Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Eduardo Bolsonaro ainda não tem voto para aprovação em comissão do Senado

O placar está apertado para nomeação do deputado à embaixada dos EUA

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O placar para a aprovação de Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para a embaixada do Brasil nos EUA está apertado no Senado. Ele ainda não tem a maioria dos votos nem mesmo na Comissão de Relações Exteriores, onde seu nome será primeiro avaliado.

FALTA VOTO  

Dos 19 parlamentares do colegiado, 9 votam a favor dele, sete, contra —e três estão indecisos. O placar é do senador Nelson Trad (PSD-MS), presidente da Comissão e aliado de Jair Bolsonaro.

QUE DÚVIDA  

“Os indecisos vão esperar a sabatina para decidir. São senadores bem técnicos”, afirma ele.

MARCHA LENTA  

Trad diz que o placar até melhorou nos últimos dias. “Estava empatado.”

ESCURINHO...  

Ele alerta também para o fato de a votação ser secreta, na urna eletrônica: “A sorte está lançada”.

PARA TUDO 

Jair Bolsonaro queria pular de paraquedas numa viagem que fará nesta quarta (4) a Anápolis (GO) —mas os médicos vetaram. Ele descobriu uma nova hérnia quando nadava no Palácio da Alvorada. E terá que se submeter, de novo, a cirurgia.

TEMPORADA 

O presidente disse que ficará internado de sábado (7) a sexta seguinte, no hospital Vila Nova Star, em SP.

TERCEIRO TEMPO 

Bolsonaro afirmou à Folha que quer se preparar para a intervenção apenas após o fim do jogo Palmeiras e Goiás, no sábado.

BALANÇA 

Um estudo sobre as eleições que circulou entre partidos de centro-esquerda nesta semana mostra que os eventuais candidatos a prefeito de SP vão começar a corrida eleitoral de um mesmo patamar: entre 12% e 15%.

LISTA 

A análise considerou que o PT lançará um candidato e que outros nomes prováveis na disputa serão Márcio França (PSB-SP), Bruno Covas (PSDB-SP) e Marta Suplicy.

BOLSOJOICE 

A deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) iniciaria a disputa com a metade do percentual, diz o texto. Mas pode saltar para o patamar de dois dígitos caso tenha o apoio de Bolsonaro


VIAGEM

O jornalista Pedro Bial, a chef Rita Lobo e o secretário municipal de Cultura de SP, Alê Youssef, foram ao lançamento do programa de TV “Expresso Futuro” sobre a China, na segunda (2), em SP. O apresentador Ronaldo Lemos e o advogado José Marcelo Zacchi também passaram por lá.


FRONTEIRAS 

Imigrantes investiram R$ 31 milhões no Brasil no último trimestre. Os dados são do Ministério da Justiça e levam em conta pessoas físicas nascidas no exterior que abriram uma nova empresa no país ou que aplicaram capital em uma companhia já existente. No mesmo período de 2018 foram investidos R$ 8 milhões.

FRONTEIRAS 2 

A pasta lança nesta quarta (4) o relatório trimestral com as autorizações de residência concedida a imigrantes. Foram 7.467, ante 6.865 no mesmo período do ano passado.

APOIO 

O Instagram e o Facebook, em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV), a Safernet e o Instituto Vita Alere, vão realizar um evento sobre promoção de saúde mental e prevenção de suicídio para alunos da rede pública de ensino. 

APOIO 2 

Serão cerca de 200 jovens de 13 a 18 anos que assistirão a palestras e painéis educativos no domingo (8). 

O rapper Emicida faz o show de encerramento do festival, que foi batizado de Amarelo, em referência à cor vinculada ao mês de setembro para o combate ao suicídio.

SUPERAÇÃO 

A atriz e cantora Linn da Quebrada interpretará uma aluna transexual na série “Segunda Chamada”. Coproduzida pela Globo e pela O2 filmes, o drama deve estrear em outubro. 

TURNÊ 

O presidente do Rotary Internacional, Mark Maloney, visitará o prefeito de SP, Bruno Covas (PSDB), nesta quarta (4). Dos dias 5 a 7, o americano passará por Brasília. O Rotary é reconhecido pela ONU como instituição focada em projetos sociais. 


PALCO E CORTINA

Os atores Vera Holtz e Guilherme Leme  dirigem a peça “A Peste”, que estreou no Teatro Eva Hertz, em São Paulo, no sábado (31). Os também atores Marcos Caruso, Vivien Buckup e Leopoldo Pacheco assistiram à sessão.


CURTO-CIRCUITO

Ivo Corrêa e Felipe de Paula retornam à advocacia e se tornarão sócios do escritório XVV Advogados.

O escritório Rennó, Penteado, Reis & Sampaio inaugura o seu novo escritório na quinta (5), no Jardim Paulista.

Laurentino Gomes lança o livro “Escravidão - Volume 1”. Nesta quarta (4), às 19h, na Saraiva do Shopping Pátio Paulista. 

Ocorre nesta quarta (4) a entrega do 16º Prêmio Engenho de Comunicação. Na Embaixada de Portugal, em Brasília.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI, GABRIEL RIGONI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.