Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Bolsonaro decidiu extraditar sequestrador de Washington Olivetto após viagem ao Chile em março

Maurício Norambuena cumpria pena no presídio de Avaré, em SP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente Jair Bolsonaro determinou a extradição do chileno Maurício Norambuena assim que voltou da viagem que fez ao Chile, em março.

Mauricio Hernández Norambuena, líder dos seqüestradores do publicitário Washington Olivetto, é conduzido por policiais na Secretaria de Segurança Pública,em 2002
Mauricio Hernández Norambuena, líder dos seqüestradores do publicitário Washington Olivetto, é conduzido por policiais na Secretaria de Segurança Pública,em 2002 - Rubens Cavallari/Folhapress

VELOCIDADE 2 

Ele esteve com o presidente do país, Sebastian Piñera, no dia 23. Na semana seguinte, o o governo enviou ofício à Justiça de SP para tratar da saída dele do Brasil.

ANTES 

Norambuena cumpria pena no presídio de Avaré, em SP, pelo sequestro do publicitário Washington Olivetto, em 2001. No documento, o Ministério da Justiça, pedia a liberação antecipada do preso “a fim de que o Estado brasileiro efetive a sua imediata entrega ao Estado chileno”.

DEPOIS 

Na semana passada, Norambuena foi transferido sigilosamente de Avaré para a Superintendência da Polícia Federal em SP. Na segunda (19), o Ministério da Justiça confirmou que ele estava lá porque será extraditado.

RÉGUA 

O martelo foi batido depois que o governo de Piñera concordou em não aplicar a Norambuena a pena de prisão perpétua à qual está condenado —ele é acusado de um assassinato e um sequestro em seu país.

OBRIGADO, BOLSONARO 

A extradição já era requerida há vários anos pelo Chile e está sendo celebrada como vitória política do atual presidente do país.

PAPEL E TINTA 

Norambuena ficou recolhido em presídios de segurança máxima, em isolamento, por 16 anos —um recorde no Brasil. Na quinta (15), ao chegar na carceragem da PF, pegou um jornal nas mãos pela primeira vez nesse tempo todo.

ASSIM SERÁ 

A juíza Carolina Lebbos, da 12ª Vara de Execuções penais e responsável pelas decisões sobre a custódia de Lula, não poderá mais julgar se um jornalista pode ou não entrevistar o ex-presidente —desde que ele queira.

CARIMBO 

A decisão é do Tribunal Regional da 4ª Região. O desembargador João Pedro Gebran Neto determinou que a autorização do ministro Ricardo Lewandowski, do STF (Supremo Tribunal Federal), para que a Folha e o El País entrevistassem Lula deve ser estendida a todos os meios que “postulem esse direito” —sem passar pelo crivo de Lebbos.


MÃOS DADAS

O cantor Caetano Veloso e a atriz Fernanda Paes Leme passaram pelos bastidores do Criança Esperança 2019 no sábado (17). Os apresentadores Angélica e Serginho Groisman e a atriz Vera Fischer também estiveram lá.


GRANDE ENCONTRO 

Maria Bethânia subirá ao palco sob a regência de João Carlos Martins. Os dois vão estrelar o espetáculo “De Beethoven a Bethânia”, no dia 30 de outubro, no Espaço das Américas.

GRANDE ENCONTRO 2 

Ele vai reger a Sétima de Beethoven e ela cantará dez sucessos da carreira, acompanhada pela Orquestra Bachiana Filarimônica Sesc-SP. Os arranjos são dos músicos Ney Marques e José Antônio de Almeida.

PASSAPORTE 

A filósofa e ativista norte-americana Angela Davis vem ao Brasil em outubro para o lançamento do livro “Uma Autobiografia” em SP e no Rio. Davis também vai participar da conferência A Liberdade É uma Luta Constante que encerra o Seminário Internacional Democracia em Colapso, promovido pela editora Boitempo e pelo Sesc SP. 

LINHA DE CHEGADA 

O Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem será encerrado em 2019 após 25 anos. O motivo é o cancelamento do patrocínio da Coca-Cola FEMSA Brasil. Em 16 de setembro, o evento vai ser realizado pela última vez no Teatro Sérgio Cardoso com aporte de R$ 20 mil da APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte) .

BOLSA 

A Interartis Brasil lançou um programa de auxílio financeiro a artistas associados. Durante um ano, 10 membros selecionados —que precisam ter mais de 65 anos ou serem mulheres impossibilitadas de trabalhar por conta de filhos recém-nascidos— receberão R$ 1.200 mensais.

FAMA SEM GRANA 

Segundo o presidente-executivo, Victor Drummond, nomes conhecidos do grande público já se candidataram a receber a ajuda. A associação tem como presidente a atriz Gloria Pires e como integrantes do conselho os atores Thiago Lacerda, Cassia Kis, Paloma Duarte e Carolina Ferraz.

ESCURO 

A Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos enviou uma notificação extrajudicial ao Itamaraty para questionar a recusa em fornecer acesso aos documentos que orientaram diplomatas a reiterar que o governo brasileiro entende que “a palavra gênero significa o sexo biológico: feminino e masculino”.

CRIME 

A associação afirma na notificação que as diretrizes do Ministério das Relações Exteriores são inconstitucionais pois contrariam o entendimento do STF que criminalizou a homofobia.


VIOLA E VIOLINO

A dupla Chitãozinho e Xororó subiu ao palco com o maestro João Carlos Martins no Allianz Parque Hall, no domingo (18). O cantor Agnaldo Rayol também participou do espetáculo. A neta do maestro Gabriela Martins e a amiga Manuela Affonso compareceram.


CURTO-CIRCUITO

Nelson Câmara lança nesta terça (20) o livro “A Doutrina Trabalhista Brasileira”. Às 18h30, na livraria Martins Fontes da Paulista.

A Fundação Estudar promove palestra com Ana Paula Martinez. 

Itaú Social e Jeduca abrem hoje as inscrições para o Edital de Jornalismo de Educação. 

Será lançada nesta terça (20) a “Ameise + coletivo naLã por Brumadinho”. Às 17h, na Vila Madalena. 

com BRUNA NARCIZOBRUNO B. SORAGGIGABRIEL RIGONI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.