Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Bolsonaro não irá se opor caso STF vete condenação em 2ª instância

Ele afirma a interlocutores que se a corte voltar a esse entendimento, resta aceitar o resultado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente Jair Bolsonaro deixou claro a interlocutores do universo político, militar e da área jurídica que não vai se contrapor a eventual decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que vete a prisão depois de condenação em segunda instância.

O presidente Jair Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro - Adriano Machado/REUTERS

PÁGINA VIRADA

Está na Constituição que a presunção de inocência só acaba depois de exauridos todos os recursos na Justiça, disse Bolsonaro, segundo relatos. Para completar: se a corte voltar a esse entendimento, é aceitar o resultado. E ponto final.

EM OUTRA

Bolsonaro não colocaria, portanto, o peso do governo para aprovar a proposta de emenda constitucional apresentada pelo PSL para ressuscitar a segunda instância no Congresso, como deseja o ministro da Justiça, Sergio Moro.

GAFE 

Na quinta (17), Carlos Bolsonaro, filho do presidente, chegou a pedir desculpas publicamente por postar no Twitter do pai afirmação de que ele é favorável à prisão em segunda instância.

SOZINHO 

E as postagens do ex-comandante do Exército Eduardo Villas Bôas, que falou de “convulsão social” às vésperas do julgamento do STF, não encontraram eco entre militares da ativa no Ministério da Defesa, que as consideraram fora de hora.

COM A PALAVRA 

A defesa de Lula apresenta nesta sexta (18) sua resposta à possibilidade de progredir para o regime semiaberto.

ONDE ESTOU 

O ex-presidente não aceita nem mesmo sair da prisão para ficar em casa tendo horário para voltar, uma das medidas mais comuns para presos que estão em situação semelhante.

PONTO FINAL 

E o STF arquivou o caso do desembargador Rogerio Favreto, que deu uma liminar para que Lula fosse solto no ano passado. Ele era acusado de prevaricação.

O desembargador foi representado pelo escritório Bottini e Tamasauskas.

CANETA 

“Para além de constatar a inegável instabilidade gerada pelo ato no caso concreto, o magistrado é livre para julgar conforme seu convencimento, desde que o faça fundamentadamente”, escreveu o ministro Luís Roberto Barroso em seu voto.


GARFO E FACA

O advogado Augusto de Arruda Botelho e a sua mulher, a modelo Ana Cláudia Michels, receberam convidados na 1ª edição do jantar “Voices for Justice”, organizado pela Human Rights Watch na Pina Estação, em SP, na quarta (16). O ex-embaixador do Brasil Rubens Barbosa, o presidente da Human Rights Watch, Kenneth Roth, o economista Pérsio Árida e a ex-consulesa da França Alexandra Loras também estiveram lá.


O RETORNO 

A saída do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) da direção do PSL no Rio abre as portas para o ex-ministro Gustavo Bebianno, desafeto da família Bolsonaro, voltar para a legenda. 

LONGE DELE 

Questionado, ele diz: “Posso me filiar a qualquer partido, desde que [Jair] Bolsonaro não faça parte dele. Não gosto de conviver com quem trai os seus melhores amigos e aliados”.

HOMENAGEM 

A fotógrafa Vania Toledo e o publicitário Ruy Nogueira organizam evento em SP no sábado (19) em homenagem ao artista argentino Patricio Bisso, morto no domingo (13). Na ocasião, será vendida, pelo melhor preço, uma foto de Patricio feita por Vania —o valor será destinado à mãe do argentino.

CORRIDA 

Na cerimônia de abertura da Mostra Internacional de Cinema de SP, na quarta (16), o secretário municipal de Cultura, Alê Youssef, brincou com a possibilidade da presidente da SPcine, Laís Bodanzky, concorrer a cargos eletivos. “Imagina a Laís deputada federal? Ou como presidente?”, disse no palco.

CORRIDA 2 

Apesar de a plateia ter respondido com entusiasmo, a cineasta afirmou à coluna que não considera essa possibilidade. “Mas o que posso te falar é que estou adorando estar do lado de dentro da máquina pública. A gente tem esse olhar de que o que é público não é nosso, é do governo. Como se isso não pertencesse ao cidadão. Mas é o contrário: o que é público é nosso. Temos que nos apropriar e participar”, diz a cineasta.

RESISTÊNCIA 

E a atriz Bárbara Paz, que se diz “sempre otimista”, classificou a noite como “histórica”. “Se a Renata de Almeida [diretora da mostra] conseguiu manter esse festival, é porque a gente pode. É resistência mesmo, ninguém vai parar a gente”, disse.

ACABOU CHORARE 

O ator Lucio Mauro Filho assina o texto do musical “Novos Baianos”, que apresenta a trajetória do grupo musical de mesmo nome e estreia no Sesc Vila Mariana no dia 8 de novembro. O espetáculo tem direção de Otávio Müller e direção musical de Davi Moraes e Pedro Baby. 

TELONA 

O filme francês “Retrato de uma Jovem em Chamas”, de Céline Sciamma, e inédito no país, vai abrir o Festival Mix Brasil deste ano. O evento ocorre entre 13 e 20 de novembro em São Paulo.


TAPETE VERMELHO

A atriz Bárbara Paz e o produtor Rodrigo Teixeira foram à abertura da 43ª Mostra Internacional de Cinema em SP, no Auditório Ibirapuera, na quarta (16). O apresentador Serginho Groisman e a diretora da mostra, Renata de Almeida, compareceram, assim como o escritor e jornalista Fernando Morais e a atriz Sandra Corveloni.


CURTO-CIRCUITO

Teago Oliveira lança o CD “Boa Sorte” em show nesta sexta (18), às 21h, no Auditório Ibirapuera.

A exposição “Galvão - 50 anos de carreira - Cores” é inaugurada nesta sexta (18) no B_arco/Galeria Virgílio.

A fisioterapeuta Marina Berti, da clínica Landecker, faz treinamento do uso de equipamento de laser para tratar a flacidez. No dia 28.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.