Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Previdência

Votação da reforma da Previdência supera expectativas de apoiadores

Parlamentares próximos do ministro Paulo Guedes, da Economia, trabalhavam com 320 a 345 votos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A votação da reforma da Previdência, na quarta (10), surpreendeu o núcleo de parlamentares mais próximos do ministro da Economia, Paulo Guedes. Eles trabalhavam com a adesão de 320 a 345 parlamentares.

Depois de aprovado em primeiro turno por 379 votos a 131, o texto-base da PEC da Previdência, no plenário da Câmara dos Deputados
Depois de aprovado em primeiro turno por 379 votos a 131, o texto-base da PEC da Previdência, no plenário da Câmara dos Deputados - Edu Andrade/Folhapress

NO TRANCO

O apoio de boa parte dos deputados do PDT e do PSB, que começou a ficar mais claro na própria quarta, foi decisivo para o convencimento de outros parlamentares de centro que ainda vacilavam em votar a favor.

APOIO

"O Ciro Gomes ajudou muito", diz Alexandre Frota (PSL-SP), referindo-se à ameaça do ex-presidenciável de expulsar correligionários do PDT caso votassem "nessa proposta elitista" da Previdência. "Ele acabou estimulando os rebeldes", afirma.

EM FRENTE

O TCU (Tribunal de Contas da União) aprovou, em sessão sigilosa na quarta (10), a liberação da venda das ações do Banco do Brasil e da União no IRB (Instituto de Resseguros do Brasil).

LUPA

O órgão decidiu também que acompanhará a formação do preço mínimo para a venda das participações.

MAIS UMA

A decisão foi considerada uma vitória do ministro da Economia, Paulo Guedes, que elegeu o desinvestimento de estatais como uma de suas principais bandeiras.

QUERO SABER

O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), pode pedir informações à Polícia Federal e ao Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) sobre a existência de uma investigação contra o jornalista Glenn Greenwald, do The Intercept Brasil.

VINGANÇA

Ele foi sorteado para analisar pedido da Rede para que qualquer investigação contra Greenwald seja suspensa. O partido argumenta que o procedimento, se existir, configura clara retaliação a Greenwald pela publicação das mensagens da Lava Jato, que contrariaram o ministro da Justiça, Sergio Moro.

MURO

O Coaf já foi questionado sobre o assunto pelo TCU (Tribunal de Contas da União). Mas foi dúbio nas respostas.

STOP

E a Rede planeja recorrer ao STF e também mover ação popular na Justiça Federal caso Jair Bolsonaro confirme a indicação do próprio filho, Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), para a embaixada dos EUA.


O banqueiro Alfredo Setubal, o professor José Miguel Wisnik, o editor Luiz Schwarcz, a estudante Luciana Lage, a professora Dora da Cunha, a escritora Janaína da Cunha e a curadora da Festa Literária de Paraty (Flip), Fernanda Diamant, no coquetel de abertura do evento.


ASSIM, NÃO

O projeto do governo de limitar a atuação de conselhos profissionais enfureceu a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Entre outras medidas, a iniciativa tira a obrigatoriedade de adesão dos profissionais e limita poderes das entidades.

PEDRA

A OAB, que tem hoje 1,2 milhão de inscritos, acredita que o movimento visa ao enfraquecimento da ordem e, como consequência, a invasão de bancas estrangeiras no país.

PEDRA 2

O presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, procurou o Ministério da Economia para avisar que abrirá uma batalha sem tréguas contra a ideia.

QUERO...

Aldo Valentim pediu para ser exonerado do cargo de secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Cultura de SP porque “não acredita em políticas de eventos”. “O papel da secretaria é trabalhar e fomentar a cultura da cidade inteira, principalmente da periferia. E não ser uma agência e produtora de shows”, diz.

... SAIR

“São várias discordâncias irreconciliáveis [com o titular da pasta, Alê Youssef]. Espero que um dia SP volte a ter um secretário de cultura e não um produtor de eventos”, afirma Valentim. 

CRÍTICAS

A pasta diz que “como ocorre habitualmente em casos de demissões de profissionais em cargos de confiança, Aldo Valentim deixa a função, muito provavelmente, contrariado”. Não seria "novidade que, em situações como esta, tal contrariedade traduza-se em críticas aos projetos nos quais ele próprio teve participação importante”. 

DIREÇÃO

A secretaria afirma que nos “seis meses em que integrou a equipe, Valentim participou dos processos de mudança de direção que a atual SMC propôs-se a fazer pela cidade e pela cultura, voltando seu olhar para projetos que representam a democratização e a valorização da cultura, espinha dorsal desta Secretaria”. 

À MESA 

O ministro da Secretaria de Governo da Presidência, general Luiz Eduardo Ramos, participa de almoço do Lide no dia 19 deste mês, em SP.


Euclides da Cunha, uma árvore, muitos frutos 

“Euclides da Cunha é uma grande árvore da cultura, e nós somos as ramificações”, diz Janaína da Cunha, 47, escritora e bisneta do autor. Ela e a prima, Dora da Cunha, 62, com a filha Luciana Lage, 32, trineta de Euclides, estiveram no brinde de boas-vindas da Flip, na quarta-feira (10).

“Se um dia eu produzir na vida 2% do que ele fez, estou feliz”, afirma Luciana, que estuda pedagogia. Ela não tem o sobrenome do escritor por escolha da mãe. “Na escola eu tinha muito orgulho de falar do meu trisavô, mas achavam que estava mentindo”, conta, rindo.

“Costumamos dizer que puxamos o gênio forte do Euclides. Dizem que não temos papas na língua. E a gente fala mesmo. Tá no sangue”, emenda.

A conversa esquenta quando a política vira assunto. “Quase excluí a Janaína do meu Facebook [em 2018]. A minha mãe eu cheguei a bloquear, mas voltei atrás”, conta Luciana, que votou em Fernando Haddad (PT). Para ela, Euclides seria crítico do presidente Jair Bolsonaro (PSL) e atacaria as medidas do governo.

“Discordo. Se fosse contra, ele não ia atacar. Pensaria no país em primeiro lugar”, avalia Janaína, que apoiou Bolsonaro. “Se a gente boicotar [o atual presidente], acabamos boicotando nós mesmos e o nosso progresso.”

“Temos que fazer o exercício de democracia dentro da família. Eu apoio o Brasil”, completa Janaína. “Se você apoiasse o Brasil, nem teria votado”, ironiza Luciana.

“Na viagem a gente já tava vendo que ia ter briga no quarto”, segue ela, rindo. “É por isso que combinamos de evitar falar sobre política.”


CURTO-CIRCUITO

Estreia nesta sexta (12) a peça “Diana”, com dramaturgia e atuação de Celso Frateschi. e direção de Rudifran Pompeu. No Teatro Mínimo, no Sesc Ipiranga. 

A atriz Simone Zucato apresenta a peça “Sylvia”, no Teatro das Artes.

com BRUNA NARCIZOBRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO; colaborou GABRIEL RIGONI

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.