Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Bolsonaro lança na quinta campanha publicitária de pacote anticrime de Moro

Ação chegou a ser suspensa algumas vezes, justamente nos momentos de crise entre os dois

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente Jair Bolsonaro lançará nesta quinta (3) a campanha publicitária do pacote anticrime do ministro da Justiça, Sergio Moro. Ela chegou a ser suspensa algumas vezes —justamente nos momentos em que a relação entre os dois passava por uma crise.

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Justiça, Sergio Moro
O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Justiça, Sergio Moro - Pedro Ladeira/Folhapress

RELATO 

Os filmes, de 30 segundos, serão exibidos nas TVs e na internet. Eles mostram pessoas reais contando como sofreram com a impunidade no Brasil.

RELATO 2 

Em uma das peças, um homem relata que o pai foi assassinado. O criminoso, condenado por um tribunal do júri, permanece solto. Uma das propostas de Moro é que a pessoa comece a cumprir a pena logo depois de condenada, sem esperar pela apreciação de outras instâncias da Justiça.

REGIME FECHADO 

Num outro filme, uma senhora conta como um preso que tinha cometido crime grave saiu da prisão em dias de visita a familiares e matou o marido dela. O governo propõe que detentos de alta periculosidade não tenham direito a saídas temporárias.

VOLTA E MEIA 

O caso de Rodrigo Janot, que pode ser investigado pelo CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) por ter planejado o assassinato do ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), foi parar nas mãos de Augusto Aras. O novo procurador-geral da República é desafeto de Janot.

MEIA VOLTA 

Otavio Luiz Rodrigues, conselheiro do CNMP, decidiu enviar o caso à corregedoria do órgão. Como o cargo está vago, caberá a Aras atuar como corregedor.

ORIENTE 

O vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, e o secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, integrarão o grupo de 30 empresários que irá à China neste mês em viagem organizada pelo Lide, fundado por João Doria.

FRETE 

A tela “Operários”, de Tarsila do Amaral, deixará o Palácio da Boa Vista, em Campos do Jordão, depois de quase 50 anos. A partir desta quarta (2), a obra ficará exposta no hall nobre do Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.


AMIGOS PARA SEMPRE

A ministra Cármen Lúcia, do STF, participou, ao lado de Gilmar Mendes, da sessão solene em homenagem ao advogado Sigmaringa Seixas, um dos melhores amigos de Lula e um dos responsáveis pela indicação dela ao Supremo. Estavam lá o advogado Marco Aurélio de Carvalho e José Sarney, o defensor público Pedro Carriello, o advogado Antônio Pedro Melchior e o deputado federal Paulo Teixeira, que propôs a cerimônia, e o ex-procurador-geral Roberto Gurgel. O advogado José Geraldo Grossi também foi homenageado.


NOVA MIRADA 

O cineasta José Padilha desembarcou em Brasília para conversar com personalidades para o documentário que está fazendo sobre a Operação Lava Jato. Ele já esteve com os ministros Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal).

AGENDA 

O diretor ainda não conversou com Sergio Moro —de quem era admirador e hoje é crítico.

AGENDA 2 

No Rio, Padilha esteve com o jornalista Glenn Greenwald, do The Intercept Brasil, que revelou o escândalo da Vaza-Jato. Em Curitiba, conversou com o procurador Deltan Dallagnol.

LADO DE FORA 

O cineasta dedicará boa parte do filme, que terá lançamento mundial, ao braço da operação nos EUA.

O MAIOR 

Sua equipe está entrevistando procuradores e autoridades do país. “Parece que a Lava Jato aconteceu só no Brasil. Mas teve uma investigação inteira nos EUA”, afirma. Lá, segundo lembra, Petrobras, Odebrecht e Braskem “firmaram o maior acordo de leniência da história americana”.

FILME ABERTO

Ele afirma que não sabe como o documentário terminará. “Muita coisa importante ainda deve acontecer”, afirma.

TRIBUNAL 

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) terá que pagar R$ 2.000 de despesas e honorários da ação em que processou o apresentador Marcelo Tas por danos morais. Bolsonaro pede R$ 20 mil de indenização por Tas tê-lo chamado de racista e homofóbico em uma entrevista em 2017. 

TRIBUNAL 2

A Justiça de SP rejeitou o pedido. Bolsonaro pode recorrer. “O debate político tem que ser livre. Sem apelação para processos”, diz Tas. A Presidência da República não se manifestou até a conclusão desta edição.

LÁ... 

O programa do governo de SP Juntos pela Cultura, que a partir de chamamentos públicos promove eventos culturais em parceria com municípios paulistas, recebeu em sua primeira edição 209 inscrições de cidades interessadas em participar da programação do Circuito SP —dessas, 90 serão selecionadas. 

... E CÁ 

Outros 65 municípios se inscreveram para participar da Virada SP, que ocorre em novembro e dezembro, e 156 cidades para o Tradição SP, que apoia expressões culturais populares tradicionais.


PIPOCA

Os atores Daniel de Oliveira, Chay Suede e Laura Neiva foram à pré-estreia do filme “Domingo”, realizada na segunda (30), no CineSesc, em São Paulo. As atrizes Maria Manoella, Martha Nowill e Camila Morgado também passaram por lá.


CURTO-CIRCUITO

Barbara Gancia faz sessão de bate-papo na noite de autógrafos para o lançamento do seu livro “A Saideira”. Hoje, às 19h, na Livraria da Travessa de Pinheiros.

O Theatro Municipal promove hoje o lançamento de livro e documentário sobre os 50 anos do Balé da Cidade de São Paulo

A marca Selo lança a sua primeira loja no país. Hoje, às 17h, na rua Melo Alves, em São Paulo. 

com BRUNO B. SORAGGIGABRIEL RIGONI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.