Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Procuradora que redigiu impeachment de Gilmar não deve mais chefiar Lava Jato em Brasília

Plano mudou após mensagens revelarem procuradora atuando pelo impeachment do ministro Gilmar Mendes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A procuradora Thaméa Danelon não deve mais ser nomeada para chefiar a força-tarefa da Lava Jato que atua na PGR (Procuradoria-Geral a República), em Brasília.

A procuradora Thaméa Danelon
A procuradora Thaméa Danelon - Eduardo Anizelli/Folhapress

PAPO FIRME 

Ela já tinha conversado sobre a possibilidade com Augusto Aras, indicado por Jair Bolsonaro para comandar a PGR.

EM QUEDA 

Aras se mostrou simpático à ideia —mas o plano mudou com a divulgação de mensagens obtidas pelo site The Intercept Brasil que mostraram Thaméa atuando pelo impeachment do ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

EM SEGREDO 

Magistrados da corte passaram a ver a eventual nomeação dela como um desrespeito —Thaméa não assumiu a autoria da peça, mas sim redigiu o texto a pedido de um advogado, Modesto Carvalhosa.

BALANÇA

O procurador Deltan Dallagnol também estaria com os dias contados na coordenação da Lava Jato em Curitiba –a queda dele, no entanto, ainda não é tida como certa.

CÍRCULO 

Aras estaria dando sinais trocados sobre a retirada de Deltan do cargo. O procurador goza de prestígio entre os colegas e retirá-lo da Lava Jato geraria desgaste.

ENTÃO É NATAL 

A festa de fim de ano dos presos da Lava Jato no Complexo Médico-Penal, na região metropolitana de Curitiba, já está sendo organizada. Estão entre os detentos do local, o ex-ministro José Dirceu e o ex-operador do PSDB Paulo Vieira de Souza, conhecido como Paulo Preto.

PARA TODOS

Feita anualmente pelo Conselho da Comunidade, órgão da sociedade civil que fiscaliza os presídios de Curitiba e região, o evento terá show com a dupla sertaneja Bruno César e Leandro, distribuição de lanches e orações feitas por líderes religiosos. 

AULÃO

O PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro, pretende fazer uma espécie de curso para explicar o regimento para parlamentares da legenda. A grande maioria da bancada nunca havia sido eleita e não conhece os ritos do Congresso. Tem sido comum erros de articulação que prejudicam o governo.


ARTE NO PALCO

Os atores Tony Ramos e Genézio de Barros foram à estreia da peça “Alma Despejada”, da atriz Irene Ravache, na quarta (18), no Teatro Porto Seguro, em SP. Os também atores Jandira Martini, Zécarlos Machado e Alexandra Richter, e o figurinista Fábio Namatame passaram por lá.


CELEBRAÇÃO 

Os vereadores Eduardo Suplicy (PT) e Gilberto Natalini (PV) comemoraram ao telefone com o diretor teatral Zé Celso a aprovação da construção do Parque Bixiga em primeira votação na Câmara de SP, na quarta (18).

CELEBRAÇÃO 2  

“Só não tomei uma taça de vinho ou fumei maconha porque minha labirintite não deixa”, afirma Zé Celso. Ele acrescenta: “Se aprovado na segunda votação, teremos não só um parque para o bairro, mas um parque-teatro para São Paulo, com apresentações culturais ao ar livre”.

QUEDA DE BRAÇO 

Zé Celso, diretor do Teatro Oficina —que é tombado nas esferas nacional, estadual e municipal, e vizinho do terreno— trava embate com o Grupo Silvio Santos, proprietário da área. A empresa do apresentador do SBT quer construir torres residenciais no local.

MEMÓRIA 

A casa em que o ator, produtor e palhaço Domingos Montagner viveu em São Paulo vai virar um centro de cultura e educação, no bairro do Tatuapé. 

VAQUINHA 

O projeto terá início no próximo dia 29, com o lançamento de uma campanha de crowdfunding. O ator morreu em 2016, aos 54 anos.

SENTA 

O Memorial da América Latina vai receber de volta quatro poltronas projetadas por Oscar Niemeyer que foram danificadas no incêndio que atingiu o auditório Simón Bolívar em 2013. As peças foram restauradas pela Etel e serão entregues em cerimônia na sexta (20). 

PLANOS 

A produtora Maria Farinha Filmes, que armou um incêndio cenográfico no município de Presidente Figueiredo (AM), na floresta amazônica, diz que tinha a intenção de oferecer as imagens para exibição no Rock in Rio, mas acrescenta que isso não foi feito.

NOTAS 

“Reiteramos, portanto, que o Rock in Rio não mantém nenhum envolvimento com o projeto.”, diz o texto. O festival também reforça que “não tem qualquer relação com esta gravação”.

BALADA 

A festa Gambiarra vai fazer suas primeiras edições na Europa. A primeira cidade, já confirmada, é Dublin, na Irlanda, no dia 17 de novembro. 

O convite para a turnê europeia foi feito pela The Bohemian Produções.


TROFÉU ERGUIDO

O cantor Nando Reis esteve na cerimônia da premiação “Profissionais do Ano 2019” em SP, na quarta (18). As atrizes Fernanda Paes Leme e Taís Araujo também compareceram, assim como a jornalista Glenda Kozlowski.


CURTO-CIRCUITO

O G.A.T.E. Academy começa nesta sexta (20) no shopping JK Iguatemi. 

O fotógrafo Pisco Del Gaiso abre o Bar da Lurdes, no sábado (21).

O Almeida Advogados inaugura novo escritório em Brasília, na terça (24).

A ONG Ocean Conservancy e a Coca-Cola FEMSA Brasil farão mutirões de limpeza em rios.

com BRUNA NARCIZOBRUNO B. SORAGGIGABRIEL RIGONI e VICTORIA AZEVED

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.