Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Damares diz não ter 'dever algum' de custear construção de Memorial da Anistia

O ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos cancelou as obras de um museu na UFMG

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos afirmou que não tem “dever algum” de investir recursos públicos na construção de um Memorial da Anistia. A pasta cancelou as obras de um museu na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

POR QUÊ? 

A resposta foi dada ao Ministério Público Federal após o órgão questionar a descontinuidade das obras. O anúncio foi feito em agosto pela ministra Damares Alves.

METÁFORA 

O documento enviado ao MPF acrescenta que a construção de um Memorial da Anistia é “contraditória nos seus termos”, já que anistia “significa ‘esquecimento’”. “Um Memorial da Anistia seria algo como o Memorial do Esquecimento”, diz o texto.

OPERAÇÃO 

A obra já custou R$ 26 milhões —cinco vezes mais do que o previsto inicialmente. Na quinta (12), a Polícia Federal indiciou 11 pessoas sob suspeita de crimes de associação criminosa, estelionato, falsidade ideológica, peculato, desvio, concussão e prevaricação nas obras inacabadas do memorial.

REMÉDIO 

A subcomissão criada na Câmara para debater os registros e liberação de produtos agrotóxicos é quase inteira formada por deputados da bancada ruralista. Dos onze parlamentares que integram o grupo, nove são da frente agropecuária.

VENENO 

Um deles é presidente do grupo, deputado José Mário Schreiner (DEM-GO). Ele afirma que a subcomissão promoverá “uma discussão equilibrada” sobre o tema. Deputados da oposição avaliam que a predominância de ruralistas vai gerar pressão por maior liberação de agrotóxicos.

DOSE 

“O debate ideológico prejudica a chegada de produtos mais modernos e menos agressivos”, afirma Schreiner, que não gosta da palavra “agrotóxicos”. Ele se refere a esses produtos como “remédio para plantas”.

FRONTEIRAS 

O PSL vai realizar o encontro dos partidos políticos dos Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Foram convidados dirigentes dos principais partidos dos cinco países. O evento ocorre nos dias 7 e 8 de novembro, em Brasília.


NOITE DO BEM

A atriz Luiza Brunet, a modelo Lais Ribeiro e o jogador de basquete Joakim Noah estiveram no jantar de gala promovido pela BrazilFoundation no The Plaza Hotel, em Nova York, na quinta (12). A também modelo Bruna Tenório foi ao evento, assim como a ex-presidente da entidade Patricia Cavalcanti Lobaccaro e seus filhos, Leonardo e Antonio.


MARTELADA 

O grupo Libra, que opera contêineres no porto de Santos desde 1998, foi condenado por um tribunal arbitral a pagar quase R$ 3,5 bilhões à Codesp (Companhia Docas do Estado de SP) em dívidas acumuladas. A condenação parcial havia sido proferida no início do ano, mas o valor foi decidido no início do mês.

BOLSO 

A empresa entrou em recuperação judicial neste ano. E deixará de operar totalmente no porto em maio de 2020, quando o contrato de seu último terminal expirar, já que o TCU (Tribunal de Contas da União) anulou a prorrogação do termo.

REGRAS 

A Libra não quis se pronunciar, mas reiterou que, em junho, protocolou na 4ª Vara da Justiça Federal do DF uma ação para anular a sentença arbitral.

AGUARDENTE 

A embaixada do Brasil em Moscou realizou um evento para promover a cachaça no país. Foram cerca de 50 convidados.

É DO BRASIL 

O evento foi batizado de Cachaça, o sabor exclusivo do Brasil e feito em parceria com o Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC).

PEQUENOS 

O cantor Arnaldo Antunes interpretará alguns de seus poemas numa performance voltada para as crianças em um festival na Biblioteca Mário de Andrade, em SP. A apresentação será no dia 24 deste mês e integra o Festival Primavera da Infância e Juventude, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura. 

CHÃO 

A plataforma cultural MECA promoverá um evento sobre inovação em São Paulo no dia 14 de dezembro. Também haverá um festival de música em Brumadinho (MG), no dia 27, e outro de fim de ano, em Inhotim (MG), entre 28 e 31.


ARTES VISUAIS

Os artistas Dora Longo Bahia, Rafael Bqueer, Aline Motta e a apresentadora Adriana Couto foram à entrega do Prêmio Marcantonio Vilaça, na quinta (12), em São Paulo. A também artista Anna Bella Geiger, a advogada Cristiana Andrada, o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, e o diretor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Fábio Szwarcwald, estiveram lá. 


CURTO-CIRCUITO

O Brasil de Ideias faz nesta segunda (16) almoço com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e empresários como Renato Gasparetto, Carlos Jereissati e Liel Miranda. No hotel Grand Hyatt, em São Paulo.

O deputado estadual Heni Ozi Cukier lança o livro “Inteligência do Carisma”. Nesta segunda (16), às 19h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional. 

Teresa Bracher recebe nesta segunda (16) o biólogo espanhol Ignácio Jiménez Pérez para o lançamento do livro “Produção de Natureza”. 

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI, GABRIEL RIGONI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.