Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

CPI das universidades de SP vai investigar contas da USP, Unesp e Unicamp

Comissão requisitou informações de todas as contas que elas mantêm, de 2011 a 2019

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A CPI da Assembleia Legislativa que investiga as universidades de SP requisitou informações de sigilo bancário da Unicamp, da Unesp e da USP. Elas terão que enviar aos deputados extratos mensais de todas as contas que mantêm, do período de 2011 a 2019.

A praça do Relógio da Universidade de São Paulo (USP)
A praça do Relógio da Universidade de São Paulo (USP) - Eduardo Anizelli/Folhapress

PONTA 

Só a USP faz mais de 30 mil movimentações bancárias por mês. Serão, portanto, no total, 3 milhões de linhas que os parlamentares terão que ler para decifrar a origem e o destino dos recursos.

PUNHADO 

A deputada Maria Izabel (PT-SP), conhecida como Professora Bebel, pediu vista e argumentou que não haveria condições de a CPI analisar os dados. Já o presidente da CPI, Wellington Moura (PRB-SP), diz que a análise será feita por amostragem.

PUNHADO 2 

Nesta semana, a CPI deve aprovar requerimentos exigindo que as universidades enviem à Assembleia a “relação de todas as pesquisas realizadas”, com título, objeto, valor e resultado do estudo. São milhares de projetos feitos a cada ano.

ÀS CEGAS 

“A CPI perdeu o rumo”, diz a professora Bebel. Segundo ela, as iniciativas estão gerando insegurança nas instituições, que gozam de autonomia universitária. Moura diz que se trata apenas de buscar a “transparência”.

IDEIAS 

As instituições têm recebido, além da CPI, enxurradas de pedidos de informação. O deputado Douglas Garcia (PSL-SP), por exemplo, enviou à USP requerimento pedindo informações sobre todos os eventos “ministrados” no campus de São Carlos desde o início do ano até agora. E pede que sejam discriminados quais deles foram organizados por movimentos sociais.

TESOURA 

Ainda a educação: um dos cortes mais drásticos na Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) foi no programa de concessão de bolsas de apoio à educação básica, para a reciclagem de professores. Ele é considerado crucial para a melhora da qualidade do ensino.

TESOURA 2 

De R$ 806 milhões neste ano, o orçamento deve cair para R$ 375 milhões em 2020 —um corte de 53,42%.


 

O ator Udo Kier e a compositora Lia de Itamaracá
O ator Udo Kier e a compositora Lia de Itamaracá - Vitor Jucá

BABEL

Mesmo contracenando em idiomas diferentes, o ator alemão Udo Kier e a compositora Lia de Itamaracá viraram amigos no set de ‘Bacurau’. 


TIC-TAC 

A propaganda do projeto anticrime de Sergio Moro já tem data para entrar no ar: 17 de setembro.

TAC-TIC 

O governo já adiou o início da propaganda duas vezes —os adiamentos coincidiram com momentos em que a relação de Jair Bolsonaro com Moro passava por desgastes.

TE VI NA TV 

As pazes não foram ainda reestabelecidas de forma plena. Mas os anúncios receberam sinal verde para chegar às telas.

TENHO 

O presidente do PSDB paulistano, Fernando Alfredo, mantém a fala de que o deputado Aécio Neves distribuiu dinheiro para correligionários. “Não disse nenhuma mentira”, afirma ele. “O Aécio, quando presidiu o partido, foi responsável pela divisão dos recursos do fundo partidário, e em 2018 exerceu a mesma força na divisão do fundo eleitoral.”

DITO 

Em agosto, Alfredo disse à coluna que “boa parte da turma” que votou pela permanência de Aécio no partido é aquela “para quem ele distribuiu dinheiro”. Como a coluna Painel informou, o PSDB de Belo Horizonte e de MG irão acioná-lo pela afirmação.

LIVRO ABERTO 

O ex-secretário especial da Cultura Henrique Pires, que deixou o cargo em agosto afirmando que o governo tenta impor censura no país, foi convidado pela Comissão de Cultura da Câmara para relatar como foram seus oito meses no governo Bolsonaro. “Vou sem filtros”, diz ele.

NÃO É BEM ASSIM 

O ex-secretário refuta a versão do governo de que foi afastado por não estar “desempenhando as políticas propostas pela pasta”. “Estava abaixo da expectativa deles. Mas [na saída] fui convidado para assumir uma fundação no Rio. Há uma contradição aí”, afirma. Ele diz que tem sinalização do governador Eduardo Leite (PSDB), do Rio Grande do Sul, para trabalhar na administração dele.

HOSTILIDADE 

Os proprietários do Al Janiah, espaço cultural palestino no centro de SP que foi alvo de bomba de gás lacrimogêneo e spray de pimenta atirados por um grupo de homens na madrugada de domingo (1º), registrou o boletim de ocorrência sobre o fato na tarde de segunda (2). 

REFÚGIO 

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, policiais do 5º DP foram ao encontro dos donos do estabelecimento para coletar as informações. Um inquérito foi instaurado para apurar o caso e identificar os agressores.


BOA NOITE

Os jornalistas Fátima Bernardes, Patrícia Poeta, Sergio Chapelin, Maju Coutinho e Sandra Annenberg estiveram na festa de 50 anos do “Jornal Nacional”. O evento foi realizado no domingo (1º), no Rio de Janeiro. 


CURTO-CIRCUITO

Começa nesta terça (3) o Festival inFINITO, que promove debates e workshops sobre a morte. Na Unibes Cultural e no Petra Belas Artes.

O Itaú Cultural debate a integração de pedestres, ciclistas e motoristas. Nesta terça (3), às 8h30. 

A Liga Solidária faz nesta terça (3) uma conversa sobre automutilação na adolescência. 

A 14ª Balada Literária, que começa na quarta (4), terá happy hours na Mercearia São Pedro, em São Paulo. 

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI, GABRIEL RIGONI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.