Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Justiça autoriza PF a investigar relação de Odebrecht com jornalistas

A relação de qualquer pessoa com repórteres é protegida pelo sigilo da fonte, previsto na Constituição

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Polícia Federal pediu à Justiça autorização para acessar, numa operação de busca e apreensão, “documentos físicos” que indicassem relacionamento de Maurício Ferro, genro de Emílio Odebrecht e ex-executivo da empreiteira, com “jornalistas e veículos de imprensa”.

 
Fachada da Odebrecht, em São Paulo
Fachada da Odebrecht, em São Paulo - REUTERS

EM FRENTE 

A relação de qualquer pessoa com repórteres é protegida pelo sigilo da fonte, previsto na Constituição. Ainda assim, a juíza Gabriela Hardt, da 13ª Vara Federal de Curitiba, autorizou a medida.

TARDE DEMAIS 

A operação foi desencadeada na sexta (23). A apreensão dos documentos na casa de Ferro acabou não se concretizando porque, quando os mandados foram expedidos, ele já havia sido preso em outra operação. E sua casa já tinha sido vasculhada.

PEDRA 

A PF justificou o pedido afirmando que há indícios de tentativa de obstrução das investigações envolvendo a empresa e a imprensa.

PÉ DO OUVIDO 

Na representação, os policiais relatam um suposto conselho recebido por Marcelo Odebrecht, ex-presidente da construtora, para que ele divulgasse a jornalistas que a Suíça estaria repassando documentos aos investigadores brasileiros.

PODE SER 

Segundo a PF, isso seria feito “de modo a transparecer que teria ocorrido violação do sigilo das informações” por agente público, o que atrapalharia as investigações. No pedido, a PF não mostra evidências de que isso tenha ocorrido.

APAGÃO 

Rosangela Moro, mulher do ministro Sergio Moro, da Justiça, retirou de sua conta no Instagram a foto em que mostrava a mesa posta para o jantar, à espera do marido. Nela, a advogada dizia: "Sorry, feministas. Mas AMO cuidar de quem eu Amo".

CORRERIA 

Questionada, ela disse: “Nem tive tempo de entrar no Instagram hoje [segunda, 26] e acho que só vou entrar no fim do dia, tá bom?”. E desligou o telefone.

CAIU NA REDE 

O post causou polêmica não apenas pela provocação às feministas mas também pela disposição das louças na mesa de jantar.


PREPARA

A cantora Anitta se apresentou no Farraial Sertanejo 2019, em SP, no sábado (24). O namorado dela, o surfista Pedro Scooby assistiu ao show. O filho do ator Fábio Assunção, João, a atriz Flávia Viana e a apresentadora Mari Palma passaram por lá.
 


VOCÊ POR AQUI? 

Maitê Proença reagiu às críticas por ter comparecido a uma manifestação a favor da Amazônia, na semana passada, no Rio. Ela foi atacada por quase ter virado ministra do Meio Ambiente de Jair Bolsonaro. O nome da atriz foi um dos cotados para assumir a pasta.

SACRIFÍCIO 

Além de dizer que não votou nele para presidente, Maitê explicou a amigos por que quase virou ministra. “Eu me dei em sacrifício quando um grupo de ambientalistas sugeriu que eu pudesse ser ministra”, disse a interlocutores.

MUITO AMOR 

A atriz afirma que não queria se associar ao bolsonarismo. Mas diz ter pensado que poderia “me cercar de gente tecnicamente embasada” para tocar a pasta. E que os bolsonaristas poderiam pensar “fora da caixa” e colocar no cargo alguém que “ama” o meio ambiente, ainda que não alinhado com eles.

BOLSO 

A Fundação Procon-São Paulo multou a companhia Gol Linhas Aéreas em R$ 3,5 milhões por “infringir o Código de Defesa do Consumidor (CDC)” durante a promoção que vendeu passagens por R$ 3,90.

ERRO 1 

Em junho, a empresa foi notificada pelo órgão após reclamações de consumidores que relataram problemas para efetuar a compra. 

ERRO 2 

Após isso, o Procon constatou que 78 dos 140 bilhetes que seriam comercializados foram vendidos para agências de viagem o que, segundo o órgão, seria um desrespeito ao Código de Defesa do Consumidor.

SILÊNCIO 

A empresa não irá comentar sobre o tema.

EM PAUTA 

A Câmara Municipal de Santos faz nesta terça (27) audiência pública para discutir o futuro da Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo).

PESO 

A empresa está sob pressão: há alguns dias, a PF fez operação de busca e apreensão para apurar casos de corrupção. Ela também foi incluída pelo governo Bolsonaro no rol das estatais que devem ser privatizadas.

SILÊNCIO 

O presidente da Codesp, Casemiro Tércio Carvalho, diz que não comparecerá à audiência. O plano dos vereadores era questioná-lo sobre o PDZ (Plano de Desenvolvimento e Zoneamento) do Porto de Santos, que pode transformá-lo em um terminal prioritariamente graneleiro.

OUTRO LADO

A Codesp afirma que declinou do convite em "função de o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do Porto de Santos estar em elaboração, com prazo para conclusão em novembro", e acrescentou que "recepcionará o material produzido na ocasião para ser internalizado no estudo".


NO PALCO

As atrizes Débora Falabella e Yara de Novaes protagonizam a peça “Neste Mundo Louco, Nesta Noite Brilhante”, que estreou na sexta (23) no Sesc Consolação, em SP. As também atrizes Cynthia Falabella e Pathy Dejesus compareceram.


CURTO-CIRCUITO

Ocorre nesta terça (27) o almoço de lançamento da collab Lool com Silvia Braz, em São Paulo.

A bartender Carine Desiderá prepara nesta terça (27) um coquetel exclusivo no Eugênia Café Bar.

A analista de comportamento Tatiana Grácia, ministra palestra na confraria SP do Mulheres Elétricas. Na quinta (29), às 18h30, no shopping Iguatemi.

O evento Body Time 2.0 ocorre na quinta-feira (29). A partir das 11h, na Rosset Concept Store.

por BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI, GABRIEL RIGONI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.