Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Dono da Havan é notificado pelo Ministério Público por uso da bandeira nacional

Luciano Hang diz que prefere ser preso a deixar de usar o símbolo em suas lojas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O empresário Luciano Hang, da Havan, está tendo problemas por usar a imagem da bandeira do Brasil. Há cerca de um mês, ele foi notificado pelo Ministério Público por colocar a flâmula em um cartão de compras que a empresa dá aos clientes.

O empresário Luciano Hang
O empresário Luciano Hang - Marcelo Chello/Folhapress

BANDEIRA

“Expliquei que a distribuição do cartão é gratuita e que fazemos isso como uma forma de patriotismo”, diz Hang. Um dos principais apoiadores de Jair Bolsonaro entre os empresários, ele costuma se vestir com um terno verde e gravata amarela.

CAIU NA REDE

Hang começou a receber também “interpelações pelas redes sociais” com questionamentos sobre o uso da bandeira nas lojas da rede. Eles invocam a lei sobre a apresentação dos símbolos nacionais. “Vou esperar para ser preso, mas não vou deixar de usar a bandeira”, diz Hang. Ele já falou com integrantes do governo Bolsonaro para que a lei seja alterada.

PALANQUE

O homem que quebrou o vidro da entrada no Congresso na quinta (29) e acabou preso divulgou seu plano um dia antes na internet. Em vídeo, Victor Rafael Herzog Pinto Neves ameaçava Bolsonaro, Lula, Ciro Gomes e o deputado federal Marco Feliciano (Podemos-SP). 

PALANQUE 2 

No Twitter, ele idealizava: “Objetivo é entrar no Congresso com uma AR-15 ou qualquer fuzil de assalto matando os cães estatais, e ir em direção a onde os políticos se concentram em um dia de grande movimento...”. Sua conta foi suspensa ontem.

NA ROÇA 

A Justiça do Trabalho do Mato Grosso marcou para outubro uma audiência para discutir ação pedindo que produtores rurais sejam proibidos de usar agrotóxicos com o princípio ativo glifosato. 

AGRO 

“O veneno atua na agricultura para matar ervas daninhas, mas, em contrapartida, é altamente tóxico e causa agravos à saúde, sobretudo para a população de trabalhadores rurais, que tem contato direto com a substância”, diz o texto. A ação foi protocolada pelos Ministérios Públicos do Trabalho, Federal e Estadual. As associações de produtores disseram que ainda não vão se manifestar.


EM FOCO

A empresária Lucilia Diniz e o presidente do conselho de administração do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, foram à abertura da mostra “Foto MIS 2019”, na quinta (29), no Museu da Imagem e do Som. O artista Emanoel Araújo,o fotógrafo João Farkas e o secretário estadual de Cultura e Economia Criativa de SP, Sérgio Sá Leitão, também passaram por lá.


COLDRE 

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal de São Paulo aprovou um projeto de resolução que pode causar a perda de mandato de vereadores que portarem arma de fogo dentro da Casa. O texto ainda precisa ser votado em plenário. 

VAZIO 

O porte de armas na Câmara por vereadores já é vetado pelo regimento interno da instituição. O novo projeto, assinado pelo presidente da Casa, Eduardo Tuma (PSDB), dá à corregedoria a premissa de abrir processo para cassação de mandato por esse motivo.

CALIBRE 

A Câmara já teve vereadores policiais, mas não há registro de que tenham ido ao plenário armados.

COMO UMA ONDA  

A atriz Giovanna Lancellotti é a nova embaixadora da Greenpeace e será a única brasileira a estar no novo navio da organização, o Esperanza. A embarcação irá navegar do Ártico até a Antártica para protestar pela proteção dos oceanos.

SCRIPT  

Giovanna embarcará na segunda-feira (2), na Guiana Francesa e ficará sete dias à bordo do navio.

PALCO 

A peça “Nefelibato”, dirigida por Fernando Philbert, terá uma sessão exclusiva para moradores em situação de rua no Espaço Cia da Revista, em São Paulo. 

A apresentação, que ocorrerá no dia 13 de setembro, foi fechada em acordo com a Secretaria Municipal da Assistência Social.

TRAÇO 

O artista Manu Maltez vai expor 70 obras produzidas nos últimos 15 anos na mostra “Fábulas Incontornáveis”. A exposição abre no próximo dia 3, na galeria São Paulo Flutuante, no bairro dos Jardins. 


REUNIÃO LEGAL

O ex-prefeito Fernando Haddad e os advogados Antonio Cláudio Mariz de Oliveira e Alberto Toron 
foram ao jantar em homenagem ao professor Juarez Tavares, na quarta (28), em SP. Os também advogados Fábio Tofic Simantob, Carol Proner, Pedro Serrano, Fabiano Silva dos Santos e Marco Aurélio de Carvalho também compareceram.


CURTO-CIRCUITO

A dupla Patuscada faz show infantil no Instituto Bricante, em São Paulo. Neste sábado (31), às 16h.

O pintor Felipe Goés participa do projeto “Fala do Artista”. Neste sábado (31), na Galeria Kogan Amaro.

Celso Brandão inaugura individual “Caixa-Preta”, com curadoria de Miguel Rio Branco. Neste sábado (31), às 11h, na Caixa Cultural São Paulo.

Johnny Hooker e Flilipe Catto apresentam o show “Persona”, criado para a abertura da exposição “Entre Gêneros”. Hoje, na Casa Natura Musical. Neste sábado (31). 

O curador francês Marc Pottier estreia a exposição ao ar livre "Árvore! - A tragédia da paisagem". Neste sábado (31), na praça Adolpho Bloch. 

com BRUNA NARCIZOBRUNO B. SORAGGIGABRIEL RIGONI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.