Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Aras julgará Dallagnol em outubro e pode impor a ele primeira derrota

Aras fazia até agora ressalvas e elogios à Lava Jato; no julgamento, terá que tomar um lado claro no tema

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

​O primeiro teste de Augusto Aras em relação à Lava Jato já tem data certa: no dia 8 de outubro, o novo procurador-geral da República participará do julgamento de Deltan Dallagnol no CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público).

O novo procurador-geral da República, Augusto Aras
O novo procurador-geral da República, Augusto Aras - Pedro Ladeira/Folhapress

RISCO 

É o primeiro caso em que Dallagnol corre o risco de sofrer uma derrota: o placar do caso —um pedido de Renan Calheiros (MDB-AL) para que Dallagnol responda a processo disciplinar por fazer campanha contra ele na internet —já está em 7 a 2, de um total de 14 votos.

LADO 

Aras tinha conseguido até agora se equilibrar, fazendo ressalvas e elogios à Lava Jato. No julgamento, terá que tomar um lado claro no tema.

FAQ 

A índia Ysani Kalapalo, que acompanhou Jair Bolsonaro na ONU, diz que desenvolveu no YouTube a teoria da “pepeka fechada” das índias do Xingu como resposta à dúvida de um seguidor. “Há sete anos, faço perguntas e respostas com meu público”, afirma. “Pelo jeito, essa turminha a que você pertence, essa esquerdalha, está descobrindo o meu canal agora.” Assista ao vídeo abaixo:

TOP

A filmagem, com mais de 720 mil visualizações, voltou a ser distribuída em grupos de WhatsApp depois que Ysani foi à ONU com Bolsonaro.

ESTUDO

Nela, Ysani explica “por que a pepeka das índias do Xingu é fechada”. É porque elas “não usam calcinha”. Segundo a índia, os homens que visitam o Xingu “reparam muito para ver a comparação da pepeka das mulheres da cidade e das mulheres tribais”.

FOCO 

O deputado Major Vitor Hugo (PSL-GO), líder do governo que levou a índia à Câmara dos Deputados na quarta (25), diz que a fala não causa desconforto. “Me interessa o alinhamento dela com a direita. Não tenho expectativa sobre vídeos.” Detalhe: ele afirma desconhecer a teoria da “pepeka”. “Não vi o vídeo.”

PRATA 

O MST receberá a mais alta honraria oferecida pela Câmara Municipal de SP: a salva de prata. A iniciativa é do vereador Jair Tatto (PT-SP). Ela será entregue no dia 18 de outubro a João Pedro Stedile, coordenador do movimento.


A chef Paola Carosella
A chef Paola Carosella - Bruna Castanheira

TIC-TAC

A chef Paola Carosella é uma das fotografadas para a reportagem sobre o envelhecimento na revista Vogue Brasil de outubro


AÇÃO E REAÇÃO 

O artista Cildo Meireles afirmou que o diretor Roberto Alvim, do Centro de Artes Cênicas da Funarte, “merece um chute nos traseiros” pelos ataques que fez à atriz Fernanda Montenegro. “É mais uma barbaridade das autoridades do país. Um absurdo chamar um dos tesouros nacionais de sórdida.”

ESCUDO 

Alvim diz que defendeu o governo Jair Bolsonaro de “acusações falaciosas” depois que a atriz apareceu em uma foto como bruxa prestes a ser queimada em uma fogueira de livros.

SAIDEIRA

Servidores da Ancine (Agência Nacional do Cinema) homenagearam a diretora Debora Ivanov, que deixa o cargo no próximo dia 1º.

SAIDEIRA 2

Em breve discurso, Debora agradeceu aos funcionários por sua “garra”, “maturidade” e por manter a agência em “pleno funcionamento apesar das instabilidades ao longo dos quatro anos [de sua gestão]”. Mais de 100 servidores estiveram presentes.

BIS 

Belô Velloso gravou uma versão do hit “Eu Sei de Cor”, da sertaneja Marília Mendonça. O single será lançado nas plataformas digitais no dia 4 de outubro pela Biscoito Fino. 

POESIA

O cantor e compositor Jean Garfunkel apresentará canções, poemas e crônicas de sua autoria em show no domingo (29) no Bar do Alemão, em São Paulo. O show terá participação do flautista e bandolinista Pratinha Saraiva.

EM PAUTA 

O ministro da Justiça, Sergio Moro, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e o presidente da Natura, Guilherme Leal, participarão de um evento organizado pela revista The Economist em SP. O Brazil Summit 2019 ocorre no dia 24 de outubro.


PAPO ECONÔMICO

O ex-ministro da Fazenda Guido Mantega e o ex-prefeito de SP Fernando Haddad e sua mulher, Ana Estela Haddad, foram ao lançamento do livro “O Brasil Não Cabe no Quintal de Ninguém”, do economista Paulo Nogueira Batista Jr., na Livraria Cultura, em SP, na quarta (25). O jurista Rubens Ricupero, o ex-senador Aloysio Nunes e os economistas Luiz Gonzaga Belluzzo e José Márcio Rego passaram por lá.


CURTO-CIRCUITO

O Instituto dos Advogados de São Paulo promove almoço-debate com o diplomata Roberto Azevêdo, diretor-geral da Organização Mundial do Comércio. Hoje, às 12h, no Hotel Intercontinental, em SP.

O coreógrafo Justin Neto ensinará passos de dança para música do rapper Drake. Hoje, às 15h50 e às 19h30, no espaço Arena do Itaú, no Rock in Rio. 

O ex-secretário de Segurança Pública do Paraná Luiz Fernando Delazari passou a integrar o França da Rocha & Advogados Associados.

com BRUNO B. SORAGGIGABRIEL RIGONI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.