Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Governo conta nos dedos ministros que, como Moro, defendem Bolsonaro

Ministro da Justiça, antes considerado 'ingrato', agora acumula pontos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O núcleo de governo mais próximo de Jair Bolsonaro avalia que o presidente não tem tido o apoio da maioria de seus ministros na batalha das redes sociais. Os que o defendem podem ser contados nos dedos.

O presidente Jair Bolsonaro com o ministro da Justiça, Sergio Moro
O presidente Jair Bolsonaro com o ministro da Justiça, Sergio Moro - Pedro Ladeira/Folhapress

CORDÃO PUXADO 

O ministro da Justiça, Sergio Moro, que no passado recente era considerado “ingrato”, agora acumula pontos ao defender Bolsonaro nas redes. 

CORDÃO PUXADO 2 

No domingo (6), ele criticou reportagem da Folha que revelou que um depoimento e uma planilha obtidos pela Polícia Federal sugerem que recursos de esquema de candidaturas laranjas do PSL podem ter abastecido a campanha do presidente por meio de caixa dois.

TAMO JUNTO 

O secretário Fabio Wajngarten, da Comunicação Social, também saiu em defesa de Bolsonaro. Os dois, e mais o ministro da Educação, Abraham Weintraub, são considerados exemplos raros dos que defendem o chefe.

O ARREPENDIDO 

O presidente do PSL, Luciano Bivar, se arrepende de ter expulsado o deputado Alexandre Frota do partido a pedido de Bolsonaro. “Ele me disse”, revela o parlamentar. O presidente agora ataca Bivar e quer ele mesmo deixar a legenda.

DE VOLTA 

“Eu agora vou pedir para o Bivar expulsar o Bolsonaro do PSL”, diz Frota. “Ele já caiu do PSL. Falta cair da presidência.”

TELA PEQUENA 

O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), voltará a dar entrevista para a televisão. Na sexta (11), ele grava para o programa do jornalista Pedro Bial, da TV Globo.

TELA GRANDE 

Gilmar dará entrevista também para a cineasta Maria Augusta Ramos, que produz um filme sobre os processos de Lula na Lava Jato.

MICROFONE 

E o cineasta José Padilha se reuniu na quarta (9) com o advogado de Lula, Cristiano Zanin. Ele também está fazendo um documentário sobre a Lava Jato.

NÃO, OBRIGADO 

Já Lula, segundo sua assessoria, rejeita a ideia de conversar com Padilha por causa da série “O Mecanismo”, em que acredita ter sido retratado de forma injusta.


 A atriz Taís Araujo
A atriz Taís Araujo - Maurício Nahas

FICA, VAI TER BOLO

“A única maneira de a gente seguir adiante é questionar o que a gente pensa sobre progresso. Queremos um progresso destruidor ou progresso de construção?”, diz Taís Araujo à edição de aniversário de 13 anos da revista J.P


BUMERANGUE 

O jornalista Glenn Greenwald vai processar o blogueiro Oswaldo Eustáquio, do site Agora Paraná. Em agosto, ele afirmou que Greenwald mentiu sobre o estado de saúde da mãe apenas para acelerar a concessão de visto para os filhos menores e, assim, partir com eles para os EUA.

LAUDO 

O jornalista pede indenização de R$ 30 mil por danos morais. E apresenta um laudo da Universidade de Miami que mostra que a mãe dele, Arlene Greenwald, tem câncer no pulmão com metástase no cérebro.

PRIMEIRO PASSO

A divulgação, por Oswaldo Eustáquio, da página de Arlene no Facebook provocou uma enxurrada de ataques a ela na internet. “É só o começo. Vou processar todos os que atacaram e mentiram sobre minha família”, diz Greenwald.

DIGO E REPITO 

Oswaldo Eustáquio afirma que o processo é uma “tentativa de censura” e diz que mantém o que foi publicado.


PIPOCA

O líder indígena Ailton Krenak, a atriz Mayana Neiva e a diretora Regina Jehá foram à pré-estreia do filme “Frans Krajcberg Manifesto”, na terça (8), no Espaço Itaú de Cinema da Frei Caneca.


O ESPANTO 

O Bar do Alemão, na avenida Antártica, vai fechar as portas depois de 50 anos de funcionamento. “A noite mudou”, lamenta o músico Eduardo Gudin, que é dono do local há 16 anos.

A LEMBRANÇA 

Gudin foi um dos primeiros a descobrir o Alemão, que foi frequentado também por Paulo Cesar Pinheiro, Beth Carvalho, Toquinho, Vinicius e Nelson Cavaquinho, “que morava lá”.

O LAMENTO 

O músico manteve por anos a tradição do local, que todas as segundas faz roda de choro e, nos outros dias, shows variados. “O bar está sempre lotado. Mas quem antigamente tomava dez chopes agora toma três”, afirma ele, que na segunda (14) comemora 69 anos com festa no bar.

O SILÊNCIO 

O Alemão fica aberto até novembro. Depois, se soma à lista dos bares tradicionais que fecharam as portas, como o Piratininga, na Vila Madalena –encerrado em 31 de agosto.

SONS 

A banda Paralamas do Sucesso e a Orquestra Sinfônica Heliópolis tocarão juntos no Parque Villa-Lobos, em SP, no dia 27 de outubro. O show faz parte das comemorações de 90 anos da Unilever no Brasil.

TOUR 

Outros três shows —com atrações como os 
cantores Elba Ramalho e Geraldo Azevedo— serão realizados no Rio, em Belo Horizonte e Recife.


PERNA CURTA

O ator Miguel Falabella e a atriz Zezé Polessa estrearam o espetáculo “A Mentira” no Teatro Frei Caneca, em São Paulo, na semana passada.


CURTO-CIRCUITO

Jochen Volz aparece na 91ª posição do ranking das 200 personalidades mais influentes no mundo das artes da “The Art Gorgeous Magazine”.

Yoko Tawada lança “Memórias de um urso-polar”. Às 19h30, no CCSP. 

Ocorre hoje mesa sobre a mostra “A parte maldita: um esboço” na Sim Galeria.

A GEO Capital muda para um espaço maior, na Rua Hungria.

com BRUNO B. SORAGGIGABRIEL RIGONI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.