Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Panorama

Cidadão encontra pelo menos 19 barreiras para acessar dados sobre Congresso

Senado, por exemplo, não disponibiliza notas fiscais digitalizadas de reembolsos de despesas dos parlamentares

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O cidadão encontra pelo menos 19 barreiras para acessar dados sobre a Câmara dos Deputados e o Senado. A conclusão é de uma pesquisa feita pelo Parlametria, projeto de cientistas políticos e de dados que será disponibilizado em uma plataforma online para o público.

Plenário da Câmara dos Deputados durante sessão do Congresso Nacional, sob a presidência do senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) - Pedro Ladeira — 24.set.2019/Folhapress

CHAVE

Uma das dificuldades é conseguir dados por meio da Lei de Acesso à Informação.

CHAVE 2 

“A falta de um sistema online para pedidos, a exemplo do governo federal, dificulta o acompanhamento das solicitações”, diz o documento, feito por profissionais da Universidade Federal da Paraíba e das ONGs Open Knowledge Brasil e Dado Brasil.

SOMA

Há outros problemas de transparência: o Senado, por exemplo, não disponibiliza notas fiscais digitalizadas de reembolsos de despesas dos parlamentares feitas com dinheiro da cota parlamentar. A Câmara já publica os documentos.

HISTÓRIA

Não há informações políticas relevantes como o histórico partidário de cada deputado nem o das próprias legendas —que muitas vezes mudam de nome e não dão pistas sobre seu passado.

NA MESMA

A aprovação da volta da prisão depois de condenação em segunda instância pelo Congresso não afeta a situação de Lula no caso do tríplex, de acordo com ministros do STF (Supremo Tribunal Federal): as regras não podem retroagir contra os réus.

RISCO 

Há o risco, no entanto, de que ele volte à prisão caso seja condenado em segunda instância no caso do sítio de Atibaia depois que o Congresso ressuscitar a antiga regra.

FUTURO 

Deputados da oposição a João Doria e servidores se reuniram na segunda (26) para impedir que a Assembleia Legislativa de SP montasse um congresso de comissões para acelerar a tramitação da reforma da Previdência do funcionalismo estadual. O congresso não foi realizado por falta de quórum.

VAMOS DEBATER 

As entidades alegam que o projeto traz mudanças mais drásticas que a reforma federal e deve ser amplamente debatido.


CELEBRANDO

Marta Suplicy e Fernando Haddad se reencontraram pela primeira vez em público depois do rompimento dela com o PT, ao lado do ex-governador Márcio França e do deputado Marcelo Freixo e da escritora Antonia Pellegrino, em jantar em homenagem aos juristas Celso Antonio Bandeira de Mello e Weida Zancaner. O evento, do grupo Prerrogativas, ocorreu no domingo (24), em SP. Os advogados Alberto Toron, Augusto de Arruda Botelho, Dora Cavalcanti, Marco Aurélio de Carvalho e Carol Proner estiveram lá. 


BATE-PAPO

A atriz Regina Duarte deu depoimento na segunda (25) para a série que o ator Carlos Vereza apresentará sobre a história do cinema nacional produzida pela TV Escola.

FORA DESSA 

“Você não vai querer me ver enfiada num gabinete”, afirmou a atriz quando ele a questionou sobre a possibilidade de assumir um cargo na área de cultura. “Eu contribuo de fora com tudo o que puder para fazer a cultura florescer.”

CARONA 

Vereza perguntou também sobre o dia em que um “caminhão do Bolsonaro passou pelo seu prédio e você desceu”, aderindo a um protesto a favor da Lava Jato, em junho. “Desci. Se tem algo que te desagrada, ficar em casa questionando não dá certo”, respondeu a atriz.

VIDA 

A ação que contesta a cassação do ex-prefeito de Valparaíso (SP), Roni Cláudio (PV-SP), será julgada na terça-feira (26)—quase dois anos depois de ele perder o cargo e a menos de um ano do final do mandato.

LONGA 

Roni Cláudio foi cassado pela Câmara Municipal em fevereiro de 2018. A defesa dele recorreu porque, entre outras coisas, o voto decisivo foi dado pelo vereador Kleber Lucio de Lima, filho do então vice-prefeito Lúcio Santo deLima—que assumiu o cargo.

MANDATO 

O TJ-SP afirma que o julgamento demorou porque foi analisado junto com outra apelação sobre o mesmo assunto.

SOBREVOO

A ONG Nave (Núcleo de Acolhimento de Valorização da Educação), atuante na favela Jerusalém, na periferia de São Paulo, firmou parceria com a ONG Gerando Falcões —que entrará com recursos e conhecimento em gestão. 

SOBREVOO 2 

A Nave aumentará sua capacidade de atendimento de 80 para mais de 200 crianças.

HOMEM NA ESTRADA

O grupo de rap Racionais MC’s receberá a Salva de Prata, a mais alta honraria oferecida pela Câmara Municipal de São Paulo, por sua contribuição à cultura brasileira. 

A cerimônia de entrega acontecerá no Teatro de Contêiner, no centro da capital, nesta quinta-feira (28). A iniciativa é dos vereadores Celso Giannazi (PSOL-SP) e Eduardo Suplicy (PT-SP). 


CINCO DÉCADAS​

A dramaturga Leilah Assumpção lançou o livro “Memórias Sinceras” na sexta (23), na Livraria Cultura do Conjunto Nacional. A filha de Leilah e também dramaturga, Camila Appel, e o artista Claudio Tozzi compareceram.


CURTO-CIRCUITO

O produtor Darson Ribeiro inaugura o Teatro-D, no Itaim Bibi, com show de Ney Matogrosso. Nesta terça (26), às 19h.

O escritório Benício Advogados debate os dois anos da reforma trabalhista. Nesta terça (26), às 16h30.

O diretor Sergio Lopes realiza pré-estreia do documentário “Campo e Sustentabilidade”. No Cine Petra Belas Artes, nesta terça (26), às 20h.

Alexandra Maia lança “Um Objeto Cortante”. Às 19h, na Livraria da Vila da Pamplona.  

com BRUNO B. SORAGGIGABRIEL RIGONI e VICTORIA AZEVEDO; colaborou BIANKA VIEIRA

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.