Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Mais de 800 membros da classe artística assinam carta contra ideia de filtros na Ancine

Débora Falabella, Caetano Veloso e Antonio Grassi estão entre os signatários

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A atriz Débora Falabella, o cantor Caetano Veloso e o diretor-presidente do Instituto Inhotim, Antonio Grassi, estão entre os mais de 800 representantes da classe artística que assinam carta de repúdio à ideia de impor filtros à Ancine (Agência Nacional do Cinema).

O documento foi elaborado pelo movimento suprapartidário Artigo 5º. “Percebemos uma ameaça ao estado da livre expressão garantido na Constituição”, diz a gestora cultural Tatyana Rubim, uma das articuladoras do grupo.

“Repudiamos veementemente as declarações do Presidente da República, quando ameaça promover censura a obras audiovisuais fomentadas pela Ancine", diz a nota. "A se confirmar tais ameaças, poderão ser tomadas todas as providências judiciais cabíveis para se fazer valer uma cultura livre”, continua o texto.

O presidente Jair Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro - Adriano Machado/REUTERS

Na sexta (19), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que a Ancine poderia seria privatizada ou extinta caso não fosse possível usar filtros nas produções nacionais.

A ideia desagradou representantes do setor e também correligionários de Bolsonaro. 

À coluna, o deputado Alexandre Frota (PSL-SP) disse que impor esse filtro se parecia com censura. O secretário de Cultura e Economia Criativa de SP, Sérgio Sá Leitão, que já foi diretor da Ancine, também criticou a fala do presidente. “A instalação de um tribunal moral para avaliar filmes é próprio de regimes autoritários", disse ele. O deputado e ex-ministro da Cultura Marcelo Calero (Cidadania-RJ), por sua vez, disse que estuda medidas para barrar os planos de Bolsonaro para a agência.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.