Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

STF nega absolvição sumária de ex-primeira dama Marisa Letícia

Depois da morte dela, em 2017, o então juiz Sergio Moro já havia negado pedido semelhante

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O STF (Supremo Tribunal Federal) negou pedido dos advogados de Lula para que a ex-primeira-dama Marisa Letícia fosse absolvida sumariamente dos processos a que respondia quando estava viva.

Velório de dona Marisa Leticia, esposa do ex-presidente Lula, no sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em 2017
Velório de dona Marisa Leticia, esposa do ex-presidente Lula, no sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em 2017 - Marlene Bergamo/Folhapress

EU NEGO 

Depois da morte dela, em 2017, o então juiz Sergio Moro negou pedido semelhante e apenas extinguiu a punibilidade de Marisa.

SINGULAR

Os defensores recorreram ao STF. Só um dos ministros, Ricardo Lewandowski, votou a favor do pedido. O julgamento foi realizado no plenário virtual da corte.

GELO 

Na terça (27), mensagens reveladas pelo UOL e o site The Intercept Brasil mostraram procuradores da Lava Jato ironizando a morte da ex-primeira-dama e o luto de Lula, tanto no velório dela quanto no do neto Arthur, 7.

MUITA RAIVA

A reportagem gerou um desabafo de Marlene Silva, nora de Lula e mãe de Arthur. “Esses senhores [procuradores] não são humanos, não é possível, deu náusea, nojo, tristeza, perplexidade, indignação, raiva, muita raiva, choro... o que estão fazendo conosco!”, disse ela em uma rede social fechada aos amigos. “Nos deixem em paz.”

NÃO PODE

A atriz Janine dos Reis de Souza diz ter sido excluída de um comercial da Caixa Econômica Federal após a produção encontrar postagens dela em redes sociais com críticas a Jair Bolsonaro

VOCÊ NÃO

“Um dia depois do trabalho concluído, me avisaram que acharam meu posicionamento. E que portanto não usariam a minha imagem”, diz ela.

FOI ANTES

Uma cláusula do contrato com a CEF obrigava a atriz a “não se manifestar publicamente, inclusive através de redes sociais, sobre o governo federal” ou sobre o presidente. Mas ela alega que as críticas foram postadas meses antes da assinatura.

NÃO FOI ISSO

A CEF afirma que não existe orientação sobre a conduta pessoal de seus contratados. As agências teriam apenas que “preservar a da imagem do banco”. A agência Artplan nega que o motivo do corte tenham sido as críticas e diz que outros atores também não entraram no material final.


A atriz Sonia Braga
A atriz Sonia Braga concedeu entrevista exclusiva para a revista Vogue Brasil de setembro - Henrique Gendre

POSE

A atriz Sonia Braga concedeu entrevista à revista Vogue Brasil de setembro; ela dedica a atuação no filme “Bacurau” a Marielle Franco e diz que “geralmente acontece deste jeito: os filmes aparecem e estou pronta para eles” 


EU QUERO 

Prefeitos de todo o país vão pleitear os recursos que as nações do G7, as mais ricas do mundo, estão oferecendo ao Brasil.

EU TAMBÉM

Como Jair Bolsonaro desdenhou da ajuda, Jonas Donizette, prefeito de Campinas e da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), e Bruno Covas, prefeito de SP e vice-presidente de Mudanças Climáticas da entidade, vão formalizar uma solicitação aos embaixadores dos países pedindo que os recursos sejam destinados aos municípios.

NA GRADE

A TV Bandeirantes oferece nesta quarta (28) almoço no Espaço Traffô, em SP, para apresentar a grade de programação de 2020. Uma das novidades é a exibição do reality de finanças “Me Poupe”, com Nathalia Arcury. O canal dela tem 3,9 milhões de inscritos no YouTube.

TALHER

O Secretário de Comunicação, Fabio Wajngarten, e a mulher dele, Sophie, recebem nesta quarta (28), Dia Nacional do Voluntariado, convidados para um jantar seguido de palestra de Fábio Silva, do Transforma Brasil, especialista no tema.

TALHER 2

Entre os convidados estão Luiz Antônio Nabhan Garcia e os empresários Elie Horn e Meyer Nigri

SINAL...

O advogado Alberto Toron fará nesta quarta (28) um desagravo aos colegas Dora Cavalcanti, Augusto Arruda Botelho e Nelson Jobim no 25º Seminário Internacional de Ciências Criminais. Os três foram envolvidos em um inquérito criminal “indevidamente, por conta do exercício da advocacia”, diz ele

.... AMARELO

Na semana passada, a PF pediu à Justiça para acessar documentos que mostrassem tratativas dos profissionais com a Odebrecht.


LUZ, CÂMERA, AÇÃO

Os atores Selton Mello, Fabiula Nascimento e Zé Carlos Machado compareceram ao lançamento da série “Sessão de Terapia”, no Rooftop Augusta, em SP, na segunda (26). As atrizes Lívia Silva e Cecília Homem de Mello também passaram por lá.


CURTO-CIRCUITO

Maria Bethânia e Liniker fazem show para convidados em festa de 50 anos da Natura. Nesta quarta (28), na Casa Natura Musical. 

O documentário “Plantão Judiciário”, de Daniel Brunet, será exibido nesta quarta (28). Às 8h30, na Universidade Cruzeiro do Sul, e às 19h na Unip.

O A.C. Camargo Cancer Center anuncia expansão com quatro novas unidades e a ampliação da de Santo André. 

Marisa Orth e Miguel Falabella são os mestres de cerimônia do Prêmio Master Imobiliário. Nesta quarta (28), às 19h, no Clube Monte Líbano.

por BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI, GABRIEL RIGONI e VICTORIA AZEVEDO

Erramos: o texto foi alterado

O nome do prefeito de Campinas é Jonas ​Donizette, não Jair Donizette, como foi erroneamente grafado na nota "Eu Também". O texto foi corrigido. 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.