Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Paulo Guedes prepara anúncio de medidas após aprovação da reforma da Previdência

Ideia é lançar as propostas em um portal para que se possa seguir cada passo dos projetos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A equipe do ministro Paulo Guedes, da Economia, está se preparando para divulgar o pacote de medidas que ele quer alardear depois da aprovação da reforma da Previdência. Deve ser feito um balanço também sobre iniciativas já tomadas que passaram despercebidas por causa da tramitação da proposta que modifica as regras de aposentadoria.

O ministro da Economia Paulo Guedes
O ministro da Economia, Paulo Guedes - José Cruz/Agência Brasil

LUPA

A ideia é lançar todas as propostas em um portal para que as pessoas possam acompanhar cada passo dos projetos que serão lançados.

NA ESTRADA

A equipe de Guedes preparou um levantamento informal do que já foi realizado paralelamente à reforma. Foram cerca de 60 medidas anunciadas —da venda de R$ 1,2 milhão em carros usados à aprovação da nova lei de licitações, passando pela revisão de 6,4 milhões de benefícios previdenciários.

PULGA 

Advogados que se reuniram com o jornalista Glenn Greenwald na segunda (8) ficaram preocupados com as informações prestadas pelo Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) sobre investigações contra ele.

PULGA 2 

O órgão respondeu a questionamentos do TCU (Tribunal de Contas da União). Mas foi genérico e não negou procedimentos contra ele.

PULGA 3

“As perguntas foram objetivas e as respostas foram evasivas, o que pode ser um indício forte de que a investigação de fato esteja ocorrendo, fora das funções originais do Coaf”, diz o tributarista Marco Aurélio de Carvalho, do grupo de apoio a Greenwald.

SEM PENA

Os advogados de Jean Wyllys vão processar as pessoas que estão retuitando informações falsas sobre o ex-deputado divulgadas pelo perfil Pavão Misterioso no Twitter.

SEM PENA 2 

“Vamos mapear os formadores de opinião que interagirem com esse conteúdo como se ele fosse verdadeiro”, diz o advogado Lucas Mourão. 

SOBRENOME 

Ele afirma ainda que apresentará notícia-crime à Polícia Civil e à Polícia Federal. “É preciso descobrir a real identidade do administrador desse perfil”, afirma Mourão. 


ENTRE RISOS

O ator Fúlvio Stefanini foi à estreia da peça “As Atrizes”, escrita pelo ator Juca de Oliveira, no Teatro Opus, na segunda-feira (8). Ângela Dip, Renata Ricci e Blota Filho atuam no espetáculo. A atriz Karin Rodrigues compareceu. 


BOLSO

O cantor sertanejo Luan Santana recebeu R$ 240 mil da Secretaria Municipal de Cultura de SP por sua apresentação no Arraial de São Paulo. Ele fez show no dia 29 de junho, na praça da Sé.

NA BASE

Jair Bolsonaro deve orar ao lado de seis ministros nesta quarta (10), no culto da bancada evangélica na Câmara dos Deputados.

NA BASE 2

De acordo com o deputado Pastor Marco Feliciano (Pode-SP), vão à celebração os ministros Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia), Damares Alves (Mulher e Direitos Humanos), Onyx Lorenzoni (Casa Civil), o general Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo), Ernesto Araújo (Relações Exteriores), André Mendonça (AGU) e Marcelo Álvaro Antônio (Turismo).

IRMÃOS

“Estarão conosco por serem nossos irmãos e atenderem a nosso convite”, disse Feliciano numa mensagem a outros parlamentares.

VAI 

A Presidência do Senado recebeu um requerimento pedindo a suspensão da nomeação da senadora Juíza Selma Arruda (PSL-MT), apelidada de Moro de saias, para o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Casa.

VOLTA 

A parlamentar teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso (TRE-MT), por abuso de poder econômico. Ela não quis comentar o requerimento, assinado pela socióloga Giselle Agnelli e pelas publicitárias Roseli Machado e Regina Aparecida de Souza. 

FRALDAS 

A servidora Ana Paula Melo Sylvestre foi exonerada do cargo de diretora do Departamento de Políticas Audiovisuais da Secretaria do Audiovisual do governo Bolsonaro enquanto está em licença maternidade. Por ser servidora de carreira, ela seguirá no quadro da pasta. A exoneração fui publicada no Diário Oficial nesta terça (9). 

FRALDAS 2

Ela será substituída pelo apresentador Edilásio Barra, conhecido como Tutuca. Em junho, Barra havia sido indicado para assumir a direção da secretaria. Porém sua nomeação foi revista pelo ministro Osmar Terra (Cidadania) depois de Tutuca sofrer críticas de aliados e ser acusado de espalhar fake news.

ÁSIA

Quatro nomes da cultura japonesa estarão na 19ª Bienal do Livro Rio: o diretor de cinema Macoto Tezka, a escritora Kanae Minato, a professora de artes Masami Toku e a artista da mangá Reiko Okano.


SOZINHA NO PALCO

A atriz Louise Cardoso estreou o monólogo “O que É que Ele Tem”, no Teatro Eva Herz, no sábado (6). O dramaturgo Franz Keppler, o ator Fernando Eiras e o diretor Fernando Philbert passaram por lá.


CURTO-CIRCUITO

Celso Grecco lança o livro “A Decisão que o Mundo Precisa”, com bate-papo sobre causas sociais. Nesta quarta (10), às 18h30, na livraria Martins Fontes da av. Paulista.

O músico Guegué Medeiros se apresenta nesta quarta (10). Às 21h, no Sesc 24 de Maio.

Começa nesta quarta (10) o Cine Vista 2019, evento de projeção de filmes no terraço do shopping JK Iguatemi. 

A Ronaldo Academy, rede de escolas de futebol do ex-jogador Ronaldo Nazário, recebeu o prêmio da Associação Brasileira de Franchising.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO; colaborou GABRIEL RIGONI

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.