Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Clima no STF azeda após Fux voltar atrás e suspender processo contra Deltan

Representação contra procurador é assinada pelo próprio presidente do STF, Dias Toffoli

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O clima azedou no STF (Supremo Tribunal Federal) com a liminar concedida pelo ministro Luiz Fux suspendendo processo disciplinar contra Deltan Dallagnol no CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público). O procurador seria julgado na terça (12) por atacar ministros da própria Corte.

O ministro Luiz Fux em sessão plenária do STF - Pedro Ladeira — 25.set.2019/Folhapress

AUTÓGRAFO 

A representação contra Dallagnol é assinada pelo próprio presidente do STF, Dias Toffoli. 

PANELA 

A uma rádio, o procurador afirmou que Toffoli, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski formavam uma “panelinha” no STF e que as decisões deles passavam “uma mensagem muito forte de leniência a favor da corrupção”.

VENTO 

Na semana passada, Fux suspendeu liminar de juiz de primeira instância que impedia Deltan de ser julgado no CNMP. E enviou a decisão para os colegas. Nesta semana, voltou atrás e decidiu suspender de novo o processo.

VOZ

O deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) apresentou um pedido à OAB para que a entidade investigue o advogado Modesto Carvalhosa por conduta “escandalosa” e incompatível com a profissão.

VOZ 2 

No domingo (10), ele disse que ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) que votaram contra a prisão depois de condenação em segunda instância são canalhas e bandidos ao discursar em protesto na avenida Paulista. As afirmações foram feitas em cima de um caminhão. E a multidão repetia: “Bandidos, bandidos”.

RANCOR E ÓDIO 

“A infantilidade de tal pronunciamento feito por um advogado de renome como o sr. Modesto Carvalhosa (...) atinge centenas de milhares de brasileiros (...) gerando sentimentos de ódio e rancor contra as instituições democráticas”, diz a representação. O advogado não respondeu à coluna para comentar.

À MESA

O empresário João Roberto Marinho, presidente do conselho editorial do Grupo Globo, jantou na terça (12) em Brasília com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e outros parlamentares.

BONECO 

Depois da volta do Pixuleco, vem aí o boneco inflável de Jair Bolsonaro. Ele representará o presidente amarrado a uma camisa de força com os filhos no colo.

DESENHO 

A iniciativa é do deputado Alexandre Frota (PSDB-SP), que já encomendou o desenho a um chargista. 

SUCO 

“Bolsonaro terá a cara do Coringa e os três filhos estarão de fraldas: Carlos com um celular na mão, Eduardo com boné do Trump, bandeira dos EUA e chupeta e Flavio segurando uma laranja”, diz ele.


ENCONTRO COM ARTE

A consultora de moda Donata Meirelles e o publicitário Nizan Guanaes foram ao leilão Grandes Coleções, organizado pelo curador Pedro Mastrobuono. O ex-presidente da OAB-SP Marcos da Costa também esteve no evento, realizado na segunda (11), no clube A Hebraica. Parte dos recursos arrecadados será destinada ao Projeto Felicidade, idealizado pelo rabino Shabsi Alpern, pai do também rabino Yossi Alpern. A vice-presidente da Hebraica, Monica Hutzler, e o diretor Carlos Mamberti compareceram.


VAI 

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) marcou para o dia 3 de dezembro o julgamento do mandado de segurança de Christian de Castro pedindo que seu afastamento da presidência da Ancine (Agência Nacional do Cinema) seja revogado.

FICA 

O afastamento, determinado judicialmente, foi baseado em ação que o acusa da prática de calúnia, difamação, prevaricação e associação criminosa para favorecer sua própria candidatura à presidência da agência. Ele nega as irregularidades.

FEMININO

A deputada estadual Damaris Moura deixou o PHS e se filiou ao PSDB. A legenda agora conta com quatro parlamentares na Assembleia Legislativa de São Paulo. PT, PSOL e PSL têm três deputadas cada. 

CRÉDITOS 

O brasileiro Paulo Pandolpho assina a edição do episódio 7 da nova temporada de “The Crown” (“A Coroa”), produção original da Netflix sobre o reinado da rainha Elizabeth II, no Reino Unido. A terceira temporada da série estreia em 17 de novembro.

CREDENCIAIS 

Paulo Pandolpho já trabalhou em filmes como “Ensaio sobre a Cegueira” de Fernando Meirelles, e “Tropa de Elite 2”, de José Padilha.

SUSTENTÁVEL 

A Embrapa vai lançar na Brasil Eco Fashon Week, no dia 16, um modelo de calça jeans confeccionado com tecido de um algodão que já nasce colorido, desenvolvido pela empresa. Por dispensar tingimento, estima-se que ele use 87% menos água em sua fabricação se comparado ao tradicional índigo blue.

HONRARIA 

A brasileira Camila Issa receberá nesta quarta (13) a Medalha Nacional de Reconhecimento às Vítimas do Terrorismo, da França. Em 2015, Issa foi gravemente ferida durante os ataques ao restaurante Le Petit Cambodge, em Paris. A cerimônia será no Consulado-Geral da França em SP.


VIDA URBANA

O artista e galerista Baixo Ribeiro e o secretário municipal de Cultura de São Paulo, Alê Youssef, celebraram os 15 anos da galeria Choque Cultural, em São Paulo, na semana passada. A jornalista Lilian Pacce e o chef Alex Atala também passaram por lá.


CURTO-CIRCUITO

O produtor cultural Expedito Araujo assina a mostra dos 30 anos do Centro Cultural Brasil-Moçambique. Na Embaixada do Brasil em Maputo, até o dia 25.

A Chloé inaugura loja nesta quarta (13) no Shopping Cidade Jardim.

O The Juniper 44, em SP, recebe o jantar dançante Dinnerdance. Nesta quarta (13), às 19h30.

com BRUNO B. SORAGGIGABRIEL RIGONI e VICTORIA AZEVEDO; colaborou BIANKA VIEIRA

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.