Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Governo Bolsonaro pede explicação aos EUA sobre ausência do Brasil na OCDE

Brasil soube há um mês que não teria apoio americano para entrar na organização

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O governo brasileiro soube há um mês que os EUA enviaram uma carta à OCDE (Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico) apoiando o ingresso apenas da Argentina e da Romênia na entidade. E procurou na época o governo americano para ter explicações.

Donald Trump e Jair Bolsonaro durante visita aos Estados Unidos
Donald Trump e Jair Bolsonaro durante visita aos Estados Unidos - Ting Shen - 20.mar.19/Xinhua

LISTA 

A equipe de Jair Bolsonaro trabalhava até então com a possibilidade de os EUA formalizarem, ainda neste ano, apoio para a entrada dos países na seguinte ordem: Argentina e Romênia em 2019, Brasil em maio de 2020 e Peru em dezembro, e a Bulgária, em maio de 2021.

MALOTE 

A OCDE, segundo integrante do governo, chegou a enviar uma carta aos EUA confirmando a ordem. Os americanos responderam aprovando apenas Argentina e Romênia —e deixando o Brasil de lado.

BALANÇA 

Ao buscar os EUA, a equipe de Bolsonaro ouviu que o problema não era com o Brasil e sim com uma expansão desenfreada de membros sem que a OCDE seja reformada. Os EUA se preocupam com o fortalecimento da União Europeia na entidade.

FAVAS CONTADAS 

A informação da carta dos EUA à OCDE chegou também ao STF (Supremo Tribunal Federal), por meio de diplomatas estrangeiros.

VAI E VEM 

A aliança do PT com o PSOL no Rio de Janeiro deve, na opinião de dirigentes petistas, ser vinculada ao apoio dos psolistas a outros candidatos petistas no país. O partido relutaria em apoiar a legenda em outras cidades.

PONTE AÉREA 

Na visão de um dos principais dirigentes do PT, é preciso vincular a aliança no Rio a um ajuste nacional que inclua inclusive o apoio do PSOL em São Paulo.

QUEM SERÁ? 

O problema, na visão de lideranças do PSOL, são as incertezas em torno das candidaturas. “É importante que o PT apresente nomes que tenham expressão. Se isso ocorrer, o apoio é certo”, diz o deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ), pré-candidato psolista a prefeito do Rio.

TUDO CERTO 

Segundo ele, a aliança com o PT na cidade não está ameaçada. “Já estamos em fase de discussão de programa.”


TROFÉU NA PRATELEIRA

As ministras do Supremo Tribunal Federal Cármen Lúcia e Rosa Weber foram homenageadas com o Troféu Dom Quixote e Medalha do Mérito Justiça & Cidadania na quarta (9), no auditório da 2ª Turma do STF. O presidente do Bradesco, Octavio de Lazari Junior, recebeu a honraria do presidente do conselho do banco, Luiz Carlos Trabuco, enquanto o cardiologista Roberto Kalil Filho recebeu o prêmio do ministro do STJ Luis Felipe Salomão. A homenagem concedida ao governador do Rio, Wilson Witzel (PSC), foi entregue por sua mulher, Helena Witzel.


SHOW... 

A família de um chileno preso no Rock in Rio desembarcou no Brasil para denunciar suposta irregularidade na detenção e pedir que ele seja solto. O caso está tendo repercussão em jornais e TVs do Chile. O consulado do país também foi acionado.

... DE HORROR 

O jovem, Enzo Oliva, 26, é técnico de informática e viajou ao Brasil com quatro colegas do próprio trabalho só para ir ao show de rock. Chegou ao evento num grupo de 13 pessoas. E se perdeu. Acabou detido e levado ao Juizado do Torcedor e dos Grandes Eventos, no próprio Rock in Rio.

LINGUAGEM 

No despacho, a juíza Simone de Araújo Rolim afirma que, “indagado”, ele disse entender português e dispensar um intérprete. A defensora pública, no entanto, consignou que “não conseguiu realizar a entrevista a contento” justamente porque ele fala apenas espanhol.

DECOLAGEM 

A Defensoria Pública entrou com um pedido de habeas corpus. O mesmo instrumento foi apresentado pelo advogado da família, Carlos Alberto Torres.

PROCURA-SE 

A Câmara Municipal de SP vai postar diariamente fotos de crianças desaparecidas em suas redes sociais. A ação integra uma campanha para auxiliar na localização dessas pessoas e que ocorre até o fim deste mês. As imagens fazem parte do banco de dados da ONG Mães da Sé. 

EMBARQUE 

O aeroporto de Sorocaba (SP) deve ser internacionalizado até o fim deste ano. Com isso, voos para países estrangeiros de aeronaves de pequeno porte, como jatinhos Legacy e Gulfstream, poderão decolar daquele terminal, que também poderá receber viagens vindas de fora.

IMEDIATO 

O projeto da secretaria estadual de Logística e Transportes de SP já teve aval da Receita e da Agência Nacional de Aviação Civil. Um dos objetivos da ação é fortalecer o mercado local de manutenção de aviões e expandir as opções de aviação executiva privada.  

MILHAS 

Anna Luísa Beserra, premiada pela ONU por desenvolver uma tecnologia para filtrar água por meio da luz solar, e Isabelle Christina, criadora do projeto Meninas Negras, estão entre as jovens que o Banco Original vai premiar com uma viagem ao Vale do Silício em comemoração ao Dia Internacional das Meninas. A homenagem, em parceria com projeto Força Meninas, ocorrerá em SP nesta sexta (11). 


NO RINGUE

O ator Daniel Rocha integra o elenco da série “Irmãos Freitas”, que foi lançada em evento na quarta (9), no Fabrique Club, em São Paulo. O ex-boxeador Éder Jofre e o diretor Sérgio Machado passaram por lá.


CURTO-CIRCUITO

A ministra do STJ Nancy Andrighi participa de reunião-almoço do Iasp. Na sexta (11), às 12h, em SP.

A Feambra comemora 30 anos de atividade. 

A banda Luísa e os Alquimistas lança o CD “Jaguatirica Print” em show na sexta (11), no MIS, às 21h.

A sétima edição do Brasa Summit ocorre na sexta (11) e no sábado (12) em Boston.

com BRUNO B. SORAGGIGABRIEL RIGONI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.