Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Itamaraty nega informação sobre política de gênero a associação LGBT

Diplomatas receberam instruções de que assunto se resume a masculino ou feminino

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Itamaraty indeferiu um pedido da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos para ter acesso aos documentos que orientaram diplomatas a reiterar que o governo brasileiro entende que “a palavra gênero significa o sexo biológico: feminino e masculino”.

PERIGO 

O Ministério das Relações Exteriores justificou a negativa afirmando que o tema é “sensível para a condução de negociações internacionais do país”. Citou ainda, em resposta ao movimento, um decreto que afirma que “são passíveis de classificação as informações consideradas imprescindíveis à segurança da sociedade ou do Estado”.

O palácio do Itamaraty
O palácio do Itamaraty - Pedro Ladeira/Folhapress

ME DÊ MOTIVO 

O ministério afirma à coluna que a Lei de Acesso à Informação prevê várias razões que podem justificar a classificação de documentos, não se limitando apenas a segurança nacional.

CANETA 

O ex-ministro Gustavo Bebianno está rascunhando um livro de memórias do período em que fez campanha para Jair Bolsonaro, e também dos meses que passou na Secretaria-Geral da Presidência.

JORNADA 

O ministro Onyx Lorenzoni (DEM-RS), da Casa Civil, nomeou um comentarista de rádio de seu estado, o Rio Grande do Sul, como assessor especial. O jornalista Fábio Marçal já trabalhava no governo de Michel Temer, em outro cargo.

VOZ 

Marçal diz que foi autorizado pela Comissão de Ética da Presidência, e que o trabalho na rádio serve como “diversão. Não estou lá para favorecer Onyx nem ninguém”.

NO AR 

Em julho, por exemplo, Marçal afirmou ao vivo que “hoje quem não dormiu foi o ministro Onyx Lorenzoni porque ele teve essa grande vitória na Comissão Especial”, referindo-se à votação da reforma da Previdência.

MICROFONE 

“Se acharmos que ele está usando seu trabalho como assessor, ele vai ser retirado. Mas não percebemos esse conflito de interesse”, diz o gerente-geral da rádio Guaíba, Nando Gross. “Pelo contrário: ele separa bem as duas coisas”, completa.


 

A diretora Fernanda Young e a atriz Fernanda Nobre
A diretora Fernanda Young e a atriz Fernanda Nobre - Bob Wolfenson

É O AMOR

As atrizes Fernanda Young e Fernanda Nobre interpretarão um casal homossexual na peça “Ainda Nada de Novo”, que estreia em setembro, no Centro Cultural SP 


DICIONÁRIO 

O maestro João Carlos Martins vai lançar um novo livro ainda neste ano: “João-de A a Z”. Cada letra corresponderá a uma lição ou história de vida. Ele diz que as principais letras são D, de determinação e disciplina, e M, de música.

ETERNO APRENDIZ 

“Foi através da disciplina que superei todos os obstáculos da minha vida”, diz. “Ela é necessária para o que nos parece quase impossível.” Já a música “salvou a minha vida”.

ETERNO APRENDIZ 2 

Aos 64 anos, ele descobriu que não poderia mais tocar piano, por causa de problemas nas mãos. Ficou perdido, sem saber o que fazer.

E se redescobriu na regência.

VIAGEM 

O diretor carioca André Heller-Lopes vai montar nos Estados Unidos uma ópera que se passa na Amazônia. 

O espetáculo “Florencia em el Amazonas” vai estrear na Universidade de Yale em 2020, e tem como autor o compositor mexicano Daniel Catán.


O jornalista Edney Silvestre lançou o livro “O Último Dia da Inocência” na Livraria Martins Fontes da avenida Paulista, na quinta (15). As atrizes Ana Lúcia Torre, Lidi Lisboa e Bárbara Paz estiveram lá. 


MELHOR ASSIM 

O ministro Celso de Mello, do STF (Superior Tribunal Federal), recusou gentilmente todas as tentativas de homenageá-lo pelos 30 anos em que está na corte. Discreto na vida pessoal, o magistrado costuma se pronunciar fora de julgamentos apenas em momentos que considera de extrema gravidade.

PAPEL E CANETA 

Mulheres representam 68,5% dos jornalistas registrados na Associação de Jornalistas de Educação. Segundo estudo da instituição, 58,2% dos seus membros têm rendimento mensal de até R$ 6.986. A pesquisa será lançada nesta segunda (19).

PROFESSORA DOUTORA 

A professora Débora Garofalo receberá nesta segunda (19) o “Certificado de Boas Práticas da Escola de Gestão e Contas Públicas” do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP).

ELITE MUNDIAL 

Débora ficou neste ano entre os dez finalistas do Global Teacher Prize, também conhecido como o “Oscar da educação”. A professora desenvolveu na rede municipal um projeto que ensina alunos a construir projetos de robótica a partir do lixo jogado nas favelas.


A apresentadora Ana Maria Braga, o jornalista Rodrigo Bocardi e o cônsul-geral da Itália em São Paulo, Filippo La Rosa, estiveram no jantar organizado pela Agência Nacional Italiana de Turismo no restaurante Felice e Maria, na quinta (15).


CURTO-CIRCUITO

A professora de Stanford Jo Boaler participa do 2º Seminário Internacional de Mentalidades Matemáticas. Em 18 e 19 de setembro, no Espaço Immensità. ​

Salomão Schvartzman será homenageado nesta segunda (19), no Teatro Anne Frank. 

Fotos feitas por Luciano Amado nas filmagens do documentário “O Incerto Lugar do Desejo”, com Maria Fernanda Candido, serão exibidas no Cine Petra Belas Artes a partir desta segunda (19).

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI, GABRIEL RIGONI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.