Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Menores de SP poderão viajar desacompanhados sem autorização expressa da Justiça

Medida autoriza que criança embarque com permissão por escrito dos pais, com firma reconhecida

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os pais de crianças menores de 16 anos que moram em São Paulo não precisam mais pedir à Justiça autorização expressa para que as crianças viagem desacompanhadas.

Avião decola no Rio de Janeiro
Pais de crianças menores de 16 anos que moram em São Paulo não precisam mais pedir à Justiça autorização expressa para que as crianças viagem desacompanhadas - Eduardo Anizelli/Folhapress

LICENÇA 

A medida será publicada nesta terça (23) pelo Tribunal de Justiça de SP (TJ-SP). A partir de agora, basta uma permissão por escrito dos próprios pais, com firma reconhecida, para que a criança embarque.

NA VOLTA

Os pais precisam, no entanto, ficar atentos: se os filhos viajarem dentro de SP, poderão ir e voltar com o documento assinado por um deles. Mas, se forem para outro estado, será necessário verificar se o local aceita essa autorização para que os menores embarquem de volta.

DE NOVO

Em caso negativo, será preciso recorrer à Justiça.

NA MESMA

Viagens internacionais seguem com as mesmas regras, que desde 2011 dispensam a autorização de um juiz para o embarque de menores.

RODA GIGANTE 

O jantar que o ministro Luís Roberto Barroso ofereceu em Brasília, em 2016, e que teve Sergio Moro e Deltan Dallagnol entre os convidados, não teve nada de secreto —outras 23 pessoas compareceram ao evento.

BEM-VINDA 

O jantar não era para eles, e sim para a professora Susan Ackerman, da Universidade Yale, que visitava Brasília para um seminário no UniCeub sobre corrupção.

NA RODA 

“Fiz uma pequena recepção em torno dela em minha casa, para a qual foram convidados alguns professores e expositores do seminário”, diz Barroso. Entre eles estavam Moro e Dallagnol.

SEM ALARDE 

Na semana passada, diálogos do arquivo obtido pelo site The Intercept Brasil mostravam Barroso pedindo “máxima discrição” aos dois ao convidá-los para o jantar.

SEM ALARDE 2 

“Era apenas algo privado e reservado aos participantes do seminário”, afirma Barroso. “Ninguém lá falou de Operação Lava Jato.”

LUZ 

Com a repercussão da publicação dos diálogos, o ministro decidiu esclarecer o assunto, publicando um texto também em seu blog.


ENTRE ELAS

A advogada Rosangela Moro, mulher do ministro Sergio Moro, participou de debate com empreendedoras na casa M.inq, em São Paulo, na segunda (22). O evento foi organizado pelo Lide Mulher, pelo escritório Nelson Wilians & Advogados Associados e pelo shopping Cidade Jardim, representado por Bruno Astuto, CCO do Grupo JHSF. A presidente do Instituto NW, Anne Wilians, a escritora Fabi Saad e a diretora de marketing da EY, Marly Parra, estiveram lá. O evento teve abertura feita pela empresária Clemilda Thomé e contou com pausa para o café.


ORELHA QUENTE 

Os governadores do Nordeste vão se reunir em Salvador, na segunda (29), para divulgar medidas do consórcio que criaram em março. O presidente Jair Bolsonaro deve entrar na pauta.

FERVENDO 

“Não esperava na vida ver um presidente falar tanta baixaria”, diz o governador da Bahia, Rui Costa (PT-BA), antecipando o clima.

OS ELEITOS 

Na semana passada, Bolsonaro se referiu aos “governadores de paraíba” e disse que os do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB-MA), e da Paraíba, João Azevêdo (PSB-PB), são “intragáveis”.

NA CABEÇA 

“E como um presidente brinca com o tamanho da cabeça de um ministro para dizer que ele pode ser do Nordeste?”, segue Rui Costa.

SÓ PODE 

Numa live no Facebook, Bolsonaro perguntou ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, se ele tinha “parente pau-de-arara”. “Com essa cabeça aí, tu não nega, não”, disse o presidente, dando uma gargalhada.

PÉ NA ESTRADA 

O diretor de teatro Roberto Alvim, que assumirá a direção do Centro de Artes Cênicas da Funarte, se reuniu na sexta (19) com integrantes da produtora Brasil Paralelo, especializada em lançar filmes sobre história do país com viés de direita. 

ESTRADA 2 

Do encontro, ele diz que “nascerão projetos incríveis”. “Estamos pensando na criação do Brasil Paralelo ao vivo, com palestras, debates e exibições de filmes, a excursionar pelos teatros da rede federal”, afirma Alvim.

ABAIXO 

Grupos nacionais e internacionais como o Conselho Nacional de Mulheres Encarceradas (EUA) e NiUnaMenos (Argentina) assinam carta pedindo a revogação das prisões de quatro líderes de movimentos sem-teto detidos em junho.

ASSINADO 

O documento será entregue ao Tribunal de Justiça de SP nesta terça (23). Segundo a Polícia Civil, os detidos são suspeitos de extorsão por cobrarem aluguel em ocupações. O inquérito é um desdobramento da investigação sobre a queda do edifício Wilton Paes de Almeida, em 2018.

RUBRICA 

Com 212 assinaturas, a carta diz que nenhum dos presos tem relação com o edifício, que o inquérito se apoia na “fabricação de relações” e que as prisões configuram “mais uma violação de direitos humanos e garantias constitucionais” no país.


CURTO-CIRCUITO

A Spcine faz workshop sobre cinematografia digital com o diretor de fotografia Affonso Beato. Nesta terça (23), às 19h, no CCSP. 

Leonardo Avelar, sócio do escritório Cascione Pulino Boulos Advogados, atenderá pro bono casos penais e criminais em parceria com o Instituto de Defesa do Direito de Defesa

com BRUNA NARCIZOBRUNO B. SORAGGIGABRIEL RIGONI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.