Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Bolsonaro vai lançar campanha para mostrar realizações dos estados

O slogan será 'Aqui é São Paulo, Aqui é Brasil', ou 'Aqui é Rio, Aqui é Brasil'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O governo de Jair Bolsonaro vai lançar uma campanha publicitária para mostrar obras e realizações da administração nos estados.

ASSINATURA 

A campanha regional será feita pela agência NBS, que venceu a concorrência, de R$ 40 milhões.

ASSINATURA 2 

O slogan será “Aqui é São Paulo, Aqui é Brasil”, ou “Aqui é Rio, Aqui é Brasil”, e assim por diante, usando o nome de cada estado em que a mensagem será veiculada.

ALERTA 

Advogados que atuam nas ações para derrubar a prisão depois de condenação em segunda instância passaram a temer o voto do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Toffoli.

DEGRAU 

Eles começaram a debater a possibilidade de Toffoli insistir na proposta de que a pessoa poderia ser presa depois de condenada no STJ (Superior Tribunal de Justiça), uma instância superior mas abaixo do STF. 

ONDE ESTÁ 

Se a tese prevalecer, o ex-presidente Lula, por exemplo, não sai da prisão.

POR INTEIRO 

Ministros garantistas do Supremo, no entanto, estão seguros de que Toffoli se alinhará sem condicionantes ao voto do relator, Marco Aurélio Mello, que derruba a segunda instância.

TROCA 

O grupo de empresários Movimento Brasil 200 protocolou uma emenda à PEC 45, da reforma tributária, que propõe a criação de um imposto único sobre movimentações financeiras para substituir a tributação sobre a folha de salários. O texto foi levado à Câmara pelo deputado Jerônimo Goergen (PP-RS).

TROCA 2 

O combinado era que a proposta fosse apresentada pelo senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ). Mas o filho do presidente recuou.

GRANDE FAMÍLIA 

Pelo menos quatro crianças acompanharam a entrega do Colar de Honra ao Mérito Legislativo ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) na Assembleia Legislativa de SP, na sexta (25). Duas delas —incluindo um bebê— vestiam uma camiseta do Movimento Conservador, antigo Direita São Paulo. 


 

Adriano Vizoni/Folhapress

SOZINHA NO PALCO

A atriz Camila dos Anjos atua no monólogo autobiográfico “Quebra-Cabeça”, que estreia no dia 8 de novembro no Itaú Cultural, em São Paulo; Nelson Baskerville assina a orientação de encenação da montagem.


LUPA 

O Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) cancelou, no último ano, seis registros de médicos charlatões. Três deles mostraram diploma falsificado quando solicitavam autorização para atuar em SP. A outra metade burlou o certificado de aprovação no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida).

LUPA 2 

O mais recente registro cancelado foi o de um homem que portava diploma falsificado da Universidad Técnica Privada Cosmos, da Bolívia. A fraude foi descoberta após consulta do Cremesp à instituição de ensino.

AÇÃO 

A galerista Maria Helena Peres decidiu deixar o portão da galeria Transarte Brazil fechado durante a abertura da exposição “Sempre Gay”, com obras de conteúdo LGBT, na quarta (23), por receio de algum protesto ou ataque homofóbico. Dois seguranças ficaram na entrada. 

AÇÃO 2 

“Fizemos isso por precaução, não sofremos ameaças. Mas os tempos estão realmente bicudos, com muitos casos de violência contra a comunidade LGBT”, segue Maria Helena. Ela diz que a página da galeria numa rede social tem recebido comentários homofóbicos.

REDE 

A secretária de Cultura de Londres, Justine Simons, convocou as cidades que participam do World Cities Culture Forum, em Lisboa, a apoiarem o festival Verão sem Censura, que será organizado pela Prefeitura de SP em janeiro e que vai acolher todas as peças censuradas por órgãos ligados ao governo federal.

REDE 2 

Ela sugeriu que cada cidade realize atividades “que tenham sinergia com temas ligados à liberdade de expressão” durante o festival. “Já tivemos manifestações favoráveis à ideia de Paris, Milão, Londres, Lisboa, Amsterdã e Barcelona”, afirma o secretário municipal de Cultura, Alê Youssef.

CACHÊ 

Uma das principais atrações da programação do Mês da Consciência Negra, o cantor Jorge Ben Jor receberá R$ 200 mil da Secretaria Municipal de Cultura de SP por sua apresentação no evento.

PRIMEIRA CHANCE 

A Pinacoteca de São Paulo estabeleceu uma parceria com a Missão Paz para ampliar a contratação de refugiados em seu quadro de funcionários. Atualmente, a instituição tem seis trabalhadores refugiados de Angola e do Haiti: cinco no atendimento e um na elétrica.


VIM EM PAZ

A atriz Débora Nascimento e os atores José Loreto e Jefferson Brasil integram o elenco do filme “Pacificado”, do diretor Paxton Winters, que teve festa de pré-estreia na quinta (24), em SP. O empresário Marcos Campos, o produtor Dan Klabin  e o diretor da Europa Filmes, Wilson Feitosa , compareceram.


CURTO-CIRCUITO

O grupo Brasil de Ideias promove nesta segunda (28) evento com palestras de Rodrigo Maia, Henrique Meirelles e Rogério Marinho. No Hotel Renaissance.

Manuela D’Ávila lança “Por que Lutamos: um Livro sobre Amor e Liberdade”. Nesta segunda (28), às 19h, na Livraria da Vila da Fradique Coutinho.


A Japan House SP realiza coquetel de abertura para convidados da mostra “Isto é Mangá – A arte de Naoki Urasawa”. Às 19h.

Ocorre amanhã (29) o show Equipe 50+ Educação e Resistência, em comemoração aos 50 anos do Colégio Equipe. Às 20h, no Sesc Vila Mariana.

com BRUNO B. SORAGGI, GABRIEL RIGONI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.