Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Osmar Terra discute lei para que dinheiro de Rouanet seja devolvido ao governo

Ministro da Cidadania diz que não se pode viver só de incentivo e criar produções sem público

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ministro da Cidadania, Osmar Terra, diz que a pasta já discute a alteração de leis de incentivo à cultura para que o dinheiro repassado a produções seja oferecido como um financiamento cujo valor deve ser devolvido ao Estado.

INGRESSO 

A devolução seria feita com dinheiro da bilheteria. “O que não pode é criar uma indústria [cultural] e transformar todo mundo em funcionário público. Terem incentivo, viverem só disso e não terem público [que veja as obras]”, afirmou o ministro à coluna.

O ministro da Cidadania, Osmar Terra
O ministro da Cidadania, Osmar Terra - Marcelo Camargo/Agência Brasil

ENTRE AMIGOS 

Na quinta (22), ele discursou para empresários num evento em SP e martelou a mesma tecla. “Temos bons filmes. Mas cinco, de 171, têm bilheteria. O cinema tem que buscar público. Não pode ser uma coisa só autoral, feita para a turminha do cineasta gostar já que o dinheiro dele está garantido”, disse.

SEMPRE... 

E Terra rebateu a crítica feita pelo ex-secretário especial de Cultura, Henrique Pires, de que o ministro “era extremamente democrático, mas virou a chave”

... O MESMO

“Não virei chave nenhuma. Sempre estive no mesmo lugar e pensei da mesma maneira. Ninguém pode dizer o contrário. Só quem está sendo demitido”, diz Terra.

TURMA 

A declaração do presidente municipal do PSDB de SP, Fernando Alfredo, de que “boa parte da turma” que votou pela permanência do senador Aécio Neves no partido é aquela “para quem ele distribuiu dinheiro” foi recebida com indignação por parte da cúpula da legenda, que classifica a fala como irresponsável.

HISTÓRIA 

Entre os que votaram com Aécio estavam lideranças históricas como José Serra, Pimenta da Veiga, José Aníbal e Teotônio Vilela —os quatro inclusive já presidiram o partido.

PASSO 

Paulo Hartung, conselheiro e articulador de uma possível candidatura presidencial de Luciano Huck, almoçou com o senador Randolfe Rodrigues em SP nesta semana.

COMPASSO 

O ex-governador do Espírito Santo, um entusiasta da candidatura de Huck, diz sempre aos interlocutores que essa é uma possibilidade —mas ainda não uma certeza.


BREVES CENAS

Os cineastas Jorge Furtado e Tadeu Jungle e o diretor de TV Del Rangel foram à abertura do 30º Festival de Curtas-Metragens de SP, no CineSesc, na quarta (21). A atriz Naruna Costa, a presidente da Spcine, Laís Bodanzky, o presidente do Instituto Tomie Ohtake, Ricardo Ohtake, e o diretor Aurélio Michiles também compareceram.


NOSSA MÃE

Gilberto Gil e Gal Costa unem suas vozes no álbum “Obatalá: Uma Homenagem à Mãe Carmen”, que celebra a filha de Mãe Menininha e atual Iyalorixá do terreiro de ​Gantois, na Bahia.

EM CORO 

As 19 faixas, a maioria no idioma yorubá, são interpretadas ainda por Marisa Monte, Jorge Ben Jor, Alcione, Zeca Pagodinho, Ivete Sangalo, Nelson Rufino, Daniela Mercury, Matheus Aleluia, Carlinhos Brown, Lazzo Matumbi, Margareth Menezes e Márcia Short.

ESCOLA 

“Esse trabalho tem uma função importante de registro, uma função didática, pedagógica, de instrução, de valorização e de referência para a Bahia e o Brasil. O candomblé é um elemento importante da civilização brasileira e este disco será um aspecto importante dele”, diz Gil.

RUPTURA 

A Secretaria Municipal de Cultura de SP montará um festival de peças de teatro e shows de artistas com deficiência. *O “Sem Barreiras” terá mais de 100 atividades em locais como Casa das Rosas, IMS, Itaú Cultural, Japan House, Masp, Sesc e SESI entre 17 e 22 de setembro.

MARKETING 

Os gastos da Prefeitura de São Paulo com publicidade institucional no primeiro semestre deste ano cresceram 57% em relação à metade final de 2018. Os custos em 2019 somam, até agora, mais de R$ 41 milhões.

COMPARAÇÃO 

Ainda assim, o custo equivale a pouco mais da metade do que foi usado com publicidade no mesmo período de 2018, ano eleitoral. Na ocasião, a prefeitura havia dobrado os gastos e priorizado campanhas de programas que eram vitrines de João Doria.

RANKING 

Neste ano, a campanha sobre a Operação Chuvas de Verão consumiu R$ 14 milhões e aparece em primeiro na lista dos maiores custos. 

RANKING 2 

Logo atrás vêm as divulgações sobre normas e boas práticas no Carnaval de Rua e descarte adequado do lixo.

VIRADA 

O “SP na Rua” 2019, que leva baladas para as vias do centro da cidade, ocorrerá em 28 de setembro, a partir das 20h. 

​As festas terminarão às 6h do dia seguinte.


REGISTRO DO TEMPO

O cineasta Bruno Barreto e o fotógrafo German Lorca estiveram na abertura da 13ª SP Foto, na quarta (21), no shopping JK Iguatemi, em São Paulo. A diretora da feira, Fernanda Feitosa, também compareceu. 


CURTO-CIRCUITO

A estilista Alessandra Ponce lança o livro “Alinhavos”. Nesta sexta (23), às 18h30, na Livraria da Vila da Fradique Coutinho.

Fernando Holiday, Gilberto Dimenstein, Leonardo Sakamoto e Vinicius Poit fazem debate exibido em suas redes sociais. Nesta sexta (23).

Será lançado nesta sexta (23), no hotel Unique, o anuário Origem 2019.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI, GABRIEL RIGONI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.