Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Rede entrará no STF contra medida de Toffoli que beneficia Flavio Bolsonaro

Dias Toffoli, presidente da Corte, suspendeu investigações nas quais órgãos de controle tenham partilhado dados bancários sem autorização judicial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Rede vai recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal) da decisão do presidente da corte, Dias Toffoli, que suspendeu investigação contra o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ).

O magistrado determinou a paralisação de todos os processos judiciais nos quais dados bancários de investigados tenham sido compartilhados por órgãos de controle como o Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) sem prévia autorização do Judiciário.

O procedimento que investiga se Flávio Bolsonaro desviou dinheiro de seu antigo gabinete na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) se encaixa na premissa.

A Rede apresentará ao tribunal uma ADPF (Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental) e pedirá que o caso seja redistribuído a outro ministro em agosto, quando o STF volta do recesso.

Segundo o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), a medida de Toffoli "impede o funcionamento do Coaf como instituição de controle de atividades financeiras até novembro [quando o mérito do compartilhamento de dados será julgado de forma definitiva).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.