Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Senadores temem que Alcolumbre deixe posição de autonomia em relação a Bolsonaro

Parlamentares voltam do recesso nesta segunda-feira (5)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Senado volta do recesso nesta segunda (5) sob expectativa em relação à postura que o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), terá a partir de agora com o governo de Jair Bolsonaro.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e o presidente Jair Bolsonaro
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e o presidente Jair Bolsonaro - Pedro Ladeira/Folhapress

SERÁ  

Parlamentares de oposição temem: “Há um receio de que ele abandone a posição de maior autonomia em relação ao presidente”, diz o líder da oposição, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), conterrâneo de Alcolumbre e um dos articuladores de sua vitória para presidir o Senado.

LISTA 

Um dos sinais de que isso possa ocorrer teria sido emitido pelo próprio Bolsonaro: na semana passada, ele suspendeu duas indicações para o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). A leitura é que fez isso para permitir que Alcolumbre e outros senadores escolham os nomes para compor o colegiado.

LISTA 2 

As principais pautas dos próximos meses vão tramitar no Senado —como a reforma da Previdência. Já nas primeiras semanas a Casa vai decidir se Eduardo Bolsonaro pode ser embaixador nos EUA, como quer o pai, e terá que referendar —ou recusar— o nome que o governo indicar para a PGR (Procuradoria-Geral da República).

NA RUA 

A deputada Carla Zambelli (PSL-SP) vai pedir a expulsão do deputado Alexandre Frota (PSL-SP) do partido.

NÃO PODE 

“Ele ataca o presidente Jair Bolsonaro sem apresentar nenhum argumento concreto e ainda se pronuncia por diversas vezes em nome do partido, dando a entender que seria a opinião da maioria”, diz a parlamentar.

REPROVADO 

Zambelli lembra que Frota já afirmou que Bolsonaro é sua “maior decepção” e que dava nota 4 ao governo.

BATE, CORAÇÃO 

“Tem muita gente no PSL que é na verdade do PSDB. Que mudem logo de partido”, afirma. Ela apresentará uma representação ao Conselho de Ética da legenda.

AUTOAJUDA 

O astronauta e ministro Marcos Pontes, da Ciência e Tecnologia, dará palestra no Congresso Uniodonto Campinas no fim do mês. O tema: “É possível! Como transformar seus sonhos em realidade”.


O cantor e músico François Muleka
O cantor e músico François Muleka - Karime Xavier/Folhapress

PARTITURA

Depois de acompanhar a cantora Luedji Luna em turnê pela Europa e pelo Canadá, o cantor e instrumentista François Muleka faz show no Blue Note SP nesta terça-feira (6); ele tocará músicas do EP “Couragem”


SEM SABER 

A Defensoria de SP ingressou com ação de indenização de R$ 500 mil contra o estado em favor de Janaina Aparecida Quirino, 37. Mãe de oito filhos, ela alega ter sido submetida a laqueadura sem que desse consentimento. A cirurgia foi solicitada pelo promotor Frederico Barruffini em maio de 2017. A Justiça autorizou o procedimento.

PAPEL E LÁPIS 

A Defensoria alega que houve violação de direitos humanos, ilegalidade no processo e que Janaina não foi assistida por advogados. Diz também que ela é analfabeta funcional —assina o próprio nome, mas não sabe ler nem escrever. 

IMENSO VAZIO 

No ano passado, a Defensoria argumentou que Janaina assinou documento concordando com a esterilização em um processo que nem deveria existir.


JOGO DE CENA

A atriz Christiane Torloni está no espetáculo “Master Class”, que estreou na quinta (1º), no Teatro Procópio Ferreira. O ator Carlos Casagrande e a cantora Simone compareceram.


RELÓGIO 

O Sesc Piauí está aguardando a autorização de Bolsonaro para batizar com o nome dele uma escola militar que será aberta na cidade de Parnaíba. “Não estamos homenageando o Bolsonaro. Ele é que irá nos homenagear se aceitar colocar seu nome em nossos anais”, diz o presidente do conselho regional do Sesc-PI, Valdeci Cavalcante. 

SÍMBOLO 

“O presidente está salvando o Brasil da deterioração. Ele representa para as pessoas de bem um símbolo de restauração”, diz Cavalcante. 

DISCIPLINA  

A escola terá entre as suas disciplinas uma de educação moral e cívica. “Ela será ministrada por oficiais das Forças Armadas e da Polícia Militar, além de empresários e trabalhadores de bons costumes. Os estudantes vão aprender sobre civismo, patriotismo, disciplina e a respeitar os símbolos nacionais”. 

MODELO 

Cavalcante acredita que a escola poderá servir de modelo para outros estados e diz que mais de 600 pais já demonstraram interesse em matricular seus filhos nela.

ESTRADA 

O novo filme do cineasta francês Olivier Assayas, “Wasp Network”, vai abrir a 43ª Mostra Internacional de Cinema em SP, que ocorre de 17 a 30 de outubro. O evento organizará retrospectiva com mais de dez títulos do diretor.

RSVP 

O longa foi produzido por Rodrigo Teixeira e está na seleção principal do Festival de Cinema de Veneza. E os atores Gael García Bernal e Wagner Moura, que estão no elenco da produção, confirmaram presença no evento de abertura da mostra.


MEMÓRIAS

O ex-ministro Celso Lafer e o economista Pérsio Arida estiveram no lançamento do livro “Mr. Babenco – Solilóquio a Dois sem Um”, da atriz Bárbara Paz. O evento ocorreu na quinta (1º), na Livraria da Vila da alameda Lorena, em SP. 


CURTO-CIRCUITO

Luiz Felipe Pondé lança o livro “Como Aprendi a Pensar”. Na segunda (5), às 19h, na Saraiva do shopping Eldorado. 

Entidades ligadas ao setor audiovisual de SC, PR, RS, ES e MG fizeram carta aberta manifestando apoio à Ancine (Agência Nacional do Cinema).

A Japan House faz coquetel de abertura da exposição sobre o arquiteto Tsuyoshi Tane. 

com BRUNA NARCIZOBRUNO B. SORAGGIGABRIEL RIGONI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.