Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

PSL quer lançar Joice à Presidência da República no lugar de Bolsonaro

Deputada seria "direita do bem" contra xiitas e radicais da ala ligada ao escritor Olavo de Carvalho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O PSL pretende lançar a deputada Joice Hasselmann como pré-candidata à Presidência. A ala ligada ao presidente da sigla, Luciano Bivar, quer empinar o nome dela como um contraponto ao presidente Jair Bolsonaro.

A deputada Joice Hasselmann (PSL-SP)
A deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) - Pedro Ladeira/Folhapress

MODERADA

“O presidente prometeu na campanha que não disputará a reeleição. A Joice, portanto, é o nome ideal. Ela é bolsonarista, mas não olavista [da ala ligada ao escritor Olavo de Carvalho]. É conservadora, mas moderada”, diz o deputado Junior Bozzella (PSL-SP), que tem sido porta-voz de Bivar.

DO BEM

Ele segue: “Joice representa a ala equilibrada e inteligente do PSL, contra os xiitas e radicais. É a direita do bem, que é liberal na economia mas não ataca as mulheres e os diferentes”.

VEM COMIGO

Bozzella afirma que já falou com a deputada. “O projeto dela é ser prefeita de SP, mas estamos conversando para convencê-la”, diz.

VELHA URNA 

O PT criou uma comissão para averiguar denúncias de fraudes no PED, o processo de eleição direta do partido —em setembro, cerca de 350 mil filiados votaram para escolher diretórios municipais e delegados estaduais e nacionais que elegerão os dirigentes do partido.

MORTO 

Alguns requerimentos, entre os mais de duzentos encaminhados à executiva nacional, dizem que até mortos chegaram a votar.

VIVO 

Mas a confusão é grande: um dos militantes dado como morto na Bahia reapareceu nesta semana e gravou um vídeo mostrando que está “vivinho”. “Como é que tá morto um homem desses?”, questiona ele.

DE NORTE A SUL 

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, diz que as denúncias são “residuais” se for considerado que as eleições ocorreram em 3.065 municípios do país. Houve queixas em estados como Maranhão, Pernambuco, Paraná, Rio, Minas e São Paulo.

BOLO

E o PT prepara festa de comemoração do aniversário de Lula, 73, no dia 27, na vigília em frente à Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, onde ele está preso.

TODO CUIDADO

A ideia inicial era celebrar também a possibilidade de ele ser solto. A indefinição do STF, no entanto, adiou a comemoração.


PIPOCA

O ator Lima Duarte integra o elenco do filme “O Juízo”, que teve sessão especial na quinta (24), no Espaço Itaú de Cinema Augusta. O diretor do longa, Andrucha Waddington, a atriz Fernanda Torres e o cantor Criolo, acompanhado da mãe, Maria Vilani, e do pai, Cleon Gomes, compareceram, assim como o ator Fernando Eiras, a atriz Carol Castro e a cineasta Marina Person.


QUEM SABE?

Gabriel Chalita foi sondado por integrantes do PT sobre a possibilidade de assumir uma candidatura a prefeito que fosse consensual entre partidos de esquerda.

ROTEIRO

O ex-secretário de Educação de SP se desfiliou neste ano do PDT e já declarou que não pretende mais participar de política partidária.

RISCO

A Cúpula Global de Investimento de Impacto Social cancelou o encontro que faria em Santiago, no Chile, de 18 a 20 de novembro. Em comunicado enviado aos participantes, inclusive brasileiros, os organizadores afirmam que estão solidários com os cidadãos do país. Apesar disso, não podem garantir a segurança dos participantes.

NOVO ENDEREÇO

A tentativa, agora, é realizar a cúpula em Buenos Aires, na Argentina.

PASSA-SE...

A Prefeitura de São Paulo emitiu na quinta (24) a ordem de concessão do estádio do Pacaembu para o consórcio Allegra Pacaembu, que venceu a concorrência para administrar o estádio pelos próximos 35 anos. O valor estimado do contrato publicado no Diário Oficial é de R$ 752,4 milhões. 

... O PONTO

A transição da gestão do complexo esportivo ocorrerá em etapas. Passados 60 dias da ordem de início, a concessionária começará a operar com supervisão da prefeitura. Em 90 dias, a gestão fica inteiramente sob o comando privado —o que ocorrerá próximo ao aniversário de São Paulo, em 25 de janeiro. 

MICROFONE

O ex-prefeito de SP Fernando Haddad (PT) entrevistou as líderes dos sem teto Carmen Silva e Preta Ferreira. Na conversa, Preta conta pela primeira vez as histórias do que viveu durante os 108 dias que passou na prisão.
 

MICROFONE 2

No bate-papo, ela chegou a afirmar que havia pedaços de rato na comida que era servida às detentas. A entrevista será exibida no “Painel Haddad” na segunda-feira (28), às 20h, na AllTV e nas redes sociais.

BAILE

O Grupo João de Barro organiza uma gafieira neste sábado (26), em um galpão de circo em Pinheiros, em São Paulo. 

Os músicos vão transitar por samba, forró e choro em canções de nomes que vão de João Bosco a Luiz Gonzaga.


CANTO NA SELVA

A apresentadora Adriane Galisteu e o cantor Paulo Ricardo estiveram na sessão para convidados de “Madagascar - Uma Aventura Musical”, no Theatro Net, na quinta (24). A drag queen Salete Campari, o estilista Fause Haten e o ator José Rubens Chachá também compareceram.


CURTO-CIRCUITO

Ding Musa abre exposição. Às 11h, na Galeria Raquel Arnaud. 

Ricardo Gontijo lança dois livros, às 11h, na Livraria da Vila do shopping Cidade Jardim.

O Colégio Dante Alighieri faz parceria com o Ministério Público para projetos conjuntos.

Ocorre no domingo (27), na Casa Natura Musical, o Domingaço.

com BRUNO B. SORAGGIGABRIEL RIGONI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.