Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Vitória inédita de Lula no STF é vista com otimismo por petistas próximos

Corte vetou transferência do ex-presidente de Curitiba para São Paulo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A possibilidade de Lula ser solto, como pediu a defesa no habeas corpus apresentado na quarta (7) ao STF (Supremo Tribunal Federal), foi afastada por ministros da Corte em conversas preliminares antes do julgamento do caso —o que fez com que o ministro Edson Fachin sequer a levasse ao plenário.

MILAGRE 

A confusão gerada pela decisão da juíza Carolina Lebbos, da 12ª Vara Federal e responsável pela execução da pena do ex-presidente, de transferir Lula para São Paulo acabou sendo encarada por pessoas próximas ao petista como um mal que vem para o bem: o STF se contrapôs em peso a uma decisão de Curitiba, fato considerado inédito em processos do ex-presidente.

POR POUCO 

As raras vitórias de Lula no STF são sempre apertadas, e na 2ª Turma do tribunal, ou por decisão liminar.

POR POUCO 2 

No caso mais notório, em que a corte julgou o habeas corpus que poderia impedir a prisão do ex-presidente, no ano passado, o placar foi de 6 a 5 —contra ele.


 

A diretora Neyde Veneziano e o ator Paulinho Goulart
A diretora Neyde Veneziano e o ator Paulinho Goulart - Danilo Verpa/Folhapress

SOBEM AS CORTINAS

O ator Paulo Goulart Filho está na peça “Francesco”, com direção de Neyde Veneziano; o espetáculo, com texto do dramaturgo italiano Dario Fo, estreia nesta quinta (8), no Centro Cultural Banco do Brasil de SP. 


MEIA VOLTA 

A Câmara dos Deputados deve acelerar a análise do projeto anticrime de Sergio Moro. Mas não necessariamente para apoiá-lo.

SECO 

A ideia é desidratar parte dele e levar à votação no plenário antes que o governo federal autorize a veiculação de propaganda a favor da proposta.

FORA DO AR 

Com isso, na visão de parlamentares, Moro não conseguiria usar o palanque publicitário para reforçar sua imagem.

CORTE 

O prefeito Bruno Covas (PSDB-SP) devolveu 90 celulares usados por servidores de seu gabinete e da Secretaria de Governo. Segundo a prefeitura, a ação reduz de 
R$ 19 mil para R$ 3,3 mil o gasto mensal com telefonia. 

CANJA 

E Covas se reuniu com Carlinhos Brown para falar de um projeto de educação ambiental inspirado em um trabalho do músico em Salvador. Brown aproveitou para apresentar ao prefeito a música com letra sobre SP que lançará no Carnaval paulistano.


CANTE COMIGO

A atriz Carolina Dieckmann estreou o show “Karolkê”, na terça (6), com seu filho José na plateia. Os músicos Pretinho da Serrinha e Vinícius Feyjão participaram do espetáculo, realizado no Teatro Porto Seguro. A cantora Mariana Aydar passou por lá. 


NEGATIVADA 

A Serasa Experian foi suspensa de prestar serviço ao Detran SP por não cumprir exigências mínimas. Segundo a Prodesp, companhia de processamento de dados do governo de SP, a empresa “está impedida” de atuar na transmissão de dados para registro de contratos de financiamento de automóveis “até a regularização de sua situação”. 

NA PRAÇA 

O Detran SP exige que empresas credenciadas para prestar esse serviço ofereçam dois links de transmissão eletrônica de dados, a chamada redundância. A Serasa Experian apresentou apenas um —e procurou o Detran para propor um meio de transmissão alternativo (VPN) como solução temporária. 

PRAÇA 2 

Outras oito empresas se encontram na mesma situação, afirma a Prodesp. A Serasa Experian diz que a norma prevê a “criação temporária de VPN” em “situações determinadas” e que “com relação ao link de redundância, há procedimentos técnicos em fase de finalização”. O Detran SP confirma. 

RASCUNHO 

O vereador Fernando Holiday (DEM-SP) protocolou na Câmara um projeto de lei que modifica o Programa Municipal de Fomento ao Teatro, da Secretaria Municipal de Cultura. “O conceito geral da proposta é criar critérios mais rígidos e tentar tirar características partidárias das seleções dos projetos”, diz Holiday.

RASCUNHO 2 

Entre as propostas feitas pelo vereador estão que cooperativas e associações só poderão inscrever um único projeto e que não poderão ser selecionados espetáculos que “louvem, apoiem e estimulem atividades criminosas ou agentes criminosos, regimes hostis à liberdade e à democracia e radicalismo político”.

PLATEIA 

Holiday marcou uma reunião aberta ao público para discutir esse projeto de lei. O encontro será no dia 15 de agosto na Câmara Municipal.

PRÊMIO 

A Latin Artis, federação ibero-americana de associações de gestão coletiva de intérpretes do audiovisual, concedeu um certificado ao secretário de Cultura e Economia Criativa de SP, Sérgio Sá Leitão, por seu trabalho e contribuição à cultura. 

PRÊMIO 2 

O documento foi entregue pelo presidente-executivo do Interartis Brasil, Victor Drummond, e pelo ator Jorge Pontual na quarta (7).


TELONA

A atriz Vivianne Pasmanter esteve na abertura do 23º Festival de Cinema Judaico de SP, no clube Hebraica, no domingo (4). O professor José Luiz Goldfarb e o crítico Evaristo Martins de Azevedo também compareceram.


CURTO-CIRCUITO

Paulo Caruso faz caricaturas de músicos durante o show “Choro, Chorinho, Chorões”. No Memorial da América Latina, em 13 de agosto.

Arnoldo Wald Filho e Samantha Mendes Longo, participam de seminário nesta quinta (8), às 13h30, na Fiesp. 

Marcio Kogan debate em evento da Idea!Zarvos. Nesta quinta (8), às 19h, na r. Natingui, 442.

A Casa Tegra recebe a mostra In Pixels. Nesta quinta (8), às 17h.

Maria Elisa Coelho e Gustavo Annecchini lançam o livro “Bluebell”. Nesta quinta (8), às 19h, na Livraria Cultura do Iguatemi.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI, GABRIEL RIGONI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.