Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Deltan Dallagnol deve ser julgado pelo CNMP na terça

Dias Toffoli pede que procurador seja punido por dizer que decisões do STF são leniência com a corrupção

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O caso em que o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Toffoli, pede que o procurador Deltan Dallagnol seja punido por afirmar que decisões da corte passam uma mensagem de “leniência” com a corrupção deve entrar na pauta do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) na próxima terça-feira (12).

0
O procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol participa de debate de lançamento do livro Corrupção, do promotor Roberto Livianu, em São Paulo - Eduardo Anizelli - 19.mar.2018/Folhapress

PLACAR 

A previsão de integrantes do órgão é que Dallagnol pode ser condenado por 8 votos a 3.

PARALELA 

A possibilidade de ele escapar de alguma punição está nas mãos do procurador-geral da República, Augusto Aras: como presidente do conselho, ele pode não chamar o processo à votação.

PRAZO 

Aras, no entanto, sofrerá pressão interna: o caso pode prescrever se não for julgado neste ano. E o CNMP só terá mais três sessões até dezembro.

FICHA 

A biografia de Augusto Nunes, comentarista da rádio Jovem Pan, foi editada mais de 20 vezes em meia hora depois que ele agrediu fisicamente o jornalista Glenn Greenwald no programa Pânico.

COISA LINDA 

“Augusto Nunes é um herói nacional” que “destacou-se na história do país após dar um cruzado de esquerda no pseudo-jornalista Glenn Greenwald”, acrescentou um usuário em uma edição da página às 15h02 —a última atualização era de 31 de outubro.  

COISA FEIA  

Às 15h11, o perfil informava: “Augusto Nunes é um jornalista, escritor, agressor, covarde e comentarista brasileiro”. Às 15h22, uma nova edição dizia que ele “bateu foi pouco no verdevaldo”, referindo-se ao apelido dado a Greenwald por detratores. Minutos depois, o texto chamava Nunes de “batedor”. 

BORRACHA 

O verbete da Wikipédia sobre Greenwald também foi editado. Em determinado momento, o nome de Nunes foi inserido como “cônjuge” do jornalista.

Os editores da Wikipedia removeram as alterações.


VELHA GUARDA

Os cantores Agnaldo Rayol, Sérgio Reis e Thobias da Vai-Vai se apresentaram no show que homenageou os 60 anos de carreira do compositor e instrumentista Caçulinha. O evento ocorreu no Teatro Itália, no centro de São Paulo, na quarta-feira (6). Daniel, Wanderléa e Claudette Soares também participaram da celebração. 


PICADINHO 

O presidente Jair Bolsonaro já pensava há vários meses em mudar a Secretaria Especial da Cultura de ministério —ela acabou indo para a pasta do Turismo. O Planalto considerava que o ministro Osmar Terra, da Cidadania, a quem a secretaria era subordinada, não avançava na pauta cultural e estava sendo “triturado” por seu próprio entorno.

ESQUECERAM DE MIM 

E um representante da Ancine pousou em Brasília para tentar entender o decreto de Jair Bolsonaro que transferiu, na quinta (7), a Secretaria Especial da Cultura para o Ministério do Turismo —mas que não mencionou o destino da agência reguladora. A impressão interna sobre o texto é de que o órgão ficará vinculado à pasta da Cidadania.

ESQUECERAM DE MIM 2 

O decreto afirma que “ficam transferidas” ao Turismo a “política nacional de cultura” e a “proteção do patrimônio histórico, artístico e cultural”.

INTERROGAÇÕES 

Procurados, nem o ministério da Cidadania nem a pasta do Turismo souberam responder sobre o futuro da Ancine e de outras instituições não mencionadas no decreto, como o Iphan e as fundações Biblioteca Nacional e Casa de Rui Barbosa. 

TEMPO 

Levantamento do Observatório do Itaú Cultural reforça que os secretários da cultura —ou ministros, antes de Bolsonaro transformar a pasta em secretaria— ficaram no posto, em média, por 526 dias. 

TEMPO 2 

Se Gilberto Gil, que ficou cinco anos e meio, e Francisco Weffort, que ocupou o cargo por oito anos, fossem retirados da lista, a média de permanência cairia para 348 dias.

GUILHOTINA 

Neste ano, a instabilidade aumentou e o cargo já foi ocupado por três nomes diferentes: por Henrique Pires, que saiu em agosto; pelo interino José Paulo Soares Martins, que ficou duas semanas; e por Ricardo Braga, que, nesta semana, foi exonerado após dois meses.

CORTE DA FITA 

A nova sede definitiva do Paço das Artes será inaugurada em 25 de janeiro, segundo a diretora Priscila Arantes. De acordo com ela, a inauguração contará com uma exposição da artista Regina Silveira.

É PIQUE 

Em 2020, o Paço completará 50 anos. A nova sede ocupará parte de um casarão antigo próximo ao Shopping Higienópolis, em SP.


NOITE NO MUSEU

O Masp realizou na quarta (6) a sua festa beneficente anual. Fernanda Feitosa, diretora da SP-Arte, e Heitor Martins, diretor-presidente do museu, compareceram, assim como a empresária Marcy Junqueira e Ricardo Ohtake, presidente do Instituto Tomie Ohtake. A empresária Juliana Santos e Daniela Falcão, diretora geral das Edições Globo Condé Nast, também estiveram lá.


CURTO-CIRCUITO

A 4ª edição da Art Weekend abre sua programação com ciclo de debates. Nesta sexta (8), no Cubo JK Iguatemi, às 17h.

Tostado Café Club, cafeteria argentina, abre sua primeira unidade no Brasil. Hoje, no shopping West Plaza.
A Veloe é uma das patrocinadoras oficiais do Carnaval de Salvador 2020.

A Veloe é uma das patrocinadoras oficiais do Carnaval de Salvador 2020.

A galeria Simone Cadinelli Arte Contemporânea apresenta Claudio Tobinaga, Gabriela Noujaim e Roberta Carvalho. Até o dia 10.

com BRUNO B. SORAGGIGABRIEL RIGONI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.