirma que o caso está sendo investigado e que está sob sigilo. 

TIRA

O Conpresp, órgão municipal de patrimônio, manteve a decisão de retirada dos 28 mastros com bandeiras nacionais que foram instalados sem sua anuência na avenida Brasil, em SP, que está em área tombada. 

DEIXA...

Os mastros foram doados pela Associação Eu Amo o Brasil, do advogado José Marcelo Braga Nascimento. “Vou lutar para que elas sejam mantidas. É uma vergonha querer tirá-las”, diz ele.

SURREAL

Uma seleção de 255 obras do pintor, fotógrafo e cineasta americano Man Ray, expoente do movimento surrealista, será exibida em agosto no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo.


CONVERSA EM DIA

As atrizes Bárbara Paz e Maria Casadevall e a empresária Luciana Pimentel estiveram na estreia do musical “As Comadres”, no Sesc Consolação, na sexta (5). Os atores Flávio Tolezani, Natalia 
Gonsales e Juliana Carneiro da Cunha e Beth Lamas também compareceram.


CURTO-CIRCUITO

Eduardo Lara Campos lança documentário sobre conservação de obras de arte públicas e entrega 42 esculturas e monumentos de SP recuperados. No MAM, às 11h.

A Pinacoteca de São Paulo chega à marca de 120 patronos e patronas do museu, programa que já arrecadou R$ 6 milhões.

Leandro Karnal lança o livro “O Coração das Coisas”. Na quarta (10), às 19h, no espaço Casa Bossa, no shopping Cidade Jardim. 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.