Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

PF deve entregar inquérito sobre barragem de Brumadinho nesta semana

Órgão chegou apenas nos culpados dos crimes de parecer falso ou enganoso sobre o risco de rompimento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O primeiro inquérito da Polícia Federal sobre o rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho (MG), será entregue nos próximos dias. A expectativa da PF é que ele fique pronto ainda nesta semana.

CULPA 

Na conclusão, a PF conseguiu chegar apenas aos culpados dos crimes de parecer falso ou enganoso sobre o risco de rompimento da barragem. Já em relação aos crimes contra a vida e ambientais, ainda restam perícias para serem elaboradas.

TEMPO 

Segundo um dos delegados envolvidos no caso, é um trabalho complexo e demorado, mas que é fundamental para a responsabilização criminal e a individualização das condutas dos responsáveis. Ele diz que sem a conclusão da perícia é muito difícil responsabilizar alguém.

LAR DOCE LAR 

O ex-presidente da OAS Léo Pinheiro deve deixar a prisão ainda nesta semana. Léo teve seu acordo de colaboração homologado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) na sexta (13). 

GRADE 

Ele está preso na Custódia da Polícia Federal, em Curitiba, desde setembro de 2016. 

VAI 

O tucano João Jorge deixa o cargo de secretário municipal da Casa Civil, voltando ao posto de vereador. No seu lugar entra Orlando Faria, que sai do comando da Secretaria de Turismo. O substituto de Faria está sendo definido. 

VEM 

Jorge vai tentar se reeleger em 2020. O prefeito Bruno Covas (PSDB) determinou que secretários interessados em concorrer deixem as suas pastas até outubro, um ano antes das eleições.

AULA 

O Ministro Luís Roberto Barroso, do STF (Superior Tribunal Federal), apresentou em Harvard nesta semana seu novo trabalho sobre revolução tecnológica, crise da democracia e mudança climática. 

VERDE 

Após a exposição, quase todas as perguntas feitas ao ministro foram sobre a questão ambiental no Brasil. “A insensibilidade demonstrada em relação ao tema e a crise global que daí resultou produziram um resultado que eu e muitos outros tentávamos há anos: colocar a questão da Amazônia no centro do debate público brasileiro”, disse Barroso.


SEM DORMIR

Os atores Guilherme Leme, Christiane Tricerri, Cristina Mutarelli e Maria Luísa Mendonça compareceram à estreia do espetáculo “Insônia — Titus Macbeth”, no Sesc Avenida Paulista, na sexta (13). As atrizes Djin Sganzerla e Helena Ignez atuam na peça.


ÁRVORES 

A Prefeitura de São Paulo deve concluir até outubro o plano diretor para o parque Ibirapuera. Com a entrega do projeto, a concessão do parque à iniciativa privada poderá ser finalizada. 

GALHOS 

Um acordo firmado em março entre Ministério Público de SP, a prefeitura e o vereador Gilberto Natalini (PV) suspendeu a assinatura do contrato de desestatização do Ibirapuera até que o governo municipal elaborasse um plano diretor para o local. 

GRAMA 

A vencedora da concessão foi a Construcap, com proposta de R$ 70,5 milhões. Ela administrará o Ibirapuera e outros cinco parques por 35 anos após a assinatura do contrato. O plano diretor apresentado terá que ser aprovado por Natalini e pela promotoria, e pode ser aceito ou recusado pela concessionária.

PASSAPORTE 

Os produtores brasileiros Karen Castanho, Fernando Muniz e Diana Moro foram convidados para participar da programação da 67ª edição do Festival de San Sebastián, um dos mais respeitados festivais de cinema da Europa. A premiação acontece de 20 a 28 de setembro.

OURO 

O projeto Horta na Laje, que oferece capacitação sobre produção coletiva e sustentável de hortaliças aos moradores de Paraisópolis, em SP, venceu nesta segunda (16) o GEEIS-SDG, voltado para a igualdade de gênero e desenvolvimento sustentável, na sede da ONU, em Nova York. O programa é uma parceria da Sodexo com o Instituto Stop Hunger.

EXPRESSO 

Um grupo de 30 empresários brasileiros de diferentes setores vai à China em outubro. O objetivo é visitar as sedes de empresas de diversos setores do país. A comitiva é organizada pelo Lide China.


É PIQUE, É PIQUE

O ex-secretário municipal de Cultura de SP André Sturm e os produtores Paula Cosenza e Cao Quintas estiveram na festa de 30 anos da distribuidora Pandora Filmes no Petra Belas Artes, em SP. O cineasta Rafael Terpins e a youtuber Helen Ramos passaram por lá.


CURTO-CIRCUITO

A grife Kika Simonsen lança a coleção primavera-verão The Orange Room. Nesta terça (17), às 18h, no Shopping Cidade Jardim.

A Casa do Saber promove nesta terça (17), às 20h, palestra ​contra os erros na assistência à saúde com Lucas Zambon, diretor do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente. 

O DJ KL Jay toca nesta terça (17) na abertura do Setembro Verde, evento anual promovido pela Matilha Cultural em parceria com o Greenpeace. Na rua Rego Freitas, 542, no centro de São Paulo.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI, GABRIEL RIGONI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.