Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Gilmar Mendes foi avisado há mais de um ano de que Janot planejou matá-lo

Ministro do STF não levou a história a sério

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), já tinha sido avisado há mais de um ano que o ex-procurador-geral Rodrigo Janot planejou matá-lo em plena corte. Ele não levou a história a sério.

O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes
O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes - Pedro Ladeira/Folhapress

ALERTA 2 

Familiares do magistrado, no entanto, se assustaram já que a informação foi repassada por uma autoridade do governo federal. Pediram que tomasse providências. Mendes, no entanto, acreditava se tratar de pura bravata.

RELATO 

Janot contou a história também para procuradores do MPF (Ministério Público Federal). Poucos acharam que ele estava falando sério.

COMO PODE? 

A confissão pública de Janot de que planejou o assassinato causou perplexidade no MPF. Procuradores passaram a madrugada de sexta (27) trocando mensagens entre si e com terceiros sobre as afirmações e as consequências, que consideram desastrosas, para o órgão.

TUDO ERRADO 

Não é hora de lançar livro de memórias, todo mundo horrorizado, Janot apequenou a cadeira de PGR, diziam algumas delas.

SOLIDÃO 

Há um consenso também de que o ex-procurador-geral se isolou depois que saiu do cargo, rompendo com antigos amigos e se relacionando pouco com os ex-integrantes de sua equipe na PGR.

SOU CONTRA 

E Janot assinou nota técnica em 2017 protestando contra o fato de o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul proibir integrantes do Ministério Público de entrarem armados na corte.

CONTRA 2 

O TJ-RS exige ainda que eles passem por detectores de metal. Janot também insurgiu-se contra essa norma.

DIREITO

Na nota, que publicou quando era presidente do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público Federal), ele dizia que a regra “fragilizou” a proteção de promotores. Eles seriam “merecedores de uma pronta e imediata defesa pessoal que minimiza, o quanto possível, os incontáveis riscos a que estão submetidos”.

BAR 

E Janot colocou em sua foto de perfil do WhatsApp a figura de um copo com a frase: “Keep calm and drink gin”, ou fique calmo e beba um gim.


A atriz Luiza Brunet
A atriz Luiza Brunet - Pedro Gravatá/Divulgação

LUTA

No Outubro Rosa, a atriz Luiza Brunet será madrinha da campanha de prevenção ao câncer de mama do Instituto Oncoclínicas e também da Sociedade Brasileira de Mastologia; “Com a saúde em dia, a mulher pode estar inteira emocional e fisicamente diante dos desafios que a vida impõe”, afirma ela.


VAI PRA CASA 

Lula está sofrendo pressão da família e da namorada, Rosangela da Silva, para aceitar a possibilidade de cumprir a pena em casa.

​VAMOS VER 

Os procuradores da Lava Jato pediram à Justiça que ele passe para o regime semiaberto, mas o ex-presidente ainda reluta. Ele conversará na segunda (30) com seus advogados sobre o assunto.
 

VAMOS VER 2

A pressão para que Lula concorde em sair da prisão é anterior ao pedido dos procuradores da Lava Jato. O ex-presidente já conquistou o direito de passar para o regime semiaberto, mas tem se negado a apresentar à Justiça um pedido para progressão da pena.

VAMOS VER 3

A iniciativa dos integrantes da Lava Jato –dentre eles, Deltan Dallagnol –gerou desconfiança em setores do PT e no entorno de Lula de que a iniciativa foi tomada para evitar que o pedido de suspeição dele contra Sergio Moro seja julgado pelo STF.

PRESSÃO ZERO

Depois da publicação da nota, a namorada de Lula disse, por meio da assessoria do ex-presidente, que "não está pressionando para que ele aceite a domiciliar e apoia a decisão que ele tomar".

NÃO, OBRIGADA

Ela também se manifestou no Twitter contra os procuradores da Lava Jato, afirmando que "a liberdade irá nos alcançar mas não virá assinada por aqueles que fraudaram a Justiça".

VAQUINHA 

O diretor de cinema Josias Teófilo lançará na semana que vem um financiamento coletivo para angariar recursos para o seu documentário “Nem Tudo se Desfaz”.  ​

VAQUINHA 2 

Em agosto, o diretor afirmou à coluna que perdeu o principal interessado em financiar seu filme depois de declarações de Jair Bolsonaro —o presidente sugeriu que a Ancine (Agência Nacional do Cinema) revertesse a autorização dada a Teófilo para captar recursos públicos.

VAQUINHA 3 

A ideia do crowdfunding, segundo Teófilo, é conseguir dinheiro para realizar a distribuição do filme. Até agora, via leis de incentivo da Ancine, ele afirma ter captado R$ 78 mil.

DAQUI PARA LÁ 

A cineasta Beatriz Seigner, diretora de “Los Silencios”, está participando da residência artística Pop Up Film Residency, na Bratislavia, na Eslováquia, financiada pelo Instituto Paradiso. Ela desenvolverá o roteiro de seu próximo projeto e terá como tutora a libanesa Joëlle Touma, indicada ao Oscar por “O Insulto”.

DOU-LHE UMA 

A obra “Bandeirinhas com Mastros no Azul”, do artista Alfredo Volpi, vai ao leilão de Arte Pós-Guerra e Contemporânea da Christie’s, em Londres, na sexta (4). No site, o quadro é estimado entre 300 mil e 500 mil libras [cerca de R$ 1,5 mi e 2,5 mi].

DOU-LHE DUAS 

É a primeira vez que uma obra de Volpi participa deste leilão —considerado o mais importante da temporada. Até então, seus trabalhos só haviam sido incluídos em leilões restritos à arte latino-americana, em Nova York.


VELA E BOLO

O ex-governador de SP Márcio França e o advogado Marco Aurélio Carvalho foram ao jantar oferecido pela ex-senadora Marta Suplicy para celebrar o aniversário de seu marido, Marcio Toledo. O evento ocorreu na casa do casal, em São Paulo, na quinta (26). O deputado Emidio de Souza, o advogado Alberto Zacharias Toron e o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, compareceram.


CURTO-CIRCUITO

O restaurante Hospedaria, em SP, lança o Feijoada da Casa. 

A banda Saco de Gatos faz show no Rude Boy Garage, na Vila Olímpia. Neste sábado (28), às 21h.

A Rede Amigo do Idoso lança no domingo (29) uma edição do Estatuto do Idoso assinada por Natália Tiemi.

com BRUNO B. SORAGGIGABRIEL RIGONI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.