Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

'Vi Lula como o líder que ele sempre foi', diz viúva de Saramago sobre visita ao ex-presidente

Jornalista e escritora Pilar del Río visitou Lula acompanhada de Dilma Rousseff

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A jornalista e escritora espanhola Pilar del Río, viúva de José Saramago, diz que viu Lula como “o líder que ele sempre foi e que era aplaudido por todos” em sua visita ao ex-presidente na quinta (11), na prisão em Curitiba. “Eu o vi forte e sereno”, completa.

Pilar, 69, foi acompanhada da ex-presidente Dilma Rousseff. Na Flip, em Paraty, ela contou à coluna, na sexta (12) que o encontro a remeteu a um sonho que teve há anos —e do qual nunca se esqueceu. Nele, a escritora tentava entrar em uma reunião com chefes de estado do mundo inteiro porque tinha uma grande notícia para contar: ela tinha descoberto que os seres humanos podiam voar. 

Retrato de Pilar del Rio
Retrato de Pilar del Rio - Mathilde Missioneiro/Folhapress

“Quando finalmente eu contei e eles não deram bola, fiquei muito indignada”, narra. No sonho, rebateu os líderes e os informou que a próxima descoberta seria a de que os seres humanos poderiam se tornar invisíveis. E alertava: “Vocês vão ter que tomar cuidado com o que conversam nessas reuniões porque elas poderão estar cheia de pessoas invisíveis. E nós vamos controlar tudo”.

E foi assim que ela diz que se sentiu na prisão com Lula e Dilma: como uma pessoa invisível que escuta a conversa entre dois ex-presidentes — algo que, em seus quase 70 anos, diz nunca ter “imaginado que poderia acontecer”.

Pilar conversou com a coluna na Pousada do Ouro. Essa não é a primeira participação da espanhola na feira literária de Paraty. Em 2017, ela chamou a atenção ao enviar um bilhetinho a Lázaro Ramos em que pedia o ator em casamento.

Neste ano, diz que, se encontrar alguém “tão amoroso como Lázaro”, pode repetir o feito. “Mas vou continuar pedindo ele em casamento”, afirma ela. “Até conseguir”, finaliza.

Leia a coluna completa aqui

 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.