Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Bolsonaro escanteia Moro e age com indiferença em eleição da PGR

Até o fim da tarde de quinta (8), o presidente não tinha recebido nenhum dos três candidatos eleitos para compor a lista tríplice

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente Jair Bolsonaro ainda não tinha recebido, até o fim da tarde de quinta (8), nenhum dos três candidatos eleitos pelos procuradores para compor a lista tríplice de indicados para comandar a PGR (Procuradoria-Geral da República). Mas já tinha atendido pelo menos cinco procuradores que concorrem por fora para o cargo.

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro Sergio Moro
O presidente Jair Bolsonaro e o ministro Sergio Moro - Adriano Machado/Reuters

DE LADO 

A indiferença em relação à eleição é um dos aspectos introduzidos por Bolsonaro para a escolha. O outro é o escanteio em que colocou o ministro da Justiça, Sergio Moro —que recebe alguns candidatos mas não participa das conversas deles com o presidente.

OS CARAS 

Os antecessores de Bolsonaro sempre prestigiaram seus ministros da Justiça, que tiveram peso decisivo nas escolhas.

QUEM SERÁ? 

Bolsonaro afirmou na quinta que a sua própria lista de candidatos favoritos para a PGR tinha cinco nomes. Mas só citou quatro.

SOBRENOME 

Entre os procuradores a aposta é a de que o subprocurador-geral Paulo Gonet é o quinto do grupo.

GRANA 

A Polícia Federal enviou a seus servidores no fim de julho uma circular com regras para reduzir gastos com diárias e passagens em viagens. O objetivo é “orientar esforços” na “aplicação de recursos disponíveis face ao quadro de contingenciamento orçamentário imposto pelo Decreto nº 9.741”.

CURTA 

O texto se refere ao bloqueio de verbas assinado por Bolsonaro em março. Entre os casos autorizados pela circular a gastar com passagens estão a manutenção de operações policiais e a representação oficial em eventos internacionais. 

CAUDA 

Órgãos representativos de delegados da PF dizem que o contingenciamento afetou atividades da instituição. Além da orientação de evitar viagens, eles alegam que o treinamento de tiro em SP foi suspenso. 

LONGA 

O Ministério da Justiça afirma que “não existe embasamento” para dizer que faltam recursos para a PF. “Apesar do contingenciamento, a Polícia Federal vem sendo priorizada”, diz. Na semana, passada foram liberados R$ 50 milhões.


MOVIMENTO

A atriz Regina Braga, o médico Drauzio Varella, o cantor Tom Zé e o jornalista Maurício Kubrusly foram à estreia do espetáculo “Gil”, do Grupo Corpo, na quarta (7), no Teatro Alfa. O músico e escritor Zuza Homem de Mello, o ensaísta José Miguel Wisnik, o diretor-presidente do Masp, Heitor Martins, e a diretora da SP-Arte, Fernanda Feitosa, também compareceram. 


MEMÓRIA 

O ator Tony Ramos fará leitura de conferência que  o escritor Albert Camus fez quando veio ao Brasil, em 1949. A apresentação ocorre no Sesc Consolação no dia 20 deste mês e abre um ciclo de eventos em São Paulo que celebra os 70 anos da visita do francês. 

MEMÓRIA 2 

Uma tradução inédita do texto lido por Ramos integrará uma coletânea de Camus a ser lançada pela Editora Record.

PAPO RETO 

O secretário municipal da Cultura de SP, Alê Youssef, quer marcar uma reunião com o ministro Osmar Terra, da Cidadania, em Brasília, para tratar sobre a Ancine (Agência Nacional do Cinema). A ideia é apresentar, junto com a presidente do SPCine, Laís Bodanzky, números que comprovem a importância econômica do setor audiovisual.

JUNTOS 

Já no próximo dia 14, um evento organizado pela Prefeitura de SP e SPCine vai reunir nomes do audiovisual brasileiro na Praça das Artes. Será “um movimento anticensura”, de acordo com Youssef.

DESCANSO 

A Assembleia Legislativa de SP (Alesp) colocou de férias 512 servidores no começo de julho. Mas eles só receberam o valor referente ao período de descanso no fim do mês (dia 26). A Casa afirma ter gasto cerca de R$ 2 milhões com isso.

APERTADO 

Segundo a Alesp, esses funcionários tinham até três férias acumuladas e foram obrigados a gozar uma delas para obedecer norma que proíbe o seu acúmulo.

ATRASO 

De acordo com a Casa, o atraso para o depósito do dinheiro se deu porque a folha de pagamento que vence no dia 4 de julho já tinha sido fechada quando a lista de servidores que deveriam gastar férias acumuladas foi concluída.


VOZES

A cantora Ivete Sangalo, o vocalista da banda Jota Quest, Rogério Flausino, e o cantor Silva se apresentaram juntos no Theatro Municipal de São Paulo, no show “Amores Acústicos”, na quarta (7). A apresentadora Bela Gil passou por lá. 


CURTO-CIRCUITO

O advogado Antonio Carlos de Oliveira Freitas é mediador de debate sobre venda de terras para estrangeiros. Na sexta (9), às 8h, no Hotel Ca’d’Oro.

O vereador Celso Giannazi lança o Conselho de Inclusão Escolar na Câmara Municipal de SP. 

O MIS faz show multimídia especial na exposição Björk Digital. Na sexta (9), às 21h.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, será entrevistado no “Roda Viva” de segunda (12), na TV Cultura.

com BRUNA NARCIZOBRUNO B. SORAGGIGABRIEL RIGONI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.