Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Cúpula da PF está convencida de que o verdadeiro alvo de Bolsonaro é Moro

Para integrantes do órgão, ministro não está sendo constrangido, mas humilhado pelo presidente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A cúpula da PF (Polícia Federal) está convencida de que não é o verdadeiro alvo de Jair Bolsonaro —mas que ele mira, isso sim, no ministro da Justiça, Sergio Moro.

O presidente Jair Bolsonaro acompanhado do ministro Sérgio Moro, da Justiça
O presidente Jair Bolsonaro acompanhado do ministro Sérgio Moro, da Justiça - Pedro Ladeira/Folhapress

GRAU ACIMA

Para alguns dos mais respeitados integrantes do órgão, Moro já não está sendo constrangido —mas sim humilhado pelo presidente.

ESSE NÃO 

Além de engolir a exigência de Bolsonaro para demitir o diretor-geral, Maurício Valeixo, o ministro não estaria sequer conseguindo emplacar um nome de sua confiança no lugar.

FALA, MORO 

Na opinião de policiais próximos de Moro, o ex-juiz deveria reagir rápido —para poder sair do governo com pelo menos “algum crédito”, nas palavras de um deles. 

O que já não terá, dizem, se seguir dobrando a espinha.

BEM QUIETO

“Moro vai esperar dois anos e a troca de 50 diretores-gerais da PF para gritar?”, questiona um dos delegados mais influentes da corporação.

BRAÇOS ABERTOS 

A ex-presidente do Chile Michelle Bachelet convidou Ana Estela Haddad para integrar uma rede internacional de proteção à primeira infância na América Latina.

META 

Bachelet, que hoje é Comissária de Direitos Humanos da ONU, mantém uma entidade, a Horizonte Ciudadano, que trata de políticas públicas voltadas a metas de desenvolvimento sustentável fixadas pela entidade para 2030.

META 2 

Ana Estela deve agregar a experiência de políticas públicas coordenadas por ela quando foi primeira-dama de São Paulo, na gestão de seu marido, Fernando Haddad (PT-SP), na prefeitura, de 2013 a 2016.

FÚNEBRE 

Na quarta-feira (4), o presidente Bolsonaro atacou Michele Bachelet ao afirmar que o Chile só não tinha virado “uma Cuba” porque a ditadura no país deu “um basta”—entre outros, no pai dela, Alberto Bachelet, que morreu em 1974 em consequência de torturas.


TELA GRANDE

O músico Arrigo Barnabé compareceu à pré-estreia do filme “Legalidade”, realizada no cinema Espaço Itaú Frei Caneca, no centro de São Paulo, na terça-feira (3). Os atores Fernando Alves Pinto, José Henrique Ligabaue, Vinícius de Oliveira e a atriz Aline Jones também assistiram à sessão. 


CARA CRACHÁ 

Filas imensas estão se formando às 8h nas catracas dos prédios do Ministério da Economia, em Brasília. Desde a semana passada, com a justificativa de diminuir custo, a pasta limitou o expediente ao horário das 8h às 18h. 

CRACHÁ 2 

As catracas não funcionam antes do estipulado e às 18h a luz é apagada e a internet sai do ar. Com essas medidas, o ministério pretende economizar R$ 366 milhões neste ano e com isso mostrar que o modelo deve ser replicado por toda a esplanada.

BUSCAS 

O termo “greve dos caminhoneiros 2019” cresceu 400% nas buscas feitas no Googles nesta quarta (4). No Paraná as consultas cresceram mais de 1.000%.

TROFÉU 

O cantor e compositor Milton Nascimento será o vencedor do Prêmio do Compositor Brasileiro. A premiação será no dia 15 de outubro e levará ao palco versões inéditas das músicas de Milton interpretadas por grandes nomes da música brasileira.

TROFÉU 2 

Essa é a terceira edição do Prêmio UBC (União Brasileira de Compositores). Nos anos anteriores, Gilberto Gil e Erasmo Carlos levaram o troféu para casa. O espetáculo de 2019 é dirigido por Zé Ricardo, curador do palco Sunset, do Rock in Rio.

DA CABEÇA 

Tulipa Ruiz, Juçara Marçal, Thiago França, Marshall Allen e outros músicos se reunirão para realizar uma apresentação única de improviso no Sesc Bom Retiro no dia 6 de outubro. O espetáculo se chamará “Outros Espaços - Sintonia Cósmico Sônica”. 

ACAMPAMENTO

O gabinete do ex-secretário especial da Cultura Henrique Pires permanece vazio em Brasília 15 dias após ele deixar o cargo. Na ocasião, o Ministério da Cidadania chegou a anunciar o secretário-adjunto e secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, José Paulo Soares Martins, como substituto.

NUVEM 

Mas Martins, até agora, não mudou de função. E segundo a assessoria da pasta, não há previsão para a sua nomeação no novo cargo nem mesmo a confirmação de que ele será o escolhido.

NA MÉDIA 

A renda média mensal dos 355 mil assinantes dos boletins que a Empiricus oferece com recomendações de investimento é de R$ 16,6 mil. Segundo pesquisa contratada pela empresa, 90% dos seus clientes são homens, sendo que a maioria deles está na faixa dos 45 anos de idade.


GARGALHADAS

A atriz Marisa Orth esteve na comemoração de 18 anos da peça “Terça Insana”, na terça (3), no Teatro Procópio Ferreira, em SP. Os também atores Jesuíta Barbosa, Kayky Brito e Grace Gianoukas compareceram.


CURTO-CIRCUITO

Luciano Bivar lança o livro “50 Formas de Amar - Uma é Matar”. Nesta quinta (5), às 18h30, na Arcádia Boa Viagem, em Recife.

Janine Durand e Luciana Gerbovic apresentam Leituras e Diálogos. Na Escrevedeira. 

Será inaugurada nesta quinta (5) a La Casa Peninsula Ibérica. No Morumbi, em São Paulo.

A Editora Noeses lança seis livros jurídicos. Nesta quinta (5), às 19h.

com BRUNA NARCIZOBRUNO B. SORAGGIGABRIEL RIGONI e ​VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.