Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Odebrecht demite 130 funcionários de obra de Canal do Sertão Alagoas

Empreiteira afirma que não tem recebido recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional desde março

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Odebrecht demitiu 130 trabalhadores das obras do trecho 4 do Canal do Sertão Alagoas, que leva água do rio São Francisco para mais regiões do estado. A empreiteira afirma que não tem recebido os recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional desde março.

Fachada da sede da Odebrecht, no bairro Butantã, na zona oeste de São Paulo
Fachada da sede da Odebrecht, no bairro Butantã, na zona oeste de São Paulo - Marcelo D. Sants/FramePhoto/Folhapress

PARA TUDO 

Na próxima semana, a obra pode ser completamente paralisada.

DATA

Outros 260 trabalhadores também correm risco de demissão. O trecho 4 já tem quase 90% da obra concluída.

ESPERA 

O ministério afirma que aguarda o aumento de sua disponibilidade financeira para realizar os repasses referentes. E diz que tem atuado para viabilizar a ampliação de seus limites orçamentários.

MUITA CALMA

O desembargador Márcio Sauandag, do Tribunal de Justiça de São Paulo, suspendeu uma audiência de julgamento do processo em que o bispo Edir Macedo pede a condenação de Fernando Haddad por difamação e injúria.

VOZES

A defesa do petista argumentava que a juíza do caso se negou a ouvir testemunhas indicadas por ele. O desembargador concordou.

DESENHO

Na campanha de 2018, Haddad disse que o bispo, que apoiava o candidato Jair Bolsonaro, é um "fundamentalista charlatão" com "fome de dinheiro".

DE VOLTA

O manifesto de 17 juristas do mundo acusando o ministro Sergio Moro, da Justiça, e a força-tarefa da Lava Jato de promoverem um julgamento injusto de Lula gerou réplica dos procuradores –e agora uma tréplica dos advogados do petista.

PLAY

Numa carta enviada ao professor Matthew Stephenson, da Faculdade de Direito de Harvard, que está publicando a polêmica em seu blog, eles dizem que se dispõem a divulgar áudios "numa conferência internacional" para provar que foram interceptados ilegalmente por ordem de Moro– o que o juiz nega.

TODO OUVIDOS

Entre elas estariam conversas de Lula com o advogado Cristiano Zanin, por exemplo.


QUE GRACINHA

A atriz Andréa Beltrão, protagonista de “Hebe - A Estrela do Brasil”, foi à pré-estreia do longa, na Sala SP, na quinta (19). O ator Gabriel Braga Nunes compareceu. O ex-governador Geraldo Alckmin e a sua mulher, Lu Alckmin, a primeira-dama de SP, Bia Doria, o secretário de Cultura e Economia Criativa de SP, Sérgio Sá Leitão, o diretor comercial da Record TV, Julio Casares, e a sua mulher, Jacqueline Meirelles, também passaram por lá.

CANETA

A Fundação Procon-SP emitiu uma multa de R$ 3,5 milhões contra a Vivo/Telefônica. Segundo o órgão, a empresa teria feito cobranças irregulares dos consumidores.

NÃO PODE 

Os pagamentos teriam sido exigidos em casos em que não houve a prestação do serviço, por valores que já haviam sido pagos e por serviços que haviam sido cancelados.

SENHORA 

A empresa também teria deixado de apresentar soluções às demandas feitas por consumidores por meio do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) dentro do prazo previsto por lei. A Vivo afirma que não foi notificada.

RUBRICA 

O ator Pedro Cardoso diz ter um contrato assinado para voltar a atuar na frente das câmeras. Mas ainda é tudo sigiloso: há uma cláusula que o impede de antecipar detalhes sobre o produto antes do empregador.

REGRESSO 

Pedro Cardoso está fora do ar na TV brasileira desde o fim de “A Grande Família”, em 2014. Desde lá, ele tem feito críticas à Globo e chegou a dizer que a emissora ficou rica com [o personagem] Agostinho Carrara, mas ele, não.

RARO 

As editoras Panini e Salvat não têm previsão de lançar uma nova edição da história em quadrinhos “Vingadores - A Cruzada das Crianças”, alvo de pedido de censura feito pelo prefeito do Rio, Marcello Crivella, na Bienal do Livro.

RARO 2

A obra está esgotada nas lojas. Os volumes que estavam sendo vendidos na Bienal foram impressos em 2016. Segundo a Salvat, a tiragem foi de 10.210 exemplares.


MÚSICA NA TELA

A atriz Camila Pitanga e a cantora Mariana Aydar foram ao lançamento do documentário “Uma Garota Chamada Marina”, do diretor Candé Salles, no Centro Cultural SP. O designer Guto Neves também compareceu.


CURTO-CIRCUITO

Eliane Soares lança o livro “Joias do Brasil”. Neste sábado (21), na Livraria da Vila da alameda Lorena, em São Paulo.

A Prefeitura de São Paulo lança a Rádio Mobilidade, com podcasts sobre serviços de trânsito e transportes. 

A Cinemateca Brasileira recebe o Festival do Clube de Criação. De sábado (21) a segunda (23).

Diretores da Agência Nacional de Saúde Suplementar se reuniram com a Sociedade Egípcia de Gestão em Saúde.

com BRUNA NARCIZOBRUNO B. SORAGGIGABRIEL RIGONI e ​​VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.