Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Flávio Dino articula frente contra governo de Bolsonaro em eleições de 2020 em SP

Ele acredita que grupo pode ser fechado em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Porto Alegre

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A formação de uma frente de centro-esquerda que possa se contrapor a Jair Bolsonaro nas eleições municipais de 2020 começa a ser discutida também em São Paulo.

O governador do Maranhão, Flávio Dino
O governador do Maranhão, Flávio Dino - Albani Ramos/Folhapress

BATE-PAPO 

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB-MA), já conversou sobre o assunto com o ex-governador de São Paulo, Márcio França (PSB-SP), que deve se lançar candidato a prefeito da capital paulista.

MARCO

As tratativas são iniciais, mas também em setores do PT paulistano há simpatia pela ideia, apesar das dificuldades: seria a primeira vez, desde 1985, que a legenda não teria candidato próprio na capital.

TRILHA 

Dino afirma que a gravidade do momento exigiria uma frente plebiscitária contra Bolsonaro que incluiria PDT, PSB, PCdoB, PSOL e PT. Ele acredita que, apesar das dificuldades, ela poderia ser fechada em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

PAGAR QUANTO? 

O Tribunal de Justiça de São Paulo marcou para a quarta-feira (11) o julgamento de uma ação contra um executivo da Casas Bahia, um procurador e um advogado por corrupção e lavagem de dinheiro. O Ministério Público de SP afirma que o procurador teria recebido R$ 1 milhão em propina para favorecer a empresa na Justiça. 

NÃO PODE 

A Casas Bahia afirma que não corrobora e não estimula seus colaboradores a realizarem tal prática. “Sobre o caso em questão, a empresa prestou todos os esclarecimentos necessários e o caso está sob análise do Poder Judiciário.”

QUADRINHOS 

Parlamentares vão lançar nesta terça-feira (10), na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Livro, da Leitura e da Escrita. A iniciativa surgiu após o prefeito do Rio de Janeiro, Marcello Crivela (PRB) mandar censurar exemplares do gibi dos Vingadores na Bienal do Livro.

APOIO 

Cerca de 200 deputados e senadores assinaram a petição para a criação da frente, que será presidida pelo senador Jean Paul Prates (PT-RN) e pela deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS). 


PARCERIA MUSICAL

Os músicos Maria Gadu e Chico César se apresentaram juntos no Coala Festival 2019, no Memorial da América Latina, no domingo (8). O rapper Djonga também subiu ao palco, assim como os cantores Saulo Duarte, Mariana Aydar e Curumin, que foi acompanhado do seu filho, Benedito.


LÁPIS

Organizações da sociedade civil vão protocolar um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal contra o decreto do presidente Bolsonaro que altera a configuração do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda)

BORRACHA

O documento, assinado por Instituto Alana, de combate à publicidade infantil e garantias para a plena infância, Conselho Federal de Psicologia e outras sete entidades, pede a restauração imediata do Conanda com sua configuração original com os conselheiros eleitos para até 2020. 

CANETA 

Em decreto publicado na quinta (5), o presidente Jair Bolsonaro retirou os membros do conselho e fez mudanças que diminuem o poder do órgão. O governo federal nega o sucateamento do órgão.

CLARA 

O diretor Zé Celso quase foi atingido por um ovo arremessado de um apartamento do prédio ao lado do Teatro Oficina durante apresentação do espetáculo “Roda Viva” no sábado (7). O teto do teatro, retrátil, foi fechado imediatamente após o ataque.

GEMA 

Foi a primeira vez que a peça recebeu ovada do prédio vizinho. “Urina e frutas são mais recorrentes”, afirma a assessoria do teatro. A equipe do teatro planeja marcar ainda essa semana uma conversa com moradores do edifício para apaziguar os ânimos. 

TECNOLOGIA 

O hospital Vila Nova Star, em São Paulo, está aguardando a aprovação da Anvisa para o pedido de importação de um aparelho de eletroporação. Segundo a instituição, o equipamento será usado para tratamentos de combate a casos de câncer avançado no peritônio, membrana que envolve os órgãos do abdômen.

RG 

“Sustenidos” é o novo nome da Associação Amigos do Projeto Guri, que gere o Projeto Guri em SP e programas socioculturais na Fundação CASA. O reposicionamento da marca acontece para reforçar a identidade do grupo antes de expandir sua atuação para outros estados.

CURRÍCULO 

Desde 1997, a associação atendeu a mais de 770 mil crianças e jovens. Em março, 1.500 pessoas empregadas no Projeto Guri chegaram a receber aviso prévio após cortes anunciados por Doria na Cultura. Mas o governador afirmou que o programa não sofreria redução, e prometeu ampliá-lo em 2020.


PARA OS PEQUENOS

O ator Lázaro Ramos lançou o livro infantil “Sinto o que Sinto” em SP, no sábado (7). A atriz Adriana Lessa , o editor Diego Rodrigues e o compositor Jarbas Bittencourt compareceram ao evento.


CURTO-CIRCUITO

Angela Motta lança a quinta collab com Consuelo Blocker. Nesta terça (10), às 14h, na r. Coronel Joaquim Ferreira Lobo, 172. 

Carla Amorim apresenta a coleção Água, com exposição de fotos. Nesta terça (10), às 17h, no Shopping Iguatemi.

com BRUNA NARCIZOBRUNO B. SORAGGIGABRIEL RIGONI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.