Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Comissão de Mortos e Desaparecidos investigará ex-presidente afastada por Bolsonaro

Há suspeitas de que Eugênia possa ter favorecido terceiros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos deve abrir nos próximos dias um procedimento para investigar a ex-presidente Eugênia Gonzaga.

DANÇA DAS CADEIRAS 

Ela foi afastada neste ano pelo presidente Jair Bolsonaro. Ele também trocou outros quatro membros da comissão, que foram substituídos por pessoas alinhadas ao governo.

A ex-presidente da Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos da Presidência da República Eugênia Gonzaga
A ex-presidente da Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos da Presidência da República Eugênia Gonzaga - Diego Padgurschi/Folhapress

DOCUMENTO 

Um dos fatos alegados para a abertura do procedimento é que ela disponibilizou modelos de petição para que famílias solicitassem a retificação da certidão de óbito de desaparecidos políticos.

PREVISTO 

A ex-presidente diz que o procedimento era legal e de acordo com as regras. “Era uma obrigação da comissão prestar esse tipo de reparação imaterial para as famílias. Essa sistemática foi prevista por lei e aprovada pela AGU (Advocacia Geral da União)”, afirma Eugênia.

CONTA-CORRENTE 

​A outra alegação são gastos não previstos em lei de R$ 216 mil para a realização de um encontro entre familiares de pessoas que teriam desaparecido.

PARA TODOS 

Segundo Eugênia, o encontro é mais uma atividade de reparação às famílias. Neste primeiro, foram 135 pessoas. “Esperávamos fazer outro este ano e com um número maior de famílias”.

APOSTA 

Os procuradores Bonifácio de Andrada e Paulo Gonet, que chegaram a ser cotados por Bolsonaro para assumir o comando da Procuradoria-Geral da República, podem fazer parte da futura equipe de Augusto Aras, o nome indicado pelo presidente. Eles estão em alta para assumir cargos importantes na PGR. 

NÃO PODE 

Ministros do STF rebateram as falas de Carlos Bolsonaro sobre a democracia e afirmaram que não existe estrutura para um quadro de ruptura no Brasil. O filho do presidente afirmou em suas redes que “por vias democráticas a transformação que o Brasil quer não acontecerá na velocidade que almejamos”.

RUMOS 

Um dos magistrados afirmou que o Congresso já reagiu à tentativa de Bolsonaro de legislar via decreto e modificou as Medidas Provisórias propostas por ele.


TEMPOS MODERNOS

A empresária Costanza Pascolato lançou o livro “A Elegância do Agora” no shopping Iguatemi, em SP, na segunda (9). A jornalista Lilian Pacce, os estilistas Reinaldo Lourenço e Lolita Hannud e a apresentadora Renata Kuerten estiveram lá.


E AÍ? 

O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe) quer que o Governo de SP preste contas sobre as políticas estaduais de apoio à população LGBTI. O órgão pediu informações como balanços de ações em andamento e o número de processos administrativos abertos por denúncias de homofobia. 

PÁGINAS 

O conselho também criticou a decisão do governador João Doria de retirar das escolas apostilas alegando apologia à ideologia de gênero. “Os direitos LGBTI então sendo instrumentalizados numa disputa política”, diz o presidente do Condepe, Dimitri Sales. 

MEIA-VOLTA 

Nesta terça (10), a Justiça mandou o governo devolver o material

AQUI 

O Governo de SP diz que envolve diversas secretarias em “ações de proteção e dos direitos da população LGBTI”. Entre eles, cita um programa de empregabilidade voltado a esse estrato, a realização de “mais de 200 cirurgias de redesignação sexual” e suporte na elaboração de leis de interesse.  

REAL 

A busca no Google pela história em quadrinho “Vingadores - A Cruzada das Crianças” cresceu mais de 100% de domingo (8) a terça (10). Na quinta (5), o prefeito do Rio, Marcelo Crivella (PRB), tentou censurar cópias da obra na Bienal do Livro.

MOLDURAS 

Pinturas e desenhos do artista Leonilson (1957-1993) estarão em uma exposição que a Pinakotheke Cultural inaugura no dia 13 deste mês. 

REFLEXOS 

O coletivo de artistas Bijari realiza a primeira exposição individual na França. A mostra ficará em cartaz no Centre Régional de la Photographie Hauts-de-France. As  obras evocam a crise ambiental e diplomática do Brasil. 


É O QUE É

As atrizes Julia Lemmertz e Georgiana Góes estrearam a peça “Simples Assim”, no sábado (7), no Teatro Frei Caneca, em SP.  A também atriz Ana Lúcia Torre compareceu, assim como a escritora Martha Medeiros e o diretor Ernesto Piccolo.


CURTO-CIRCUITO

A cantora Leila Pinheiro se apresenta com orquestra Jazz Sinfônica em concerto celebrando os 83 anos da Congregação Israelita Paulista. Nesta quarta (11), às 21h, no Teatro Sérgio Cardoso.

A Fundação Procon-SP promove na quinta (12) o Congresso Internacional de Defesa do Consumidor

O produtor cultural Expedito Araujo apresenta “A Paixão Segundo G. H.”, em homenagem a Clarice Lispector. No sábado (14), em Barreiro, Portugal. 

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI, GABRIEL RIGONI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.