Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Sucessão de reveses faz com que procuradores defendam novo julgamento para Lula

Segundo integrante do MPF, seria a única forma de afastar suspeitas pesando sobre o órgão e Moro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A sucessão de reveses do Ministério Público Federal (MPF) fez com que procuradores passem a defender um novo julgamento para o ex-presidente Lula.

O ex-presidente Lula
O ex-presidente Lula - Marlene Bergamo/Folhapress

EM PAZ 

De acordo com um dos integrantes do MPF que participou diretamente da Operação Lava Jato na equipe do ex-procurador Rodrigo Janot, seria a única forma de pacificar o país e afastar as inúmeras suspeitas que passaram a pesar sobre os procuradores e o ex-juiz Sergio Moro.

AUTÓGRAFO 

Deputados do Novo dizem que as suas assinaturas foram usadas sem seus consentimentos para apoiar a abertura da proposta de reforma tributária do parlamentar Luis Miranda (DEM-DF). Sem elas, o projeto não teria o mínimo de 171 subscrições exigidas para poder ser criado.

CANETA 

Alexis Fonteyne, Lucas Gonzales e Vinicius Poit alegam que chegaram a endossar a criação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 128, mas rasuraram suas assinaturas antes de o pedido de criação do projeto ir para validação.

BORRACHA 

Eles afirmam que retiraram o apoio por não concordarem com parte do conteúdo apresentado. 

PAPEL 

A assessoria de Miranda diz que ele apenas coletou as assinaturas, e que a validação da lista cabe à diretoria da Casa. 

AO VIVO 

O deputado estadual José Américo (PT-SP) vai exibir vídeos da indígena Ysani Kalapalo, que foi com Jair Bolsonaro à ONU, na Assembleia Legislativa de SP. Os títulos das filmagens são: “Qual o tamanho normal do pikachu [pênis] dos índios”, “Onde os índios fazem amor?”, “Índios e posições sexuais” e o já célebre “Pepeka indígena”.

EM CORES 

“Vou mostrar só os nomes, sem rodar a filmagem toda, em respeito aos conservadores”, diz o parlamentar, que pretende debater as razões de Bolsonaro para levar Ysani à ONU.

COMO TODOS 

Em um dos vídeos, Ysani pede “desculpas” aos índios do Xingu e fala que “o pikachu” deles e dos japoneses “têm mais ou menos o mesmo tamanho”. Os dos orientais ela diz que conheceu em “vídeos eróticos, como todo mundo já viu aí”.


CONFRATERNIZAÇÃO

O advogado Augusto de Arruda Botelho e a sua mulher, a modelo Ana Claudia Michels compareceram ao Jantar Anual da Casa do Povo, em SP, na quinta (26). O ator e escritor Gregório Duvivier, a artista Regina Silveira, a chef Helena Rizzo, a empresária Marcy Junqueira e o presidente do Instituto Tomie Ohtake, Ricardo Ohtake também estiveram lá.


REALIDADE 

O projeto que dá ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) a Salva de Prata, mais alta honraria da Câmara Municipal, foi aprovado por meio de um plenário virtual e contou com votos favoráveis de 38 vereadores, inclusive de partidos alinhados à direita como PSDB, PL e DEM. 

VIRTUAL 

A deliberação sobre o projeto contou com manifestações dos vereadores Soninha Francine (Cidadania) e Fernando Holiday (DEM). “Tenho ressalvas a algumas atitudes e posicionamentos do movimento, mas reconheço ações muito meritórias e importantes”, disse Soninha, que votou a favor da homenagem. 

VIRTUAL 2 

“É totalmente incompatível com a concessão da outorga Salva de Prata qualquer homenagem a um grupo terrorista”, publicou Holiday, que votou contra. O plenário virtual é um serviço oferecido pela Câmara para a tramitação de projetos mais simples.

BOA 

O presidente do Hospital de Amor, Henrique Prata, não poupou elogios ao presidente Jair Bolsonaro em palestra feita para empresários franceses, em São Paulo, na quinta-feira (26). 

IMPRESSÃO 

Prata disse que o presidente irá mexer na área de saúde e acabar com distorções na concessão de benefícios fiscais para os hospitais particulares. Situado em Barretos (SP), o hospital é voltado para o tratamento de câncer. 

PORTAS ABERTAS 

O Itaú Cultural vai dedicar suas três grandes exposições em 2020 a artistas mulheres. A instituição receberá mostras de Sandra Cinto (em março), Lygia Pape (em agosto) e Beatriz Milhazes (em dezembro)—essa última será realizada em parceria com o Masp.

DE LÁ PARA CÁ 

As atrizes suecas Ulrika Malmgren e Katta Pålsson, do grupo Darling Desperados, participarão de peça escrita por Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez, que também dirigirá o espetáculo. Os ensaios serão realizados no Brasil em outubro e a peça estreia em Estocolmo, na Suécia, em dezembro.

LIBRETO 

Os ensaios para a ópera “A Viúva Alegre”, do compositor austríaco Franz Lehár, que terá direção de Miguel Falabella, começam na segunda semana de outubro. 

O espetáculo, que será encenado e cantado em português, estreia no Theatro Municipal de SP no dia 14 de novembro.


SOLTA O SOM

O escritor Marcelo Rubens Paiva e o cantor Ortinho foram ao lançamento do livro “Chico Science & Nação Zumbi – Da Lama ao Caos”, da jornalista Lorena Calabria, na Livraria da Travessa, em SP, na quinta (26).


CURTO-CIRCUITO

Gloria Maria e Jairo Bouer participam de debate com representantes de ONGS sobre a importância do afeto no desenvolvimento das crianças. Nesta segunda (30) e na quarta (2), às 19h30 e às 17h30, no shopping Pátio Higienópolis.

Francisco López Navarrete, Laurent Claquin e Carlos Jereissati debatem no Luxury Lab Brasil. Nesta segunda (30), no Four Seasons Hotel, em São Paulo.

A Renner apresenta a sua coleção de verão em parceria com Giovanni Bianco. Nesta segunda (30), no Museu do Amanhã, no Rio. 

com BRUNO B. SORAGGIGABRIEL RIGONI e VICTORIA AZEVEDO

Erramos: o texto foi alterado

Diferentemente do que foi publicado em versão anterior da nota "Caneta", o nome do deputado é Vinicius Poit, não Wilson. A informação foi corrigida.
 

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.