Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Defesa de Lula festeja decisões de ministros do STF sobre diálogos de procuradores

Luiz Fux determinou preservação do material, e Alexandre de Moraes, o fim de investigações sobre magistrados citados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A defesa de Lula festejou as medidas tomadas pelos ministros Luiz Fux e Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), na quinta-feira (1º), em relação aos diálogos de procuradores da Operação Lava Jato.

Os ministros Luiz Fux e Alexandre de Moraes
Os ministros Luiz Fux e Alexandre de Moraes - Pedro Ladeira/Folhapress

RODO

Fux determinou que o material fosse preservado e Alexandre de Moraes foi além: determinou a suspensão de investigações da Receita Federal sobre magistrados citados nas conversas.

LUZ DO DIA

Com isso, acreditam os defensores do petista, o STF reconheceu que há indícios fortes de que os diálogos são verdadeiros —a ponto de justificarem medida judicial de seus ministros, como as adotadas por Moraes.

LUZ DO DIA 2

Os advogados do ex-presidente acreditam que caiu por terra, portanto, o argumento de que as conversas são provas inválidas porque obtidas de forma ilegal. Eles usaram as mensagens para reforçar o pedido de suspeição de Sergio Moro apresentado ao STF.

NEGATIVO

A juíza Carolina Lebbos, da 12ª Vara Federal de Curitiba, negou pedido do site O Antagonista para uma entrevista com Lula.

NEGATIVO 2 

O próprio Ministério Público Federal deu parecer contrário ao afirmar que “o direito à concessão de entrevista é do próprio apenado e não do veículo de comunicação, não cabendo a este último pleitear em nome próprio direito alheio”.

NÃO QUERO 

A defesa de Lula não manifestou concordância dele quanto ao pedido.

FILA 

No mesmo despacho, Lebbos autorizou mais de vinte veículos a entrevistarem o ex-presidente.

DO LADO DE FORA 

A magistrada voltou a recusar, por outro lado, pleito da deputada e presidente do PT, Gleisi Hoffmann, para que voltasse a atuar como advogada de Lula. Se fosse atendida, ela poderia visitar o petista diariamente na prisão.

LADO DE DENTRO 

Ela determinou ainda que a Polícia Federal entregue uma lista de todas as pessoas que já visitaram Lula desde que ele foi preso.


GARFO E FACA

O jurista Miguel Reale Júnior e os advogados Antonio Mariz de Oliveira e Mário Sérgio Duarte Garcia foram ao almoço do Iasp (Instituto dos Advogados de SP) na sexta (2). O evento teve como convidado o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz. O advogado Belisario dos Santos Jr. e o desembargador do TJ-SP Antonio Carlos Malheiros estiveram lá. O encontro ainda teve a presença do advogado Alberto Toron e do presidente do Iasp, Renato Silveira. Os advogados Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Zanin Martins compareceram, assim como a advogada Daniella Meggiolaro, as conselheiras da OAB Daniela Libório e Patricia Massa e o advogado Marcelo Nobre.


NO BATUQUE 

Pinturas de cantores como Gilberto Gil, Cartola, Milton Nascimento, Pixinguinha e Clara Nunes estarão na mostra “A Música Negra Brasileira”, de Elifas Andreato, que será inaugurada no dia 20 de agosto, no Museu Afro Brasil, em SP. A abertura da exposição terá um bate-papo com Paulinho da Viola e Martinho da Vila.

PLATEIA 

A Secretaria Municipal de Cultura de SP abriu inscrições para a 10ª Edição do Prêmio Zé Renato, de apoio à atividade teatral na capital paulista. O edital distribuirá R$ 4 milhões em repasses para projeto inscritos até o dia 9 de setembro.

VERSÃO BRASILEIRA 

Embaixadas no Brasil de países como Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Inglaterra e Japão receberão um manual em inglês para entender a ação do Judiciário brasileiro em meio a crises institucionais. 

MADE IN BRAZIL 

Editado pela Conjur, o Brazil Justice Yearbook tem 324 páginas que também trazem perfis dos ministros da cúpula do Poder Judiciário do Brasil.


CURTO-CIRCUITO

A artista Adriana Oliver inaugura exposição na Galeria Houssein Jarouche. Neste sábado (3), às 10h.

Léo Maia faz show no brunch de Dia dos Pais promovido neste sábado (3) pela Marchon Brasil e a Lacoste na loja da Suplicy Cafés na Vila Olímpia. 

João Paulo Lorezon estreia a peça “Van Gogh - A Sombra”. Neste sábado (3), às 21h, no Teatro Viga.

Unibes recebe intervenção de Baixo Ribeiro e de outros seis artistas. Neste domingo (4).

com BRUNA NARCIZOBRUNO B. SORAGGIGABRIEL RIGONI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.