Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Parlamentares avisam Moro que insistência na 2ª instância pode derrotar pacote anticrime

Alerta foi dado por interlocutores do ministro na Câmara

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ministro Sergio Moro, da Justiça, foi alertado por interlocutores dele na Câmara dos Deputados de que a insistência em aprovar a proposta de prisão depois de condenação em segunda instância no projeto anticrime pode levar a maioria dos parlamentares a rejeitar todo o pacote.

O ministro da Justiça, Sergio Moro
O ministro da Justiça, Sergio Moro - Pedro Ladeira/Folhapress

MÃO ÚNICA 

Na visão até mesmo do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, a alteração da regra só poderia ser feita por meio de emenda constitucional.

PAISAGEM 

Moro ficou impassível diante dos alertas.

NA MINHA 

Parlamentares dizem acreditar que o ministro não se importaria de perder, desde que ficasse “bem na fita” —e ainda que os deputados ficassem mal nela.

QUASE LÁ 

O auditor fiscal Marco Aurélio Canal, preso por extorquir investigados da Operação Lava Jato, chegou a ser cotado para ocupar o cargo de secretário-geral da Receita Federal.

MUITO PRAZER 

O nome dele foi apresentado ao ministro Paulo Guedes, da Economia —que acabou escolhendo o economista Marcos Cintra para cargo.

QUERIDO 

Canal integrava a equipe da Lava Jato e gozava de bom conceito entre a categoria.


 

Glória Maria e Sandra Annenberg gravam juntas o Globo Repórter
As jornalista Gloria Maria e Sandra Annenberg - João Cotta/Glovo

NOVO CAPÍTULO

As jornalistas Gloria Maria (esq.) e Sandra Annenberg assumem a apresentação do Globo Repórter nesta sexta (4); o programa terá como tema da semana a cidade de Nova York, nos Estados Unidos


MAIS TARDE 

O procurador-geral da República, Augusto Aras, adiou a sessão do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) que julgaria, no dia 8, o procurador Deltan Dallagnol.

POR POUCO 

Dallagnol já tem contra ele 7 de um total de 14 votos para que seja investigado por fazer campanha contra o senador Renan Calheiros na internet.

MELHOR ESPERAR 

Aras, que tanto elogia como critica a Lava Jato, diz que prefere esperar a nomeação de seis novos conselheiros que já tiveram seus nomes aprovados no Senado e aguardam ser oficializados por Jair Bolsonaro.

ATELIÊ 

Uma pintura inédita de Ivald Granato (1949-2016) estará na mostra “My Name is Ivald Granato Eu Sou”, que abre no dia 11 de outubro em SP.


PÁGINAS

A dramaturga Maria Adelaide Amaral lançou o livro “Frida y Diego”, no Teatro J. Safra, na quarta (2). A atriz Leona Cavalli e o ator José Rubens Chachá fizeram a leitura de alguns trechos da obra. O também ator Nilton Bicudo e a fotógrafa Vania Toledo estiveram lá.


TED 

O Banco do Brasil pagará R$ 930 milhões à Prefeitura de SP pela exclusividade na prestação de serviços de pagamentos a servidores e fornecedores da administração. O valor será depositado em janeiro de 2020, e o contrato vale por cinco anos. 

DOC 

Segundo a prefeitura, o banco já presta o serviço desde 2010 e foi escolhido por ofertar o melhor preço e condições para fazê-lo. O contrato anterior, de 2014, era de 
R$ 580 milhões. 

PASSO A... 

O Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais vai lançar nesta sexta (4) um manual com instruções práticas para produtores e gestores culturais sobre os direitos estabelecidos pela Constituição Federal e leis em geral sobre a liberdade de expressão. 

... PASSO 

A obra “Guia Prático para a Defesa da Liberdade de Expressão” será dividida em quatro blocos: “O que É Liberdade de Expressão”, “A Posição do STF”, “Como Identificar um Ato de Censura” e “O que Fazer em Caso de Censura”.

FOI BOM 

A abertura de capital da Vivara, na próxima terça (8), deve selar a saída definitiva do fundador da empresa, Nelson Kaufmann, do negócio. A participação dele, pelos cálculos dos analistas de mercado, cairá dos atuais 48% para algo como 12%. 

É BOM 

Os primos Marcio Kaufman e Paulo Kruglenky, respectivamente filho e sobrinho de Nelson, já estão há dez anos à frente da joalheria e devem seguir no comando —a gestão jovem e profissional ajudaria a dar confiança ao mercado.

BEM VINDAS 

As professoras Maria Victoria Benevides, Maria Hermínia Tavares e Margarida Genevois, da Comissão Arns, de direitos humanos, visitam nesta sexta-feira (4) Janice “Preta” Ferreira da Silva e Edinalva Silva Ferreira. Lideranças do movimento sem-teto de SP, elas estão presas há três meses na Penitenciária Feminina de Santana, sem julgamento.

DE VOLTA 

Na quinta (3), o Tribunal de Justiça de SP concedeu habeas corpus a Cármen Silva, mãe de Preta. Principal liderança do movimento no centro de São Paulo, ela estava com prisão preventiva decretada também há três meses.

LÁPIS E PAPEL 

Cerca de 40 artistas como Pedro Luís e Leandro Lehart participarão do encontro de compositores promovido pela editora Deck. A confraternização será em Ibiúna (SP) de 8 a 10 de outubro.


GARFO E FACA

Os chefs Jefferson Rueda e Morena Leite foram à abertura do SP Gastronomia, no Museu da Casa Brasileira, na terça (1º). O presidente da Fundação Padre Anchieta, José Roberto Maluf, e o secretário de Cultura de SP, Sérgio Sá Leitão, compareceram.


CURTO-CIRCUITO

A exposição e vivência “Modos de Acolher” ocupa o Sesc Avenida Paulista, em São Paulo. No sábado (5) e domingo (6), das 11h às 16h. 

O Ibross enviou ao INSS pedido de informações sobre o afastamento de gestantes de ambientes insalubres.

O projeto do estúdio Sotero Arquitetos para o terreiro Tigongo Muende será debatido hoje em Harvard, no Estados Unidos.

com BRUNO B. SORAGGIGABRIEL RIGONI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.