Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Peças de campanha do pacote anticrime de Moro são de forte apelo emocional

O governo deve liberar a campanha do projeto em cerca de 15 dias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O governo deve liberar a campanha do pacote anticrime de Sergio Moro em cerca de 15 dias —se nada de anormal acontecer.

O ministro Sergio Moro
O ministro Sergio Moro - José Cruz/Agência Brasil

GATILHO  

Os roteiros já estão finalizados e as peças são de forte apelo emocional: pessoas que quase morreram em tentativas de homicídio ou familiares de vítimas fatais fazem depoimento relatando que os assassinos nunca foram presos.

ETERNO 

A impunidade é creditada à lentidão do sistema de Justiça, amarrado por leis que permitiriam brechas para que, por meio de infinitos recursos, a pessoa consiga escapar da punição.

ETERNO 2 

Para defender, por exemplo, a proposta de prisão depois de condenação em segunda instância, a publicidade mostrará depoimento de uma vítima de tentativa de homicídio. O criminoso foi condenado, mas recorreu dezenas de vezes na Justiça —e o processo acabou prescrito.

PASSEIO 

O combate à regra que permite a saída de condenados por crimes hediondos da prisão em datas comemorativas como o Dia dos Pais será tratado num anúncio em que uma família perdeu um ente querido. 

FATAL 

A pessoa foi morta por um criminoso que gozava de uma das saídas temporárias previstas em lei.

GAVETA 

Um movimento de deputados quer acelerar a tramitação do pacote na Câmara para que Moro não consiga colocar a publicidade no ar.

VAI OU RACHA  

A ministra Damares Alves, dos Direitos Humanos, visitará, no fim do mês, as obras inacabadas do Memorial da Anistia, em Belo Horizonte (MG). A ela caberá a decisão de dar prosseguimento ou não à construção.

DE OLHO  

Tocada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), a obra já custou R$ 26 milhões —cinco vezes mais do que o previsto inicialmente, em 2009. A Polícia Federal investiga suspeitas de desvio de dinheiro público.

OUTRO LADO  

A UFMG afirma se manter “à disposição das autoridades, confiante que todas as circunstâncias serão esclarecidas”. E nada mais declara já que o processo está em segredo de Justiça.


AREIA DO TEMPO

A peça “Tutankáton”, escrita por Otavio Frias Filho, ex-diretor de Redação da Folha, estreou no Sesc Avenida Paulista na sexta-feira (9). O espetáculo é dirigido por Mika Lins e traz no elenco os atores Bete Coelho, Augusto Pompeo, Monalisa Silva e Daniel Infantini.


FREIO... 

O diretor de cinema Josias Teófilo diz que o principal interessado em patrocinar o projeto do seu documentário “Nem Tudo se Desfaz” desistiu do aporte depois do presidente Jair Bolsonaro sugerir que a Ancine (Agência Nacional do Cinema) revertesse a autorização dada a ele para captar recursos públicos.

... DE MÃO 

“Recentemente tomei conhecimento sobre a liberação para captação de R$ 530 mil via Ancine para produção de um filme sobre minha campanha nas eleições”, escreveu o presidente em uma rede social em julho. “Por coerência sugeri que voltassem atrás nessa questão. Não concordamos com o uso de dinheiro público também para estes fins”, seguiu. 

BOLSO 

“Fiquei muito triste”, diz Teófilo. Por enquanto, o diretor está bancando as entrevistas do documentário com recursos próprios. “Mas preciso do dinheiro para licenciar as imagens e contratar a equipe de edição.”

ROTA DE FUGA 

A Defesa Civil do Estado de SP aumentou a quantidade de simulações de abandono de cidades em situação de emergência neste ano.

Segundo o órgão, já foram realizadas 12 atividades em 2019, ante três no ano passado, uma em 2017 e duas em 2016.

FUGA 2 

Nesses simulados, as populações de áreas de risco são preparadas para reagir ao menor tempo possível em situações de emergência, como alagamentos e desabamentos. 

FUGA 3 

O primeiro treinamento em 2019 ocorreu em janeiro em São Luiz do Paraitinga, que foi atingida em 2010 por fortes chuvas. Ainda estão previstos mais quatro para este ano: em Campos do Jordão, Americana, São José do Rio Preto e Santos.

GOL DE PLACA 

O técnico do Palmeiras, Luiz Felipe Scolari, pode receber o título de Cidadão Paulistano. É o que propõe o vereador Reis (PT), que protocolou um projeto na Câmara Municipal para conceder a honraria ao treinador. O objetivo é homenagear a “linda trajetória e importância [de Scolari] para o país”.

PROFESSOR  

O projeto rememora a carreira do “polêmico treinador”. Cita títulos e frustrações por Grêmio e Palmeiras, passagens por Arábia Saudita, China e Inglaterra, a convocação de Cristiano Ronaldo quando comandou Portugal, o pentacampeonato com a seleção brasileira e o 7 a 1.



CURTO-CIRCUITO

O Centro de Liderança Pública faz jantar com presença de Rodrigo Maia. Na segunda (12), às 19h, na Casa Fasano.

O Mix Up Fashion Market faz edição na quinta (15) e na sexta (16), na Estação São Paulo.

André Singer debate no lançamento da revista Observatório Judaico dos Direitos Humanos no Brasil. Quarta (14), na Casa do Povo. 

Sócios do L.O. Baptista Advogados se reúnem com investidores na China.

com BRUNA NARCIZOBRUNO B. SORAGGIGABRIEL RIGONI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.