Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Dias Toffoli pode pautar segunda instância neste mês

Presidente do STF discute com colegas a melhor data para colocar o assunto em debate

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Toffoli, pode colocar em pauta nas próximas semanas o julgamento da prisão de condenados depois de julgamento em segunda instância.

 

O presidente do STF, ministro Dias Toffoli
O presidente do STF, ministro Dias Toffoli - Pedro Ladeira/Folhapress
 

BALAIO 

Em discussões com colegas, ele sinaliza que a data pode ser anunciada em breve. A decisão pode beneficiar Lula, caso ele não saia da carceragem antes de ela ser tomada.

SINAL 

O voto de Rosa Weber é mistério —mas os questionamentos da ministra sobre o momento em que o tema entrará em debate estão sendo lidos como concordância com a tese de que a prisão em segunda instância é ilegal.

SAI E PRONTO

A Justiça do Rio decidiu na semana passada que um preso passasse para o regime semiaberto mesmo contra a vontade dele. A Defensoria Pública já recorreu.

VONTADE PRÓPRIA 

“A progressão de pena é um direito. Não é uma obrigação”, diz o defensor Leonardo Rosa Melo da Cunha. Não é raro, diz, presos recusarem o benefício —como Lula sinaliza que fará.

AINDA PIOR 

Alguns moram em regiões de milícia e temem que o uso da tornozeleira os deixem marcados como “bandidos” que devem morrer.

COMO ESTÁ 

A família de presos que passam para o semiaberto perdem o direito ao auxílio-reclusão. O condenado corre o risco de não conseguir emprego que garanta o sustento. E prefere seguir no sistema fechado.

QUASE ZERO 

Com o desemprego recorde no Rio, muitos conseguem trabalhos tão precários que o vencimento mal cobre o custo da condução.

NA TRISTEZA 

Já presos transexuais preferem ficar onde estão para não se separarem dos companheiros.

COBRANÇA 

O Ministério Público Federal acionará o governo de Jair Bolsonaro para garantir a conclusão do Memorial da Anistia em Belo Horizonte. As obras foram canceladas pela ministra Damares Alves, da Mulher e dos Direitos Humanos. A pasta já disse ao MPF que não tem “dever” de custeá-las e que um Memorial da Anistia “seria algo como o Memorial do Esquecimento”.


O jogador de futebol Daniel Alves está na capa da GQ de outubro
O jogador de futebol Daniel Alves está na capa da GQ de outubro - Paulo Vainer

BOLA NA REDE

“O Brasil precisa urgentemente de grandes exemplos em vários setores. Somos um país muito egoísta”, diz o jogador de futebol Daniel Alves à edição de outubro da GQ.


RODA, JANOT 

A primeira tiragem do livro de Rodrigo Janot, “Nada Menos que Tudo”, de 12 mil exemplares, já foi toda enviada às livrarias. A editora Planeta diz que uma nova reimpressão, de 10 mil exemplares, já está sendo realizada.

BARRA PESADA 

Janot desabafou com um interlocutor nesta semana: “É muita porrada”. Ele sofreu operação de busca e apreensão na sexta-feira (27), depois de revelar que planejou matar o ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

PASSADO COMPOSTO 

Janot tem se queixado também da busca em seu escritório de advocacia, instalado há apenas três meses. Segundo ele, o local nada tem a ver com eventual crime pelo qual ele possa ser investigado.

É GERAL 

A reclamação é a mesma do senador Fernando Bezerra (MDB-PE). Ele teve o gabinete vasculhado mas os crimes pelos quais é investigado são anteriores a seu mandato parlamentar.


JOGO DE CENA

Os atores Vivianne Pasmanter e Marcello Airoldi estão na peça “Amor Profano”, que reestreou no sábado (28), no Tucarena. A produtora Célia Forte e o diretor Sergio Rezende compareceram.


REDE 

A Fundação Procon-SP marcou para o jogo Palmeiras x Chapecoense, no estádio Allianz Parque, em 16 de outubro, uma perícia na nova tela de proteção instalada no setor das torcidas visitantes.

TESOURA 

O Procon exigiu que o clube trocasse a antiga rede por outro material após receber reclamações de torcedores sobre a má visibilidade do gramado. A perícia verificará o quanto a nova tela atrapalha, ou não, a visão da torcida para discutir o desconto nos preços dos ingressos daquele setor. 

NA TELA DA TV 

A renovação dos direitos de transmissão da Globo com o Carnaval do Rio, confirmada na sexta (27), “demorou um pouco mais” dessa vez por “problemas internos da Liga [Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro]”, segundo Jorge Castanheira, presidente da Liesa. 

NO MEIO DESSE POVO 

Ele também acrescenta que o contrato foi firmado imediatamente após acordo da Liga com a prefeitura sobre a gestão do Sambódromo em 2020.

FEBRE 

A editora Sextante voltará a lançar um livro de colorir da ilustradora escocesa Johanna Basford. Ela é autora de “Jardim Secreto” (2013), que tornou-se campeão de vendas global. 

FEBRE 2 

A nova obra é intitulada “Mundo das Flores” e terá tiragem inicial de 15 mil exemplares.

 

NO PALCO

Os atores Daniel Tavares e Augusto Madeira integram o elenco da peça “Brian ou Brenda?”, que teve pré-estreia no Centro Cultural São Paulo, na sexta (27). O dramaturgo Franz Keppler esteve presente.


CURTO-CIRCUITO

Gilmar Mendes, Cármen Lúcia e José Sarney confirmaram presença na sessão solene da Câmara dos Deputados que homenageará, hoje, os advogados Sigmaringa Seixas e José Geraldo Grossi.

A mostra “Certezas Invisíveis”, de Renata Egreja, abre na Galeria Lume. Hoje, às 19h.

O Banco do Brasil lança medalhas comemorativas dos 30 anos de investimento na cultura.

com BRUNO B. SORAGGIGABRIEL RIGONI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.