Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Radicalização de tucanos de SP contra Aécio é explicada por pesquisas internas

Estudos têm mostrado que a legenda é identificada com o deputado mineiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A radicalização dos tucanos de São Paulo em relação à proposta de expulsão do deputado Aécio Neves do PSDB tem explicação: pesquisas qualitativas vêm mostrando que, mesmo no estado, a legenda é reconhecida como “o partido do Aécio”.

O deputado Aécio Neves (PSDB-MG)
O deputado Aécio Neves (PSDB-MG) - Pedo Ladeira/Folhapress

LANTERNA  

A associação explicaria, na visão dos tucanos paulistas, o relativo fracasso nas eleições de 2018: pela primeira vez em décadas, a legenda não conseguiu eleger nem mesmo um deputado federal da capital paulista.

BUMERANGUE  

Aécio Neves foi bombardeado no ano passado por acusações de corrupção, em especial as da delação da JBS. Elas teriam contaminado todo o partido.

NO MEIO  

O PSDB, que sempre foi o polo antimalufista em São Paulo, precisaria hoje se firmar como a ponta antipetista do espectro político, fechando caminho para grupos bolsonaristas no estado. Para isso, precisaria reforçar o discurso de combate à corrupção, o que se torna impossível com Aécio no partido.

MUITA CALMA  

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB-SP), é comedido ao comentar as declarações do prefeito Bruno Covas (PSDB-SP), que defende a expulsão do deputado Aécio Neves (PSDB-MG) da legenda.

ASSINATURA  

“Decisão e posição devem ser do partido”, afirmou ele à coluna, por WhatsApp.

COLETIVO 

Os advogados e juristas que estiveram numa reunião com o jornalista Glenn Greenwald, na semana passada, estão criando um Comitê pela Liberdade de Imprensa. Profissionais como Antonio Claudio Mariz de Oliveira, Alberto Toron, Juarez Tavares e Gustavo Badaró devem integrar o colegiado.

LUPA 

A ideia é acompanhar de perto eventuais atos de força contra o jornalista. A ABI (Associação Brasileira de Imprensa) indicou um observador.

BROADWAY 

O compositor americano Stephen Schwartz vem a SP nesta terça (16) acompanhar os ensaios do musical “Pippin”, de sua autoria. O espetáculo estreia no dia 19 de julho.


TRAÇO FORTE

A diretora de cinema Daniela Thomas esteve na abertura da exposição “Riscos e Rabiscos”, no Farol Santander, na quinta (11). A mostra tem curadoria de Leonel Kaz. O fotógrafo José Roberto D’Elboux, o curador Antônio Curti e o artista Daniel Melim estiveram lá.


NÃO VALE  

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) abriu sindicância para apurar se houve infração ético-profissional no atendimento médico por videoconferência lançado nesta semana pela operadora Amil One e prestado pela equipe do Hospital Albert Einstein.

ARGUMENTOS 

O Cremesp entende que, hoje, prevalece uma resolução que veta consultas por telefone ou internet. A posição é a mesma do CFM (Conselho Federal de Medicina), que já havia afirmado que a postura da Amil seria “alvo de apuração e outras providências”.

RESPOSTA  

Em nota, o Albert Einstein afirmou que “observa os princípios do Código de Ética Médica” e os direitos constitucionais de “liberdade de exercício profissional”. O texto diz que o hospital “está preparado para defender as suas posições nos foros em que se fizer necessário”.

REPAGINADA 

O edifício Matarazzo, sede da Prefeitura de SP, está passando pela primeira reforma geral desde a instalação do Executivo, em 2004. A obra custará quase R$ 1 milhão. Ela ocorre do 6º ao 12º andar e envolve a troca de paredes drywall por divisórias de vidro. O velho chão acarpetado também será mudado, para um piso vinílico.

CRONOGRAMA 

Os trabalhos tiveram início em maio e devem ser finalizados em agosto.

VOZ  

O governo de SP convidou as produtoras Andreza Delgado e Gabrielly Oliveira para debater a inclusão de  mulheres da periferia na sociedade com a escritora Maria Valéria Rezende. A mesa redonda faz parte da programação do 11º Seminário Internacional Biblioteca Viva, em agosto.


PEDRA E PAPEL

A atriz e apresentadora Marina Person e a escritora Djamila Ribeiro compareceram à festa da editora Companhia das Letras, na Flip, na quinta (11). A youtuber Jout Jout e a historiadora Lilia Moritz Schwarcz foram ao evento.


CURTO-CIRCUITO

O escritor Euclides da Cunha é tema de um encontro com Leopoldo Bernucci. Nesta segunda (15), às 20h, na Casa do Saber, em São Paulo.

O Teatro Procópio Ferreira promove show tributo em homenagem à cantora Angela Maria, com participação de nomes como Agnaldo Rayol, Sérgio Reis e Dudu Nobre. Nesta segunda (15), às 21h.  

O shopping Pátio Higienópolis recebe doações para a campanha do agasalho promovida pela Cruz Vermelha. Até 4 de agosto.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI, VICTORIA AZEVEDO e GABRIEL RIGONI

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.