Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Policias federais chamam de tendencioso relatório da CPI sobre Brumadinho

Deputados de MG pediram o indiciamento de executivos da Vale e da alemã Tüv Süd

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Policiais federais envolvidos nas investigações sobre o rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho (MG), consideraram tendencioso o relatório feito pela CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

CULPADO 

Os deputados pediram o indiciamento de executivos da Vale e da alemã Tüv Süd por homicídio doloso eventual, quando se assume o risco das mortes.

PALCO 

Segundo os policiais, os parlamentares foram mais políticos do que técnicos, querem dar uma satisfação à sociedade e aparecer ao mesmo tempo. Um delegado chegou a dizer que o relatório funciona mais como um palanque.

LAMA 

E o caso da ruptura da barragem da mina Córrego do Feijão será retratado no livro “Brumadinho: A Engenharia de Um Crime” dos jornalistas mineiros Lucas Ragazzi e Murilo Rocha. A obra trará bastidores da tragédia. Editada pela Letramento, a publicação tem previsão de lançamento para outubro e foi baseada nas investigações da PF.

ESPERA 

A Vale discorda “respeitosamente” da sugestão da CPI de indiciamento de funcionários da companhia. A empresa afirma que aguarda a conclusão das investigações para que sejam apontadas causas e responsabilidades.

INFÂNCIA 

A vereadora Janaína Lima (Novo) pediu a abertura de uma CPI na Câmara Municipal de SP para investigar suspeitas de desvios de recursos públicos destinados a creches conveniadas da Prefeitura de São Paulo. O requerimento para a instalação da comissão foi assinado por 18 parlamentares da Casa. 

BERÇÁRIO 

Na quinta (12), a Folha informou que a Polícia Civil de SP investiga entidades sem fins lucrativos que gerem creches paulistanas.

MESA REDONDA 

O deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP) vai participar de uma reunião que o governador João Doria faz periodicamente com os secretários do governo de SP nesta sexta (13). Segundo Frota, que foi designado como vice-líder da legenda na Câmara, o convite foi feito pelo próprio Doria. 


DE CARA LIMPA

A cantora Preta Gil estreou o monólogo “Mais Preta que Nunca” na quarta (11), no Theatro NET São Paulo. As atrizes Fernanda Souza e Rita Cadillac, o cantor Mateus Carrilho |4| e a drag queen Salete Campari |5| passaram por lá.


ENVIADO 

O ex-jogador Fabiano Eller e o Santos Futebol Clube fecharam uma acordo sobre um processo trabalhista por meio de uma audiência de conciliação feita por WhatsApp. Pelo acertado, o time terá que pagar R$ 3,2 milhões ao ex-zagueiro, divididos em 20 parcelas. 

RECEBIDO 

Eller, que atuou pelo clube paulista de 2008 a 2009, cobra da agremiação a quitação de valores atrasados referentes a direitos de imagem, 13º salários, férias e FGTS. As defesas do time e do ex-jogador não se manifestaram, alegando cláusula de confidencialidade.

LIDO 

O Tribunal Regional de Trabalho da 2ª Região, que abrange a Grande São Paulo e a baixada Santista, oferece o serviço de audiências de conciliação por WhatsApp desde 2017. Nelas, advogados das partes discutem o caso em um grupo com a presença de um servidor conciliador.

RSVP 

A sessão na Assembleia Legislativa de SP para entregar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo de SP ao ministro da Justiça, Sergio Moro, nesta sexta (13), teve que ser adiada. Segundo o autor da homenagem, deputado Delegado Bruno Lima (PSL), Moro não conseguiu agenda para comparecer. A nova data deve ficar para outubro.

MEMÓRIAS 

A atriz Fernanda Montenegro vai participar de um bate-papo sobre o livro de memórias “Prólogo, Ato, Epílogo”, escrito por ela. A conversa será no Theatro Municipal de São Paulo, na primeira edição do Festival Mário de Andrade. O evento será no dia 6 de outubro e é gratuito. Os ingressos serão distribuídos por ordem de chegada.

DEBATE 

O Instituto Brasil 200 fechou parceria com a Bandnews para a realização de um fórum sobre a reforma tributária. O evento será realizado em outubro e terá participação dos empresários Flávio Rocha e Gabriel Kanner, do presidente do Banco Central, Roberto Campos Netto, e do economista Bernardo Appy. 


TODOS OS ANOS

O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Manoel Pereira Calças, esteve no lançamento do “Anuário da Justiça São Paulo 2019”, publicado pela editora Consultor Jurídico, na sede do tribunal, na quarta-feira (11). Os advogados Fábio Tofic Simantob, Cristiano Zanin Martins e Augusto de Arruda Botelho também compareceram ao evento.


CURTO-CIRCUITO

Os Yawanawá, da Terra Indígena Rio Gregório, no Acre, iniciaram projeto para reduzir a zero a sua produção de lixo.

O Instituto de Medicina Social e de Criminologia fará mutirão de 689 perícias de curatela e interdição. No sábado (14), das 7h às 14h, em sua sede, em SP. 

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI, GABRIEL RIGONI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.